Quais são os tipos de desbaste?

Perguntado por: ealegria . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Tipos de desbastes de plantios florestais

  • Os desbastes consistem na remoção de árvores seguindo determinados critérios para favorecer o crescimento das remanescentes. ...
  • 4 tipos de desbastes florestais mais comuns. ...
  • 1) Desbaste por baixo ou ordinário. ...
  • 2) Desbaste pelo alto. ...
  • 3) Desbaste seletivo.

Desrama é o mesmo que poda, ou seja, cortar os ramos. A diferença em relação ao desbaste é que este corta toda a estrutura vegetal, a extirpando do local em que se encontra para privilegiar uma espécie.

A desrama (ou poda dos ramos de uma árvore) é uma prática silvicultural que agrega valor à madeira quando esta destinar-se ao abastecimento de indústrias de processamento mecânico, como, por exemplo, as serrarias e as laminadoras.

Na fase do desbaste, os cavacos obtidos são grossos e a superfície da peça desbastada apresenta sulcos profundos. No acabamento, podemos obter um produto com dimensões finais e rugosidade adequada e no acabamento, os sulcos produzidos na superfície quase não são percebidos, pois os cavacos obtidos, em geral, são finos.

O terceiro tipo de desbaste, o desbaste misto, consiste na fusão das duas técnicas, possibilitando a retirada de árvores suprimidas e/ou defeituosas e também as árvores de uma determinada linha do plantio.

O desbaste é uma das principais práticas para manter a produtividade da pastagem e melhorar a qualidade da madeira remanescente.

Desbaste seletivo
São removidas árvores finas, defeituosas, doentes e mortas selecionadas a partir de critérios visuais e individuais dos indivíduos.

São produzidos em grãos de óxido de alumínio e carbureto de silício. Contam com alto rendimento, bom desempenho e têm excelente capacidade de rebarbação de cobre, ferro, bronze ou latão.

Os desbastes cumprem duas funções: favorecer o crescimento das melhores árvores para a produção de toras e a regulação da sombra (evitando que o sistema fique com excesso de sombreamento, o que é prejudicial para o crescimento da pastagem). O desbaste também ajuda a escalonar a produção de madeira e de forragens.

O alto fuste é o regime em que a regeneração do povoamento é alcançada com sementes ou mudas, enquanto, no regime de talhadia, o maciço florestal se regenera pela brotação de cepas. A capacidade das cepas de emitir brotações após o corte da floresta é uma das grandes vantagens das espécies do gênero Eucalyptus.

CICLO DE EXTRAÇÃO DA MADEIRA
Após a árvore atingir o seu estado de maturidade é feita sua colheita, e logo depois de as toras serem cortadas em tamanhos padronizados, e delas serem extraídos os galhos, é feito o transporte até a fábrica de pisos, painéis MDP e MDF e revestimentos.

Basicamente serão necessários 3 períodos de desramas leves na implantação, sendo a primeira desrama de condução aproximadamente aos 7 meses, a segunda desrama de galhos baixos aos 19 meses e a desrama de galhos altos aos 31 meses. Os cortes devem ser realizados rentes ao tronco, mas evitando ferimentos na casca.

Essa máquina funciona como uma mini-serra elétrica, e por isso é bem fácil cortar os galhos com ela. Além disso, os modelos já vêm com cabo extensor telescópico, o que permite regular a máquina para a altura desejada.

O ângulo de inclinação correto durante o desbaste
Os discos de desbaste trabalham com o desempenho máximo se forem utilizados com um ângulo de 25-30° em relação à peça. Com este ângulo existe a relação mais vantajosa entre quantidade a desbastar e desgaste do disco.

Os principais tipos de discos de desbaste são: o tipo tradicional, de espessura elevada e formato cônico e tipo flap, também chamado de disco de lixa ou disco de lixa flap, que também é um disco desenvolvido para o desbaste e possui formatos cônico e reto.

Entende-se por acabamento a operação de usinagem destinada a obter na peça as dimensões finais, ou um acabamento superficial especificado, ou ambos. O desbaste é a operação de usinagem, anterior a de acabamento, visando a obter na peça a forma a dimensões próximas das finais.

Hollow Ground: é um desbaste côncavo caracterizado por dois desbastes laterais, onde a lâmina fica com menos massa próxima ao fio e mais massa no dorso, isso proporciona maior resistência à torção. O desbaste em Hollow Ground é tradicionalmente um dos mais utilizados em facas de churrasco, esportivas e canivetes.