Quais são os tipos de entrada e saída?

Perguntado por: omendes7 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

São exemplos de unidades de entrada de um computador: microfone, teclado, mouse, scanner, leitor de código de barras, máquina fotográfica digital, webcam, joystick e outros acessórios de jogos. São exemplos de unidades de saída de um computador: monitor, caixas de som, impressora e outros.

As NF-e de entrada e de saída são elementos fundamentais na gestão e administração de uma empresa. A primeira registra as entradas de mercadorias realizadas e a segunda, as saídas de mercadorias ocorridas.

A entrada/saída de dados compõem esse processo que consiste em receber os dados do mundo real, por meio do que é digitado ou da ação do mouse, por exemplo. Após isso, mostramos a informação processada ao usuário, o que pode acontecer por meio da tela, uma impressão ou ainda a gravação em um arquivo.

Confira a seguir mais informações sobre estes dispositivos e conheça as características dos principais deles.

  • Monitor. ...
  • Impressora. ...
  • Caixa de som. ...
  • Plotters. ...
  • Projetor. ...
  • Fones.

Algumas unidades são de entrada e saída de dados ou também chamados Dispositivos Híbridos: , disquete, tela sensível ao toque,celular.

Podemos considerar que a primeira unidade de entrada em um equipamento computacional foi o Cartão perfurado, utilizado no tear programável, criado por Joseph-Marie Jacquard. Um dos primeiros sistemas de introdução de dados foi o cartão perfurado.

Os periféricos podem ser conectados através de um cabo ou de um conector; dependendo do dispositivo, uma conexão sem fio através de Wi-Fi ou Bluetooth® também é possível. Mouse, teclado, fone de ouvido, scanner manual, monitor, alto-falante, impressora e headset são exemplos de periféricos.

Monitores, comumente chamado de Visual Display Unit (VDU), são o principal dispositivo de saída de um computador.

Por entrada e saída subentende-se o conjunto de mecanismos oferecidos para que um programa executando em um computador consiga respectivamente obter e fornecer informação de dispositivos externos ao ambiente de execução, composto pelo processador e memória principal.

O controle da entrada e saída (E/S – ou I/O, input/output) de dados dos dispositivos é uma das funções principais de um sistema operacional. Para promover o compartilhamento seguro do uso dos recursos, contudo, não é permitido aos processos o acesso direto aos dispositivos de entrada e saída.

Já os dispositivos de saída são os aparelhos usados por um computador para comunicar informações. Estas em formato utilizável ao usuário. Exemplos incluem: monitores de vídeo, alto-falantes, caixas de som, sensores, óculos de realidade virtual e impressoras.

São, em suma, todos os periféricos conectados. Exemplos: impressoras, scanners, monitores, mouses, teclados, webcams, fones de ouvido, microfones, auto-falantes, cabos, unidades de armazenamento externas (HDs, cartões SSD, pendrives), projetores, joysticks etc.

As configurações de saída controlam a formatação dos arquivos HTML, como os arquivos e fatias são nomeados e como as imagens do fundo são controladas quando se salva uma imagem otimizada. Essas opções podem ser definidas na caixa de diálogoCaixa de diálogo Configurações de saída.

Existem três categorias de dispositivos periféricos, com base no seu relacionamento com o computador: um dispositivo de entrada envia dados ou instruções para o computador, como mouse, teclado, scanner. um dispositivo de saída fornece dados de saída do computador, como monitor, projetor, impressora.

Periféricos mistos ou de entrada/saída são os que recebem e/ou enviam informações do e ... monitor, impressora e joystick. digitalizador e mouse. modem, monitor touchscreen e drive de DVD.

Conheça o principal processador de computadores e celulares. A CPU (Central Processing Unit) é um chip responsável pelo processamento de dados em um computador, celular e outros dispositivos eletrônicos, funcionando como o “cérebro” desses equipamentos.

Hardware é o termo usado para se referir a todos os componentes físicos de um computador. Ou seja, é tangível e pode ser tocado e visto. O software, por outro lado, é o conjunto de programas e instruções que fazem o hardware funcionar. Ou seja, é intangível e consiste em códigos e programas.