Quais são os tipos de discurso narrativo?
Tipos de discurso narrativo. Discurso direto - no discurso direto, a própria personagem fala. Discurso indireto - no discurso indireto o narrador interfere na fala da personagem. Em outras palavras, é narrado em 3ª pessoa uma vez que não aparece a fala da personagem.
Quais são os tipos de discurso?
O discurso direto pode ser entendido como a reprodução exata da fala de alguém. Já o discurso indireto ocorre quando o autor expressa com suas palavras a fala de outrem. Por fim, o discurso indireto livre é uma mescla entre o direto e o indireto.
O que é discurso direto na narrativa?
Discurso direto: o narrador apresenta a própria personagem falando diretamente, permitindo ao autor mostrar o que acontece em lugar de simplesmente contar.
Como identificar o tipo de discurso?
Características do Discurso Direto
- Utilização dos verbos da categoria dicendi, ou seja, aqueles que têm relação com o verbo "dizer". ...
- Utilização dos sinais de pontuação - travessão, exclamação, interrogação, dois pontos, aspas.
- Inserção do discurso no meio do texto - não necessariamente numa linha isolada.
Quais são os 4 discursos?
Poético; Retórico; Dialético; Lógico (Analítico).
O que é narrativo e exemplos?
O texto narrativo é aquele em que se conta uma história, seja ela real ou fictícia. Seus elementos básicos são espaço, tempo e personagem. Outra característica importante da narrativa é a presença de uma voz que conta a história: o narrador. O romance, o conto, a crônica e a fábula são exemplos de gêneros narrativos.
Quais são as principais características de um texto narrativo?
Os textos narrativos se caracterizam pela narração de acontecimentos. Os acontecimentos narrados podem ser verídicos ou fictícios e narrados em ordem cronológica ou psicológica. Como elementos narrativos, destacam-se: espaço, tempo, enredo, personagens, narrador, modo, motivo e resultado.
Quem são as 3 pessoas do discurso?
1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural). A 3ª pessoa também engloba tudo o que não é um ser vivo.
O que é discurso direto e indireto de exemplos?
Discurso direto: — Eu comecei minha dieta ontem. Discurso indireto: Ela disse que começara sua dieta no dia anterior. Discurso direto: — Vou ali agora e volto rápido. Discurso indireto: Ele disse que ia lá naquele momento e que voltava rápido.
Qual é o discurso direto?
É aquele no qual reproduzimos fielmente nossas palavras e as do nosso interlocutor em um diálogo. Durante a construção desse tipo de discursos, é comum o uso de verbos declarativos, que podem ser: disse, respondeu, afirmou, ponderou, sugeriu, perguntou, indagou, etc.
Quais são os 5 elementos narrativa?
Quais são os cinco elementos da narrativa?
- O que aconteceu? (fato)
- Quando aconteceu? (tempo)
- Onde aconteceu? (cenário)
- Como aconteceu? (enredo)
- Quem diz (e como diz) o que aconteceu? (narrador)
Quais são os 7 Elementos da narrativa?
Elementos da narrativa
- personagens;
- narrador ou foco narrativo;
- acontecimento;
- tempo;
- espaço;
- modo;
- causa;
O que é um discurso indireto exemplo?
O discurso indireto é caracterizado pela intervenção do narrador no discurso, ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas dos personagens. Esse tipo de discurso sempre é feito na 3ª pessoa. Exemplos: O aluno afirmara que precisava estudar muito para a prova.
Qual é a diferença entre discurso direto e indireto nas narrativas?
Resumindo, podemos dizer que o discurso direto permite que os personagens falem em primeira pessoa, enquanto o indireto é caracterizado pela narração em terceira pessoa.
O que significa um discurso indireto?
O discurso indireto é definido como o registro da fala da personagem sob influência por parte do narrador. Nesse tipo de discurso, os tempos verbais são modificados para que haja entendimento quanto à pessoa que fala. Além disso, costuma-se citar o nome de quem proferiu a fala ou fazer algum tipo de referência.
Qual é a estrutura de um texto narrativo?
A estrutura básica de um texto narrativo é formada pela introdução, pelo desenvolvimento e pela conclusão, ou seja, ele tem começo, meio e fim. Ao longo de uma estrutura narrativa são apresentados os principais elementos da narração: espaço, tempo, personagem, enredo e narrador.