Quais são os tipos de erosão do solo?

Perguntado por: ealmeida . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Tipos de erosão

  • Erosão antrópica. Como mencionado anteriormente, a erosão antrópica ocorre através de ações do ser humano. ...
  • Erosão eólica. O vento é um poderoso agente de erosão, capaz de transportar poeira, areia e cinzas de um lugar para outro. ...
  • Erosão fluvial.

istock.com / NeilBradfield A erosão do solo pode ser causada por meio da ação de alguns agentes erosivos, assim como: agente pluvial, fluvial, marinho, eólico, glacial e gravitacional.

A erosão nada mais é do que o deslocamento de terra que acontece de um lugar para o outro. Na natureza, o processo erosivo ocorre pela ação natural do sol, de ventos e, principalmente, da água da chuva.

Existem vários tipos de erosão, que variam de acordo com a sua velocidade, esfera de influência, agente causador ou localidade geográfica

  • 2.1. Erosão marinha.
  • 2.2. Erosão fluvial.
  • 2.3. Erosão eólica.
  • 2.4. Erosão antrópica.

Erosão é um processo natural de desgaste do solo, geralmente ocorrendo de áreas mais altas para mais baixas. Pode ser agravada pelas ações do ser humano, como o desmatamento.

O solo pode ser dividido em quatro tipos: arenoso, argiloso, humoso e calcário. Para compreender melhor a função de cada um, é importante conhecer mais sobre eles.

A erosão fluvial pode mudar o curso do rio, gerando os chamados meandros. Um exemplo da erosão fluvial é o Grand Canyon, localizado no Arizona, Estados Unidos. Ele é resultado da erosão fluvial do rio Colorado. Vale lembrar, que essas alterações no relevo levam muito tempo para acontecer, cerca de milhões de anos.

As etapas da erosão compreendem desgaste, desprendimento, arraste e deposição de partículas de solo, sendo as águas das chuvas (erosão hídrica) e os ventos (erosão eólica) os dois principais agentes do processo erosivo no Brasil.

Os processos erosivos são, basicamente, divididos em três etapas: desgaste do solo, transporte de partículas (sedimentos) e deposição desses sedimentos nas áreas mais baixas do relevo, tal qual o leito dos rios.

solos arenosos

Desse modo, solos arenosos estão mais propensos a sofrer com a erosão, favorecendo o trabalho das águas.

Saiba o que você pode fazer!

  1. Conheça a capacidade do solo. A erosão do solo pode ser evitada usando a terra dentro de sua capacidade. ...
  2. Invista em cobertura de superfície. ...
  3. Realize o cultivo em faixas. ...
  4. Aposte no Sistema de Plantio Direto. ...
  5. Utilize fertilizantes organominerais.

A erosão envolve o desgaste, o transporte e a deposição dos solos e das partículas de rochas. Erosão é o processo de desgaste, transporte e sedimentação do solo, dos subsolos e das rochas como efeito da ação dos agentes erosivos, tais como a água, os ventos e os seres vivos.

As erosões também são classificadas conforme a sua intensidade, sendo segmentadas em erosão laminar, sulcos erosivos, ravinas e voçorocas.

A erosão é geralmente classificada de acordo com seu agente causador, ou seja, pelo elemento que está agindo sobre o solo. Estes agentes incluem a água da chuva, dos rios ou dos mares, o vento e até mesmo a neve.

A erosão é uma transformação no solo e nas rochas, ou melhor, o processo de desgaste, transporte e sedimentação do solo e das rochas. Ocorre de forma natural, mas pode ser intensificada e até provocada pela ação humana.