Quais são os tipos de diálogo?

Perguntado por: imaldonado . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

Trata-se de uma troca de ideias por qualquer meio, direto ou indireto. No tocante a literatura, o diálogo ainda pode ser classificado em discurso direto e indireto. O discurso direto é o tipo de discurso mais comum.

Tipo dialogal
Caracteriza-se pelo diálogo entre os interlocutores. É o tipo predominante nos gêneros: entrevista, conversa telefônica, chat, etc. Pode conter marcas da linguagem oral, como pausas e retomadas.

Assim, o diálogo estimula a reflexão, a necessidade de confrontar ideias e de se posicionar diante de assuntos difíceis, contribuindo para a resolução de problemas e para o desenvolvimento moral dos pequenos.

Trata-se de uma troca de ideias por qualquer meio, direto ou indireto. No tocante a literatura, o diálogo ainda pode ser classificado em discurso direto e indireto. O discurso direto é o tipo de discurso mais comum. O objetivo dele é apresentar as falas dos personagens, sem seja necessário um narrador.

Os diálogos são a representação do discurso direto e indicam a fala real dos personagens. Eles se diferem dos discurso indireto, quando o narrador expressa a fala dos personagens com suas próprias palavras. Os diálogos interrompem a narração.

Ela é uma forma de alcançar os outros por meio da transmissão de ideias, fatos, pensamentos, sentimentos e valores. (...) Quando uma comunicação é eficaz, proporciona uma ponte de entendimento entre duas pessoas, de maneira que elas possam compartilhar o que sentem e sabem”.

Além da seleção dos licitantes, outras duas grandes fases são previstas pela lei: a fase de diálogo e a fase competitiva. A fase de diálogo serve para aferir possíveis soluções para as necessidades da Administração, com estímulo à criação de inteligência coletiva que deveria surgir das rodadas de diálogo.

Segundo o dicionário em linha Infopédia, diálogo significa «conversa entre duas pessoas; troca de ideias ou opiniões com o propósito de chegar a um entendimento». Quanto a conversa, tem o sentido de «troca de palavras; assunto sobre o qual se fala» (Infopédia).

De acordo com a tipologia textual, eles são classificados em 5 tipos: texto narrativo, texto descritivo, texto dissertativo, texto expositivo e texto injuntivo.

Os tipos textuais mais conhecidos são:

  • narrativo.
  • descritivo.
  • dissertativo.
  • expositivo.
  • injuntivo.

A linguagem informal é utilizada em situações mais descontraídas, quando existe uma familiaridade entre os interlocutores. Nela, não é necessário o uso da norma culta, sendo comum o uso de gírias e coloquialismos.

O que é Interlocutor:
Interlocutor é quem participa de um diálogo, interagindo diretamente com outras pessoas através dos diferentes tipos de comunicação. Em suma, o interlocutor é qualquer indivíduo que fala com outro ou que fala em nome de outros, recebendo o feedback da pessoa com quem se comunica.

Sem diálogo, muito menos consenso, o eu se faz soberano e autoritário, e o que poderia ser uma saudável troca de ideias acaba se transformando em discussão acirrada, briga, segregação”, alerta a psicóloga.

- Qual a importância do diálogo na narrativa? Muitas vezes as vozes contidas nos diálogos ajudam a construir os personagens, dão a eles vida e verossimilhança. Os diálogos também são relevantes, pois dão leveza e fluidez ao texto, sem contar que as conversas entre os personagens ajudam a levar a narrativa para frente.

di·á·lo·go go

  1. Conversação entre duas pessoas.
  2. Discussão ou negociação entre duas ou mais partes, geralmente com vista a um acordo.
  3. Obra literária em forma de conversação que um autor faz ter às personagens que apresenta.

Confira abaixo algumas dicas para criar diálogos realistas:

  1. Leia em voz alta.
  2. Escreva de acordo com o contexto.
  3. Mostre as diferenças entre os personagens.
  4. Use outras palavras além de “disse”
  5. Coloque mais ação.
  6. Não tenha medo de errar.
  7. Referências:

Uma linha de diálogo pode ser interrompida no meio por uma oração contendo um verbo dicendi ou sentiendi. Se entre o primeiro e segundo elemento desta uma fala houver uma vírgula, ela é colocada após o segundo travessão. Em ambos os casos, a oração intercalada contendo o verbo dicendi ou sentiendi não é pontuada.

Saber ouvir o outro e a si próprio, ponderar sobre o que incomoda e não perder o humor são segredos para se estabelecer uma boa conversa - algo que anda em falta na sociedade atual.