Quais são os tipos de emulsificantes?

Perguntado por: dcoutinho . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Existem várias famílias de emulsificantes de grau alimentício, os quais podem ser classificados em mono- e diglicerídeos, monoésteres de propilenoglicol, ésteres lactilados, ésteres de poliglicerol, ésteres de sorbitano, ésteres etoxilados, ésteres succinilatos, ésteres de mono- e diglicerídeos acetilados, ésteres de ...

De acordo com o tipo de grupo polar presente, o emulsificante pode ser classificado em aniônico, catiônico, anfótero e não iônico (HASENHUETTL, 1997).

Existem dois tipos de emulsões: Tipo óleo em água (O / A), onde o óleo forma a fase dispersa (gotas) e a água a fase contínua; e do tipo água em óleo (W / O), onde a água forma a fase dispersa (gotículas) e o óleo a fase contínua.

Ovo como emulsificante natural
A gema é rica em lecitina que é um agente emulsificante, em alguns produtos, usa-se a gema do ovo para melhorar a textura, contribuindo para o enriquecimento do produto final.

Um emulsificante natural é, por exemplo, moléculas de gordura que dispersam lecitina em soluções aquosas de proteínas e carboidratos. Você pode encontrar-lo na gema do ovo. Permite que a mostarda se combine com o óleo ao preparar a maionese. Uma lecitina é um emulsificante amplamente utilizado na indústria alimentícia.

Gente, o emulsificante alimentício é usado pra deixar sobremesas e massas de bolo e pão de ló ainda mais leves, fofas e úmidas. Ele é feito de gorduras que conseguem unir ingredientes que não se misturam naturalmente, como a água e o óleo dos alimentos.

O que é o emulsificante? Também conhecido como surfactante, trata-se de um produto químico sem glúten. Suas moléculas são capazes de atrair a água em um dos seus lados, enquanto o outro, a repele. Por essa razão, conseguem interagir com líquido e gordura, sem que as substâncias se separem.

Quais materiais podem ser empregados e como se podem classificar como agentes emulsivos? Os agentes emulsionantes podem ser classificados como naturais e sintéticos. Os agentes sintéticos são subclassificados como não iônicos, iônicos e anfóteros.

Os materiais mais eficientes como agentes emulsificantes são os tensoativos, alguns materiais naturais e certos sólidos finamente divididos. Esses materiais formam um filme adsorvido ao redor das gotas dispersas e ajudam a prevenir a floculação e a coalescência.

E 471 — Mono e diglicéridos de ácidos gordos; são produtos normais da digestão das gorduras, mas preparados quimicamente a partir do glicerol e de ácidos gordos, utilizados como solventes, lubrificantes, melhoradores da textura, estabilizadores e agentes de revestimento; não têm efeitos adversos.

lecitinas

As lecitinas estão entre os insumos mais utilizados na indústria alimentícia e a sua história começa a séculos atrás e, desde então, ela vem tomando protagonismo quando pensamos em emulsificantes alimentícios.

Outros exemplos de emulsões são a manteiga, o sangue e vários cosméticos, principalmente em creme. Existem também emulsões sólidas, ou seja, que possuem um líquido disperso em um sólido. Alguns exemplos de emulsões sólidas são a margarina, a opala (pedra preciosa ou semipreciosa) e a pérola.

Os emulsificantes possuem médio e alto HLB e podem ser adicionados em ampla faixa de pH. Os tensoativos possuem poder de solubilizar ingredientes oleosos em meios aquosos, alcoólicos ou hidro alcóolicos.

A vantagem da emulsão é que não danifica tanto os fios como as águas oxigenadas de volumagem maiores, mas realiza sua função durante o processo de tintura, ajudar na revelação do pigmento e permitir a mudança do tonalizante.

É importante lembrar que o uso de pouco emulsificante compromete a aeração e a aparência leve e fofinha da massa e, em excesso, a deixa “borrachuda”.

O emulsificante atua como estabilizante, tornando duas substâncias que originalmente não se misturam como compatíveis, assim como água e azeite, fazendo com que a mistura se torne uniforme, lisa e agradável ao paladar. Já a liga neutra é um pó fino de cor pálida, e não traz nenhum aroma ou sabor a receita.