Quais são os tipos de eletrização dos corpos?

Perguntado por: egil5 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Existem três tipos de processos de eletrização, são eles: por atrito, por contato e por indução.

Na eletrização por atrito, atritamos dois corpos neutros de diferentes materiais e os transformarmos em dois corpos carregados de mesma carga elétrica e sinais opostos. Na eletrização por indução, aproximamos um corpo carregado de um corpo neutro e depois ligamos este a um fio terra.

Dessa forma, quando um corpo neutro recebe elétrons, sua carga torna-se negativa, já quando ele perde elétrons, sua carga torna-se positiva. Há três tipos de eletrização: por atrito, por contato e por indução.

Quando dois materiais de composição diferente são atritados, um irá perder elétrons para o outro. A esse processo dá-se o nome de eletrização por atrito. Os processos de eletrização consistem em gerar um desequilíbrio no número de prótons e elétrons de um corpo qualquer.

Eletrização por atrito
Por exemplo, ao se atritar uma barra de vidro num pano de lã, elétrons passam do vidro para a lã. Em consequência, a barra de vidro adquire carga elétrica positiva (perde elétrons) e o pano de lã adquire carga elétrica negativa (recebe elétrons).

De mesmo modo, um corpo está eletrizado positivamente quando possuem mais prótons do que elétrons (excesso de cargas positivas), enquanto que ele está negativamente carregado se possuir mais elétrons do que prótons (excesso de cargas negativas).

Este tipo de eletrização ocorre quando um corpo condutor está carregado e entra em contato com um outro corpo. Parte da carga irá ser transferida para o outro corpo. Neste processo, os corpos envolvidos ficam carregados com cargas de mesmo sinal e a carga do corpo que estava inicialmente eletrizado diminui.

É regida por dois princípios: o princípio da atração e repulsão das cargas elétricas e o princípio de conservação das cargas.

A eletrização por contato acontece quando um corpo carregado transfere uma parte de seu excesso de cargas para um corpo neutro através de um contato direto.

Na natureza, o principal exemplo de eletrização por indução são os raios. Quando uma nuvem está carregada eletricamente, ela induz na superfície cargas de sinais opostos.

Q = 2C, em cada objeto. Outra forma de eletrizar um corpo é por meio de atrito. Nesse caso, dois ou mais objetos são friccionados entre si, de forma que um perderá seus elétrons para o outro. A quantidade de elétrons enviada por um é igual ao número de elétrons recebidos pelo outro.

O potencial elétrico pode admitir sinais algébricos, positivo e negativo, relacionados diretamente com o sinal da carga que gera o potencial e com a distância d até essa carga.

Positivamente: se possui mais prótons que elétrons; Negativamente: se possui mais elétrons do que prótons.

1a) Quando dois corpos são atritados, ambos se eletrizam: um positivamente e outro negativamente. Uma experiência simples que revela esse fato é a seguinte: um disco de vidro é atritado com um disco de madeira enrolado em seda (fig. 19). Quando separados, o vidro apresenta eletricidade positiva e a seda, negativa.