Quais são os tipos de determinismo na filosofia?

Perguntado por: ozanette . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

Causalidade: O determinismo afirma que todo evento é causado por outro evento, que por sua vez é causado por outro evento, e assim por diante. Isso significa que tudo o que acontece é o resultado de causas anteriores. Inevitabilidade: O determinismo argumenta que, devido à causalidade, tudo o que acontece é inevitável.

Significado de determinismo
Vamos ver um exemplo disso: Se uma pessoa vai para a Lua, onde a atração gravitacional é mais fraca, ela irá flutuar como nos vídeos dos astronautas. Ao contrário, se essa mesma pessoa, com a mesma roupa e massa, permanecer na Terra, ela ficará bem presa ao chão como todos nós.

Um dos maiores nomes do determinismo foi o geógrafo e antropólogo alemão, Friedrich Ratzel. Em resumo, ele acreditava que o meio determinava a vida e as ações das pessoas. Enfim, a palavra determinismo veio do verbo “determinar”, que deriva do latim determinare. O termo significa “não-terminar” ou “não-limitar”.

Embora esta seja a origem do termo, e questões sobre o determinismo sejam levantadas desde a antiguidade, a sua evolução foi rápida ao longo do séculos XIX e XX, sendo que hoje há muitas formas de determinismo, dependendo de quais pré-condições são consideradas determinantes de um evento ou ação.

Ratzel foi um geógrafo alemão que defendeu a tese do Determinismo Ambiental, no início do século XIX.

Crença em que os acontecimentos ocorrem de uma maneira já fixada, num plano sobrenatural ou pelas leis da Natureza. É o princípio em que todos os fenómenos estão ligados uns aos outros, por meio de relações ou leis necessárias. Determinismo é a doutrina segundo a qual tudo o que acontece tem uma causa.

O princípio do determinismo — que tudo o que acontece tem uma causa; O princípio de que se uma acção é determinada, então não é livre (a pessoa não poderia realmente ter escolhido não a fazer); e. O princípio de que a pessoa é moralmente responsável apenas por acções livres.

DETERMINISMO RADICAL: O livre-arbítrio é uma ilusão, pois tudo está causalmente determinado. LIBERTISMO: Somos livres e o universo não é determinado.

A questão do Determinismo implica que a natureza possui leis que, devido à sua estrutura, acabam numa série de causas e efeitos que podem ser finitas ou infinitas. A solução desse impasse não é possível de se obter através da razão humana, conforme Kant expõe na análise das Antinomias da Razão Pura.

O problema da relação entre determinismo, liberdade e responsabilidade moral é comumente conhecido como o problema do livre arbítrio ( termo de arte), ou, preferencialmente, como o problema da liberdade da vontade ou da livre decisão.

O Estado, para Ratzel, era um organismo vivo. A partir dessa concepção, elaborou o conceito de espaço vital, que seria as condições espaciais e naturais para a manutenção ou consolidação do poder do Estado sobre o seu território.

O que é determinismo:
Tudo no universo, segundo o determinismo, está limitado a leis imutáveis. Todos os fatos e ações humanas são predeterminadas pela natureza, sendo a "liberdade de escolha" uma mera ilusão da vida.

2 O determinismo de Marx em Veblen
Recorrentes são as críticas efetuadas a Karl Marx por ele ser entendido como “determinista”2, ao visualizar a sociedade rumar a um determinado modo de produção e ao perceber o sujeito como condicionado pelas relações materiais.

Na ciência, a ideia do determinismo teve sua origem com a física newtoniana com seus três postulados: da inércia, da dinâmica e de ação e reação. A partir desses princípios surgiu a ideia de que, conhecendo o estado inicial de um objeto, seria possível prever o seu movimento.

Liberdade e determinismo
Segundo Deleuze, do mesmo modo que os seres humanos são determinados, através de sua liberdade, também possuem a característica de determinantes, constituindo-se como causa de novos efeitos. Assim, mesmo dentro de um sistema determinado, existem possibilidades para escolhas e para a liberdade.

No âmbito da filosofia, o livre arbítrio se opõe ao determinismo, que defende que todos os acontecimentos são causados por fatos anteriores. Para o determinismo, as ações do Homem são determinadas por leis da natureza ou por outras causas e por isso não o ser humano não pode ser responsabilizado pelos seus atos.

Segundo o Dicionário de Filosofia, em sentido geral, o termo liberdade é a condição daquele que é livre; capacidade de agir por si próprio; autodeterminação; independência; autonomia.

Resposta: Friedrich Ratzel: geógrafo e antropólogo alemão, acreditava que o meio determinava a vida e as ações das pessoas. ... Friedrich Nietzsche: filósofo e filólogo alemão, afirmava haver uma força criativa universal que movimentaria toda a vida.