Quais são os tipos de dores nas costas?

Perguntado por: lcosta . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Podemos classificar a dor nas costas como local ou irradiada. A dor local aparece apenas na região do tronco ou das nádegas. Já a irradiada pode se estender pelo braço e mãos ou pela perna e pé, quando isso acontece sabemos que há envolvimento dos nervos que saem da coluna.

Algumas condições médicas podem causar dor nas costas, como:

  • Doenças neurológicas como a hérnia de disco.
  • Doenças ortopédicas como as artroses e o Câncer da coluna;
  • Doenças reumatológicas como artrites e sacroileites.
  • Infecção da coluna;
  • Infecções pélvicas, na bexiga ou nos rins;
  • Distúrbios de sono;
  • Herpes Zoster.

De modo geral, as dores aparecem embaixo (na região lombar), nas costas do lado esquerdo ou do lado direito (perto das costelas ou dos rins) ou na parte superior (em cima, na região da nuca) e estão relacionadas a tensões e contraturas musculares.

Se a dor nas costas for constante e durar mais de algumas semanas, ou se ocorrerem episódios frequentes de dor aguda e intensa, é recomendável procurar um médico.

Quando procurar um médico por causa de dor na coluna lombar
A dor se manifesta sem que haja movimento. A dor na coluna se agrava enquanto deitado. Perda involuntária de peso. Dor muito intensa na coluna.

Sabe a diferença entre dores nas costas e na coluna? Sim, há diferenças: dores na região lombar são cada vez mais frequentes, incluindo o público mais jovem, enquanto dores nas costas estão relacionadas a fatores musculares ou problemas em algum órgão do nosso corpo.

Dor nas costas, rigidez, tensão, pressão, dor, espasmos e/ou imobilidade podem ocorrer raramente, frequentemente ou persistentemente. Essa dor nas costas crônica pode preceder, acompanhar ou acompanhar uma escalada de outras sensações e sintomas de ansiedade, ou ocorrer por si só.

Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar. Ela também pode ser aguda, com ardência e de fácil identificação.

Uma dor nas costas pode estar associada ao câncer de pâncreas, geralmente na região lombar, mas ninguém imagina a relação. “Com uma dor assim, é muito comum a pessoa ir ao ortopedista, que pede exames da coluna, assim como em outros especialistas que pedem ultrassom de abdome quando há dor abdominal.

Como saber se uma dor nas costas ou no peito é pneumonia? Uma avaliação médica, uma radiografia de tórax simples e alguns exames de sangue podem ajudar a excluir uma pneumonia e dor nas costas simples.

SINAIS DE INFLAMAÇÃO NA COLUNA

  1. Dor na região;
  2. Febre;
  3. Dor de cabeça;
  4. Calafrios;
  5. Rigidez do pescoço;
  6. Dormência ou formigamento.

Espondilite anquilosante: é uma das condições inflamatórias da coluna vertebral, que pode causar dor e rigidez na parte inferior das costas, pescoço, quadris, ombros, e outras áreas do corpo. Também pode causar dificuldade para dobrar ou endireitar a coluna vertebral, fadiga e alcance limitado de movimento.

6 formas de aliviar as dores nas costas

  • Atividade física e alimentação saudável. Uma das causas da dor nas costas é o excesso de peso, pois sobrecarrega as articulações. ...
  • Compressa quente. ...
  • Massagem nas costas. ...
  • Alongar. ...
  • Melhorar a postura. ...
  • Fisioterapia e Pilates Clínico.

Os gases em excesso no intestino também causam cólicas no órgão, que são sentidas nas costas. Essas dores são, muitas vezes, sentidas em forma de pontadas finas.

A lombalgia aguda dura entre alguns dias, até seis semanas – e, neste caso, a dor se trata de um quadro passageiro, geralmente provocado por esforço físico ou má postura. Já no caso de lombalgia crônica, a dor nas costas costuma durar cerca de doze semanas, ou mais e pode estar relacionada à inflamação de um nervo.