Quais são os tipos de descrição?

Perguntado por: ogodinho . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 16 votos

Existem dois tipos de descrição: a denotativa e a conotativa.

Descrição é o mesmo que detalhar, mostrar ou tornar conhecidas as características de algo ou alguém, o que pode ser feito por via oral, textual ou visual. A descrição pode estar presente numa conversa, num texto ou numa imagem.

A descrição apresenta três passos para a construção: Introdução: apresentação do que se pretende descrever. Desenvolvimento: caracterização subjetiva ou objetiva da descrição. Conclusão: finalização da apresentação e caracterização de algo.

A descrição objetiva é mais simples, direta e não possui as opiniões do observador, ele não infere valor no personagem ou objeto. Na descrição subjetiva ocorre o oposto, o observador se envolve com o objeto descrito, revelando as impressões captadas.

É a descrição detalhada de determinado local, pessoa, animal ou acontecimento. Texto descritivo é aquele que detalha de maneira pormenorizada os aspectos de um determinado lugar, acontecimento, pessoa, objeto ou animal.

São os tipos narrativo, descritivo, expositivo, dissertativo e injuntivo, por exemplo.

O que são os Tipos de Texto:
São tipos textuais o narrativo, o descritivo, o dissertativo, o injuntivo, o explicativo e o preditivo. Gêneros textuais (romances, poemas, relatórios, e-mails, teses, verbetes etc.) são compostos por tipos textuais.

Tipos e gêneros textuais

  • Texto narrativo;
  • Texto descritivo;
  • Texto dissertativo expositivo;
  • Texto dissertativo argumentativo;
  • Texto explicativo injuntivo;
  • Texto explicativo prescritivo.

As características da descrição são: o uso de adjetivos, locuções adjetivas e orações substantivas adjetivas; a predominância de tempos verbais no pretérito; o emprego de orações coordenadas justapostas; e a enumeração de elementos e a comparação entre eles.

A descrição é a tipologia textual cuja função é caracterizar seres e objetos. Ela é fundamental para a comunicação humana, pois é por meio das descrições que se definem ou se especificam os diversos elementos do mundo.

Características do texto descritivo

  1. uso de verbos de ligação;
  2. retrato verbal (construção de uma imagem mental por parte do leitor);
  3. uso recorrente de adjetivos, substantivos e locuções;
  4. presença constante de verbos no tempo passado.

O Texto Descritivo detalha o máximo possível as características de um lugar, pessoa, objeto, situação ou animal. Seu objetivo é transmitir observações, impressões e sensações, usando muitos substantivos e adjetivos. Ao ler esse tipo de texto, é como se víssemos uma foto, pois uma imagem se forma na mente.

Basta apenas expressar por meio de palavras e adjetivos o que aquele objeto ou aquilo que se está sentindo representa. É essa explicação (descrição) que caracteriza esse tipo de texto. O texto descritivo é uma exposição de algo ou alguém com o objetivo de conhecer sua composição.

Como mencionamos anteriormente, cada categoria descritiva possui elementos próprios, mas em geral o texto descritivo é repleto de substantivos, figuras de linguagem, comparações, enumerações, metáforas, adjetivos, locuções adjetivas e verbos de estado.

Descrição subjetiva: é identificada quando se descreve usando a linguagem conotativa, a fim de conferir um caráter poético ao texto. Esse tipo de descrição é muito comum em textos literários.

A subjetividade é algo que muda de acordo com cada pessoa, como o gosto pessoal, por exemplo, cada um possui o seu, portanto é algo subjetivo.

Subjetivo e objetivo
Uma questão subjetiva é aquela em que a resposta depende de pessoa para pessoa, conforme suas crenças, conhecimentos e convicções. Enquanto, uma questão objetiva é aquela direta, que permite a mesma resposta para todas as pessoas.

São exemplos de gêneros textuais descritivos:

  • Diário.
  • Relatos (viagens, históricos, etc.)
  • Notícia.
  • Currículo.
  • Lista de compras.
  • Cardápio.
  • Anúncios de classificados.