Quais são os tipos de despesas?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 17 votos

Assim, pode-se dividir em fixas e variáveis, e, ainda, em operacionais, não operacionais e pré-operacionais. Como exemplos, é possível citar os dispêndios com aluguel, comissões, impostos, internet, marketing, telefone, salários e encargos.

As despesas de uma empresa podem ser divididas entre despesas fixas e despesas variáveis. Sejam elas fixas ou variáveis, todas se caracterizam por serem gastos necessários para manter a estrutura em dia, mas que não interferem na produção ou aquisição do produto ou serviço ofertado pela empresa.

São exemplos de despesas:
contas de luz, internet e telefone; materiais de consumo; aluguel; gastos com manutenção.

Despesas fixas e variáveis: importância do controle e dicas. Despesas fixas e variáveis são gastos que fazem parte de todo orçamento pessoal. A diferença entre elas é que enquanto as fixas não alteram seu valor de um mês para outro, as variáveis estão sempre mudando conforme os hábitos de consumo.

O que são despesas fixas da empresa?

  • Aluguel da sala comercial ou imóvel;
  • impostos fixos;
  • folha de pagamento de colaboradores;
  • taxas bancárias;
  • seguros;
  • conta de energia elétrica, água e internet;
  • softwares e sistemas.

Gastos essenciais: aqueles que não podem ser cortados, pois garantem a sobrevivência. Exemplos: aluguel (ou financiamento imobiliário), condomínio, energia elétrica, alimentação e água. Gastos necessários: aqueles que são importantes para a sua qualidade de vida e a de sua família.

Na contabilidade, as despesas não são classificadas necessariamente pelo seu valor, mas sim pela conta em si. Apesar de o termo poder dar essa ideia, as despesas fixas não possuem um valor invariável. Elas são chamadas assim pela sua regularidade mensal, enquanto que as despesas variáveis não são habituais.

Quais são as despesas variáveis? Diferentemente das despesas fixas, as variáveis estão mais relacionadas com as atividades de vendas e de produção - apesar de não terem relação direta com a operação e produção, e nem com a quantidade de produtos vendidos.

Despesas são recursos que você aplica na estrutura gerencial de sua organização, em áreas como a administrativa, comercial e financeira. O objetivo, portanto, é sustentar o funcionamento das mesmas e a atividade da empresa como um todo.

A diferença entre custos e despesas é que os custos estão relacionados à produção, enquanto as despesas estão relacionadas à administração do negócio. Ou seja, as despesas correspondem aos gastos com a área comercial, marketing, finanças, entre outras coisas que não sejam a produção ou realização da atividade-fim.

O que é despesa? Enquanto o custo está relacionado com os gastos que a empresa precisa fazer para oferecer suas mercadorias, a despesa remete a todos os gastos que envolvem os bens ou serviços para manter a parte administrativa da empresa, como o setor comercial, de marketing, de desenvolvimento e financeiro.

Despesas são todos os gastos relativos à administração da empresa, ou seja, que não estão relacionados com a produção. Entram nessa lista aluguel, salário do pessoal administrativo, marketing, material de escritório, material de limpeza etc.

Como fazer uma planilha de gastos

  1. 1 – Adicionar os meses do ano. Se você não está acostumado com esse tipo de ferramenta, uma boa opção é começar por uma planilha de gastos mensais. ...
  2. 2 – Elenque as suas despesas. ...
  3. 3 – Mapeie os seus gastos. ...
  4. 4 – Some e compare. ...
  5. 5 – Estabeleça metas.

Despesas fixas, são aquelas cujo valor a ser pago não depende do volume, ou do valor das vendas, exemplos; Aluguéis, Salários Administrativos entre outros, já as variáveis são aquelas cujo o valor a ser pago está diretamente relacionada ao valor vendido, um grande exemplo são as comissões, energia elétrica do ...

Despesas fixas são todos os gastos essenciais para o seu negócio se manter funcionando e gerando lucro. Ou seja, estão relacionadas com a produção do seu negócio.

Custos fixos são aqueles que não têm variação, independentemente do volume de produção ou vendas de uma organização em um período específico ou mesmo com as mudanças de atividades comerciais. Entre os principais exemplos estão aluguel, salários dos colaboradores, seguros, contas de serviços essenciais, etc.

Já os gastos supérfluos ou não essenciais, como também são chamados, são aqueles que podem ser cortados do seu orçamento sem prejudicar sua sobrevivência no dia a dia. Porém, muitos gastos supérfluos oferecem mais conforto e melhoram a qualidade de vida das pessoas.

Custos ou despesas fixas
Um exemplo de despesa fixa é a conta de água. Já um tipo de custo fixo é a mão de obra, que precisa ser paga apesar do volume de horas trabalhadas pelos colaboradores.

O que são despesas diretas
Despesas diretas são, nada mais, do que as despesas variáveis. Isso mesmo! As despesas variáveis pode, também, ser chamadas de despesas diretas, pois são as despesas que estão diretamente (por isso do nome) ligadas à atividade-fim da empresa, ou seja, à produção e venda do produto ou serviço.