Quais são os tipos de doenças que dá na garganta?

Perguntado por: operes . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Doenças da Garganta

  • RINOFARINGITES (Infecções do rinofaringe como as Gripes e Resfriados)
  • HIPERTROFIAS DE ADENOIDE E AMIGDALAS.
  • AMIGDALITES / TONSILITES (Infecções de garganta)
  • ESTOMATITES (Infecções da boca), como como AFTAS, CANDIDÍASES - "Sapinho"

Entre os principais tipos de inflamação ou infecção de garganta, temos a faringite, a laringite e a amigdalite.

O câncer de garganta (Orofaringe) se desenvolve na região que vai da base da língua até as paredes da garganta. A infecção pelo Papilomavírus humano (HPV) é uma das principais causas. Dor, dificuldade de engolir e engasgos são alguns dos sintomas.

Se tiver algum sinal de dor de garganta ao engolir, febre, dores pelo corpo, prostração, inchaço dos gânglios linfáticos, rouquidão e mau hálito, procure um especialista para identificar o problema, uma vez que a dor de garganta é um sintoma de muitas causas diferentes, e cada paciente terá um tratamento mais adequado.

Já a sensação de ter um “bolo” na garganta, também relatada como a impressão de ter um corpo estranho ou aperto nessa região é chamada de globus faríngeo, que pode estar presente em pacientes com refluxo gastroesofágico e refluxo laringofaríngeo, podendo ser acompanhada de rouquidão, alteração da voz, pigarro, azia, ...

A laringoscopia é uma ferramenta útil no diagnóstico de lesões orgânicas ou funcionais localizadas na cavidade oral, oral, orofaringe, hipofaringe, laringe e cordas vocais.

O câncer de garganta, também conhecido como orofaríngeo, desenvolve-se na parte da garganta que fica logo atrás da boca, que os médicos chamam de orofaringe. Ela inclui a base da língua (a parte posterior da língua), o palato mole, as amígdalas, os pilares, as paredes laterais e posterior da garganta.

Sabe aquela sensação de alguma coisa trancada na garganta quando engole? Essa sensação de que parece que engolimos um comprimido que não desceu é chamada de globus faríngeo. Existem diversas causas para ela. A mais comum é por doença do refluxo.

A infecção por HPV na orofaringe ou em qualquer outra estrutura da cavidade bucal se dá geralmente por meio de relações sexuais desprotegidas. Afinal, o HPV pode atingir também os órgãos reprodutores, e na prática de sexo oral desprotegido, ele se instala no trato aerodigestivo alto.

A infecção da garganta por clamídia geralmente não causa sintomas.

Faringite Viral
A inflamação na faringe pode ser leve, mas sua evolução deve ser observada, pois pode se tornar grave, com o aparecimento de ulcerações no palato mole e nos pilares posteriores, com formação de placas de pus nos folículos linfóides. Dura em torno de cinco dias quando diagnosticada e tratada prontamente.

O diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, na visualização da garganta e na palpação dos gânglios para tentar distinguir se são vírus ou bactérias. As infecções virais costumam apresentar um inchaço maior dos gânglios, enquanto que as amígdalas inflamadas por bactérias ficam maiores e com pus.

No caso da infecção bacteriana, se indica ministrar antibióticos para amigdalite com derivação de penicilina. Por mais que a doença tenha duração média de 3 dias na grande maioria dos casos, esse medicamento se recomenda durante 5 a 7 dias. Assim, pode-se confirmar que a bactéria já não está no organismo.

Dores de cabeça frequentes, muitas vezes com vômitos. Alterações na visão ou mudanças repentinas de comportamento. Perda de apetite ou perda de peso não planejada. Aparecimento de pintas novas ou manchas na pele, que mudam de tamanho, forma ou cor.

Como é a dor do câncer? O Dr. Murta explica que ela é classificada seguindo uma escala numérica verbal: dor leve (1-3), moderada (4-6) ou intensa (7-10). Além disso, ela pode ser aguda ou crônica (mais de três meses) e se manifestar na forma de choque, queimação, frio doloroso, coceira, dormência ou pulsante.

Exames de sangue.
Os exames de sangue não diagnosticam o câncer de laringe ou hipofaringe. Ainda assim, podem ser realizados para verificar a função hepática e renal, bem como para avaliar o estado clínico geral do paciente antes de iniciar o tratamento.

1 – Estresse e ansiedade Reações emocionais como estresse e ansiedade podem causar sintomas como sensação de bolo na garganta, enjoo e vômitos, sensação de aperto no peito, tensão muscular ou tremores, por exemplo.

Uma dor de garganta pode indicar um problema nas amígdalas (amigdalite), na faringe (faringite) ou na laringe (laringite), dois importantes órgãos do aparelho respiratório. Em geral, a dor é causada como resultado de uma infecção viral ou bacteriana nesses locais.

O principal sintoma é o aparecimento de um nódulo na frente da garganta, logo abaixo do “pomo de Adão”. Quando a doença está em estágio avançado pode ocorrer rouquidão inexplicável, dificuldade para engolir ou para respirar. Em 95% das vezes, a presença de um nódulo na tireóide é causada por uma doença benigna.

“Quando a pessoa passa por um período de estresse, de preocupação, pode sofrer uma queda na imunidade. E a garganta é como um órgão de choque. É como o estômago, com a gastrite nervosa”, explica a otorrinolaringologista Zuleika Paim. Qualquer gripe pode atacar esse órgão e gerar uma faringite.