Quais são os tipos de despesas de uma empresa?

Perguntado por: ubarros7 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 16 votos

As despesas de uma empresa podem ser divididas entre despesas fixas e despesas variáveis. Sejam elas fixas ou variáveis, todas se caracterizam por serem gastos necessários para manter a estrutura em dia, mas que não interferem na produção ou aquisição do produto ou serviço ofertado pela empresa.

As despesas, por sua vez, são todos os gastos que uma empresa precisa ter para obter uma receita. Alguns exemplos de despesas são os salários, a conta de água, luz, telefone, os impostos e etc. Ver também o significado de Contabilidade.

Quais são os tipos de despesas que existem? É possível dividir os tipos de despesas em duas categorias principais: as visíveis (ou fixas) e as invisíveis (também chamada de variáveis). Para aprender a controlar seus gastos, antes de mais nada, você precisar saber quais são eles!

Dentre os custos variáveis apresentados, a energia representa uma das maiores despesas da indústria. Afinal, ela é fundamental para o funcionamento de maquinário, sistemas e muito do que envolve o trabalho operacional.

Os custos são gastos que estão ligados diretamente à produção e vendas, enquanto as despesas são todos os gastos fundamentais para a manutenção das atividades da empresa. Exemplos de custos são: salários dos funcionários da linha de produção, matéria-prima, comissões para vendedores.

Quais são as despesas fixas e variáveis de uma empresa?

FixaVariável
Seguros e impostos Mensalidades de sistemas Taxas bancárias Folha de pagamento Aluguel da sala comercial ou imóvel Contas de água, energia e telefoneComissão de vendas Viagens corporativas Compra de matéria-prima Frete

O custo pode ser dividido em custos fixos, os quais são despesas que não variam de acordo com o nível de produção, e custos variáveis, os quais são gastos que aumentam ou diminuem de acordo com a quantidade produzida. Importante: Como regra geral, quanto maior a quantidade produzida, menor o custo unitário.

As despesas operacionais estão divididas em dois tipos: Fixas: aquelas que estarão presentes todos os meses com o mesmo valor. Variáveis: previstas para momentos específicos e o valor pode ser diferente em cada período. Elas também podem ser subdivididas em despesas administrativas, comerciais e específicas.

Como fazer uma planilha de gastos

  1. 1 – Adicionar os meses do ano. Se você não está acostumado com esse tipo de ferramenta, uma boa opção é começar por uma planilha de gastos mensais. ...
  2. 2 – Elenque as suas despesas. ...
  3. 3 – Mapeie os seus gastos. ...
  4. 4 – Some e compare. ...
  5. 5 – Estabeleça metas.

As despesas podem ser encaradas como todo tipo de pagamento ou uso de recursos financeiros necessários para manutenção do patrimônio ou atividade em questão, um conceito também aplicável ao planejamento financeiro em diferentes posições.

O que é despesa? Enquanto o custo está relacionado com os gastos que a empresa precisa fazer para oferecer suas mercadorias, a despesa remete a todos os gastos que envolvem os bens ou serviços para manter a parte administrativa da empresa, como o setor comercial, de marketing, de desenvolvimento e financeiro.

As despesas administrativas são os gastos que não estão relacionados à produção da empresa. Então, são os custos necessários para a administração do negócio e que terão que ser cobertos mesmo que a produção diminua.

Gastos essenciais

  • Moradia (aluguel, contas de água, luz, telefone, internet, condomínio, gás);
  • Alimentação básica;
  • Transporte;
  • Seguros;
  • Saúde;
  • Higiene;
  • Impostos.

Como classificar gastos pessoais? 5 dicas

  1. Anote todas as entradas do mês. O primeiro passo para se organizar com seus gastos pessoais é anotar tudo o que entra de dinheiro no seu mês. ...
  2. Registre todas as despesas do mês. ...
  3. Identifique a origem das despesas. ...
  4. Crie categorias para as contas. ...
  5. Analise o que pode melhorar.

As despesas de vendas representam os gastos de promoção, de colocação, de distribuição dos produtos da empresa e dos riscos assumidos pela venda.