Quais são os tipos de diversidade?

Perguntado por: gbonfim . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 10 votos

Os três tipos de diversidade

  • Diversidade demográfica (gênero, raça, orientação sexual, etc.) ...
  • Diversidade experiencial (nossas afinidades, hobbies e habilidades) ...
  • Diversidade cognitiva (como abordamos os problemas e pensamos sobre as coisas) ...
  • Gerenciar identidades de origem. ...
  • Gerenciar identidades de desenvolvimento.

A diversidade cultural no Brasil é representada pelas inúmeras tradições, manifestações religiosas e artísticas, culinária, crenças e costumes, dos diferentes grupos de indivíduos nas diferentes regiões brasileiras.

O PEW (2014) também refere que as ciências sociais definiram quatro formas de diversidade: i) o grau em que uma sociedade se divide em diferentes grupos; ii) o tamanho do grupo minoritário; iii) sua influência; e iv) a dominação de um ou mais grupos na sociedade.

Podemos classificar os tipos de diversidade como:

  • Cultural;
  • Étnica;
  • Biológica;
  • Social, entre outros.

Ela pode ser classificada em: diversidade cultural, biológica e étnica.

A diversidade humana ou social significa infinidade de diferenças entre as pessoas ou grupos que compõem a vida em comunidade. Há pessoas que falam e se comportam de formas diferentes, aprendem em ritmo diferente, não acreditam nas mesmas coisas, não têm opiniões parecidas, nem compartilham os mesmos sonhos.

No contexto social, a diversidade é justamente isso: a convivência de indivíduos diferentes em relação à etnia, orientação sexual, cultura, gênero etc., em um mesmo espaço.

Como conversar com as crianças sobre diversidade?

  1. 1 – Use filmes e livros. Todos sabemos que uma das formas de entretenimento mais efetivas e aproveitadas pelas crianças são os filmes e livros. ...
  2. 2 – Visite lugares diferentes. ...
  3. 3 – Entenda a história. ...
  4. 4 – Fale sobre privilégios.

Os elementos que compõem a diversidade cultural são variados e incluem religião, língua, costumes, folclore, manifestações culturais como museus e obras de arte, edifícios históricos ou monumentos, festivais ou danças com as suas respectivas lendas ou estilos musicais e até mesmo culinária.

Diversidade cultural são os vários aspectos que representam particularmente as diferentes culturas, como a linguagem, as tradições, a culinária, a religião, os costumes, o modelo de organização familiar, a política, entre outras características próprias de um grupo de seres humanos que habitam um determinado território ...

É o conjunto das diferentes culturas que existem no mundo.

Diversidade nas organizações significa ter uma equipe de colaboradores composta por pessoas de diferentes grupos culturais. Nesse sentido, trata-se de partir do princípio de que a condição social, orientação sexual, raça, religião etc. não são critérios excludentes.

A diversidade religiosa caracteriza-se pela existência de grupos religiosos diferenciados, coexistindo num mesmo espaço social, onde a tolerância ( matriz principal do respeito à liberdade humana) permite que numa sociedade aberta, a convivência dessas diferenças oportunize um diálogo mais concreto.

Ela consiste em todos os fatores que constroem um indivíduo, incluindo idade, gênero, nacionalidade, crenças, personalidade, status social e orientação sexual. A diversidade cultural no ambiente de trabalho acontece quando estes fatores se manifestam de maneira variada e predominante.