Quais são os tipos de distúrbios psicomotores?

Perguntado por: ufernandes . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Grunspun (1999) classifica os distúrbios psicomotores em cinco grupos. São eles: instabilidade psicomotora, debilidade psicomotora, inibição psicomotora, lateralidade cruzada e imperícia.

É composta por 7 fatores psicomotores distribuídos em 3 unidades funcionais de Luria (FONSECA, 1995) que assim se distribuem: Tonicidade e Equilibração; Lateralização, Noção do corpo, Estruturação espaço-temporal; Praxia Global e Praxia Fina.

A coordenação motora apresenta falhas; a hiperatividade e a oscilação no comportamento também são constantes (é normal que os pacientes apresentem situações de impulsividade, sensibilidade extrema, dificuldade diante de frustrações, entre outros).

Para tanto, utilizou-se a bateria psicomotora, que consiste em uma série de atividades propostas para cada aspecto ou elemento psicomotor: equilíbrio, imagem corporal, lateralidade, estruturação espaço-temporal, musicalidade/ritmicidade, coordenação motora fina e coordenação motora ampla.

A psicomotricidade avalia tanto o equilíbrio dinâmico (em movimento), quanto o estático. A postura inadequada pode alterar o equilíbrio estático em sala de aula, já que em efeito dominó, a partir do momento em que o corpo está curvado, os pés ficam mal apoiados no chão.

São 7 os fatores psicomotores (tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção de corpo, estruturação espácio-temporal, motricidade grossa e fina) que vão surgindo e cujo o seu desenvolvimento global é fundamental para uma aprendizagem e ritmo de desenvolvimento típico!

Os distúrbios psicomotores podem aparecer em diversas situações que sejam provenientes de algum transtorno emocional. A procura de pais por especialistas que possam orientá-los, além de seus filhos, tem ajudado muitos deles com informações extremamente pertinentes acerca do que ocorre com as crianças.

Transtornos psicomotores são manifestações dos desequilíbrios da vida psíquica que se refletem na motricidade das pessoas. Por exemplo, uma criança muito inibida pode ter uma movimentação desarmoniosa, desajeitada.

Retardo neuropsicomotor é o termo utilizado para definir uma condição em que as habilidades psicomotoras da criança não são adequadas à sua faixa-etária. Ou seja, há um atraso para o desenvolvimento de capacidades cognitivas, de socialização, motricidade ou comunicação, por exemplo.

Um estudo definiu muito bem qual o valor de todo esse processo, no qual diz que “a motricidade é a faculdade de realizar movimentos e a psicomotricidade é a educação de movimentos que procura melhor utilização das capacidades psíquicas”.

“Nos estudos dos pesquisadores recentes, são apontados três principais campos de atuação ou formas de abordagem da Psicomotricidade: 1. Reeducação Psicomotora; 2. Terapia Psicomotora; e 3. Educação Psicomotora.

O conhecimento dos principais elementos psicomotores (esquema corporal, coordenação motora, lateralidade, organização espacial e temporal) é fundamental para o professor identificar possíveis dificuldades psicomotoras, planejar as práticas e acompanhar a evolução da criança.

estágio sensório-motor, que vai do nascimento aos 2 anos de idade; estágio pré-operacional, que se estende dos 2 anos até os 6 ou 7; estágio operatório-concreto, dos 6 ou 7 anos até os 11 ou 12; e. estágio lógico-formal, dos 12 anos em diante.

Para Piaget e Inhelder (1948-1993), a elaboração do espaço se deve essencial- mente a coordenação dos movimentos e é no período sensório-motor que o espaço e o tempo servirão de apoio para a organização das relações espaciais dos indivíduos com as pessoas e os objetos.

Atraso no desenvolvimento de habilidades motoras grossas e finas; Demora mais para aprender novas habilidades motoras; Tem dificuldade para fazer atividades que requerem o uso coordenado dos dois lados do corpo (ex.: recortar com tesoura, escrever, cortar comida usando garfo e faca, agarrar bola e andar de bicicleta);

1. Relativo simultaneamente a funções motoras e a funções psíquicas (ex.: desenvolvimento psicomotor). 2. Diz-se do comportamento da criança em relação à aquisição dos reflexos (maturação).

A psicomotricidade infantil trata-se de uma ciência que estuda a relação das funções motoras da criança com as funções psíquicas. Ou seja, a relação que existe entre o corpo e a mente. Desde o ventre materno o bebê passa por diversos estágios de amadurecimento dos seus movimentos.

O Psicomotricista clínico é responsável pela Avaliação, Planejamento, Terapia e Reavaliação Psicomotora. Tem como público alvo bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Isso incluiu correr, mexer as mãos, pular e até fazer caretas. Tudo isso representa atividades psicomotoras, porém, você sabia que essas ações podem ser trabalhadas para melhorar a aprendizagem infantil?