Quais são os tipos de doença na língua?

Perguntado por: ibarbosa . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Tipos de doenças da língua

  • Candidíase. Um tipo de infecção fúngica, a candidíase leva ao desenvolvimento de manchas brancas irregulares na língua.
  • Síndrome da boca ardente. ...
  • Língua pilosa negra. ...
  • Câncer de boca. ...
  • Glossite.

Língua pilosa
O problema pode ser causado por má higiene, tabagismo, infecções e reação adversa a alguns medicamentos. Seu tratamento é simples, sendo necessário apenas focar na higiene bucal, suspender o uso de tabaco e consultar um médico para substituir medicamentos, caso essa seja a causa.

Os estomatologistas são especialistas no diagnóstico das doenças da boca.

O que é HPV na boca? O HPV é um DNA vírus que possui tropismo por pele e mucosas do organismo. Quando está presente na mucosa oral, as manifestações clínicas mais frequentes são condiloma, papiloma e verruga na cavidade oral, e são causados principalmente pelo HPV 6 e 11.

O cirurgião-dentista deve realizar o exame clínico extra-bucal (exame da face, regiões submandibular e submentoniana e articulação temporomandibular) e intra-bucal (exame de lábios, bochecha, língua e palato), incluindo visualização e palpação, de forma a detectar anormalidades.

– Caracteriza-se pelo aparecimento de placas cremosas e esbranquiçadas na língua, lábios, céu da boca, parte interna das bochechas e, às vezes, gengivas ou amígdalas. Podem surgir lesões avermelhadas como aftas.

Procure a Odontocompany
A dormência na boca e na língua, por mais passageira que seja, é um problema bem desagradável. A parestesia costuma ser temporária e desaparecer sozinha dentro de alguns dias – e em alguns casos, até mesmo em meses. No entanto, o recomendado é fazer um acompanhamento com um cirurgião-dentista.

A língua ardendo pode ter diferentes causas e, por esse motivo, não é um sintoma difícil de ser encontrado. Essa sensação pode ser causada por boca seca, deficiências nutricionais, irritações na boca, efeitos colaterais causados por medicamentos, ingestão de alimentos muito quentes ou problemas bucais.

As aftas, também conhecidas como úlceras na boca, ocorrem na gengiva, céu da boca, bochechas e língua.De acordo com o MedlinePlus, ao morder a língua, podemos desenvolver uma afta. Fatores genéticos, estresse, dentes quebrados, alimentos condimentados ou ácidos e queimadura na língua podem causar aftas.

O tratamento da glossite pode envolver o uso de medicamentos anti-inflamatórios, para diminuir o inchaço na língua. A reposição de vitaminas e a boa higiene bucal também ajudam a evitar a reincidência da glossite.

“Clinicamente, a língua saudável deve ser de coloração rosada e limpa”. A coloração da língua apresenta diferentes significados, podendo variar entre branca, rosa, vermelha e amarela. Ela precisa ser lisa, sem muitas bolinhas.

Candidíase oral
A língua fica branca pela proliferação excessiva de fungos e é agravada pela falta de higiene bucal adequada. Além disso, pessoas com doenças autoimunes ou que fazem tratamentos com antibióticos também costumam apresentar esse sintoma.

Um bom remédio de farmácia é a pomada chamada Omcilon Orabase ou anti-inflamatórios como o Amlexanox 5% em forma de película, para aplicar diretamente sobre a afta também é uma boa opção. Além disso, aplicar o ácido hialurônico 0,2% reduz imediatamente a dor.

Língua branca: saiba como limpar a região da maneira correta
Para evitar o aspecto de língua branca, é importante manter uma rotina de higiene bucal adequada. “Recomenda-se iniciar o processo pelo fio dental, depois utilizar o raspador de língua e, por fim, realizar a escovação dos dentes”, conta a dentista.

O HPV na boca ocorre devido ao contato da mucosa oral com o Papiloma vírus humano, por meio de contato direto com lesões feridas, que podem ocorrer durante o beijo ou o sexo. As feridas são mais comuns nos lábios e borda lateral da língua, embora qualquer área da superfície bucal possa ser afetada.

Os principais sinais que devem ser observados são:

  • lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias;
  • manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha);
  • nódulos (caroços) no pescoço;
  • rouquidão persistente;