Quais são os tipos de decomposição?

Perguntado por: oportela . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

As fases de decomposição de matéria orgânica são a mesofílica, e termofílica e de maturação.

Ora, os decompositores são microrganismos, bactérias e fungos que, juntamente com pequenos animais, como as minhocas, o minhocuçu e os gôngolos, formam um batalhão de bichinhos que vivem no solo e são responsáveis pelo trabalho de reciclagem de detritos e de resíduos depositados em sua superfície.

O processo de decomposição necessita de três fatores básicos: umidade, calor e oxigênio. A umidade garante a proliferação dos micro-organismos e permite que alguns esporos germinem. Já o calor acelera esse processo, pois aumenta consideravelmente o número de micro-organismos em pouco tempo.

A reação de análise ou decomposição ocorre quando uma substância divide-se em duas ou mais substâncias ou estruturas mais simples. A decomposição ou análise é um tipo de reação inorgânica em que um reagente é decomposto em duas ou mais substâncias.

Decomposição é a transformação de um material em partes menores, ou seja, uma substância é transformada em outras substâncias, quimicamente falando. O tempo de decomposição do lixo depende da sua composição e tamanho e, desta forma, varia de um material para o outro.

fungos

Os principais decompositores são os fungos e alguns tipos de bactérias.

Na compostagem aeróbia, a decomposição é realizada por microrganismos que só vivem na presença de oxigênio. A temperatura pode chegar a até 70°C, os odores emanados não são agressivos e a decomposição é mais veloz.

Através da decomposição, os nutrientes que estavam presentes no organismo morto são liberados na natureza, servindo para outros seres. Curiosidade: - O humo (fertilizante natural) é produzido através da decomposição de material orgânico (restos animais e vegetais) e servem para deixar a terra boa para o plantio.

Plásticos: 450 anos. Garrafas plásticas: tempo indeterminado. Couro: 50 anos. Alumínio: 80 a 1.000 anos.

Caso a decomposição não ocorresse, os nutrientes não ficariam disponíveis novamente e nenhum outro ser vivo poderia utilizá-los. Assim sendo, teríamos vários cadáveres no planeta de animais, plantas e outros seres vivos e nenhuma nova forma de vida poderia surgir, o que causaria a extinção de todas as espécies vives.

No processo de decomposição biológica, os principais responsáveis pela decomposição do lixo orgânico são as bactérias e os fungos saprófitos que se alimentam de vegetais e animais mortos ou de restos orgânicos.

Os decompositores são importantes, pois desenvolvem ao solo ou à água os sais minerais e outras substâncias que formam os seres vivos. Essas substâncias podem ser reaproveitadas por outros seres vivos. As bactérias e alguns fungos não são visíveis a olho nu, pois são muito pequenos.

Papel

Papel. Entre os materiais, o papel é o que se decompõe mais rápido. Ele leva de 3 a 6 meses para desaparecer do ambiente.

Decomposição de um número em fatores primos
Dividimos o número pelo seu menor divisor primo. Dividimos o quociente obtido pelo seu menor divisor primo, e assim sucessivamente até obter quociente 1. O número inicial é igual ao produto dos divisores que utilizámos.