Quais são os tipos de dança clássica?

Perguntado por: dtrindade . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 9 votos

As Danças Clássicas constituem uma das modalidades das Danças de Salão e incluem cinco diferentes tipos de dança: a Valsa Vienense, a Valsa Inglesa, o Slow Foxtrot, o Quick Step e o Tango.

Tipos de dança
Dança performática - como o balé, dança contemporânea, sapateado, flamenco, etc. Danças em dupla - danças de casais, como tango, samba, forró, valsa, entre outras. Danças cerimoniais - como algumas danças circulares, danças indígenas, etc. Dança social - como a dança de salão.

São exemplos de danças de salão clássicas tango, valsa vienense, valsa inglesa, slow fox e quickstep. Por ser um país muito grande, o Brasil possui vários tipos de dança de salão em seu território.

Derivada do balé, a dança moderna acaba por se diferenciar da dança clássica, pois, se por um lado o balé aprecia a leveza e a suavidade dos movimentos a dança moderna, desde sua origem, buscava a manifestação extrema dos sentimentos através dos movimentos corporais.

Mais do que pelo fato de ser uma atividade prazerosa, o Ballet Fitness conquistou adeptas e cada vez mais um maior espaço em estúdios de dança e academia pelos seus amplos benefícios.

A dança clássica é composta de cinco posições, as quis foram registradas pelo dançarino, compositor e coreógrafo na corte, o francês Pierre Beauchamp, as quais são conhecidas como: primeira posição, segunda posição, terceira posição, quarta posição e quinta posição.

A dança é uma manifestação artística que caracteriza-se pelo uso do corpo para realizar movimentos ritmados, geralmente com o auxílio de sons ou de músicas. Essa é uma atividade que pode ser praticada por crianças, jovens, adultos e idosos, de forma individual ou coletiva. Erótica: poledance, can can, strip-tease, etc.

Fluência: É quando se deixa fluir o movimento que parte do tronco atingindo o corpo todo, com controle e entrega de sentimentos. Peso: São as forças usadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso ajuda o dançarino na leveza e resistência. Tempo: São os movimentos rápidos, lentos e moderados da dança.

As evidências mais antigas de dança remontam a pinturas rupestres encontradas em cavernas na Índia e na África, datadas de cerca de 9.000 anos atrás. Essas pinturas retratam figuras humanas em poses dançantes, sugerindo que a dança já era uma forma de expressão artística e social na antiguidade.

Alguns estilos da dança country
Abaixo a divisão da dança country; Singles Dance, Line Dance ou Honky Tonk - dança sem par, em fila, formando coreografias, onde cada um pode colocar seu estilo, giros diferentes, desde que não mexendo na estrutura básica da coreografia. Western- os movimentos são fortes e bem marcados.

Distinções podem ser feitas entre a dança contemporânea: Brasileira; Americana; Canadense; E europeia.

O ballet clássico surgiu nas cortes italianas no século 16. O termo italiano balletto, que significa “dancinha, bailinho” deu origem a palavra francesa ballet. A dança surgiu durante o período renascentista, era apresentado em festas aristocráticas para entretenimento da nobreza.

A Dança Clássica, ou o Ballet, é um estilo de dança que se originou nas cortes da Itália renascentista durante o século XV, desenvolvendo-se e ganhando bastante destaque também na Inglaterra, Rússia e França. Hoje em dia essa modalidade é famosa no mundo inteiro, havendo diversas competições nacionais e internacionais.

As danças folclóricas são manifestações culturais realizadas por meio de coreografias, músicas e vestimentas e ligadas a uma determinada identidade cultural. As danças folclóricas são expressões culturais que envolvem movimentos corporais coreografados, vestimentas e músicas.

Quanto às características da dança clássica, podemos afirmar que:não apresenta uma hierarquia quanto à espacialidade. não há uma exigência quanto à estética corporal. já uma participação do aluno no processo criativo coreográfico.

Como características principais do Ballet Clássico, temos: a técnica e a busca pela perfeição como base conceitual; postura ereta do dançarino (trabalho do corpo na posição vertical-alongada); o uso da música clássica; e movimentos executados com o pé na posição em dehors (o giro dos pés e pernas para fora).