Quais são os tipos de custos?

Perguntado por: ofarias . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

Em qualquer operação realizada, estamos sujeitos a inúmeros tipos de custos. Mas você sabe identificar quais são eles e o impacto que têm nas finanças? Afinal, ignorá-los pode ser uma péssima ideia.
...
Quatro tipos de custos na contabilidade

  1. Diretos. ...
  2. Indiretos. ...
  3. Fixos. ...
  4. Variáveis.

Conheça os principais custos operacionais da sua empresa

  • Salários. O êxito de uma empresa está intimamente ligado à equipe que desenvolve a sua atividade fim. ...
  • Água, luz e despesas de funcionamento. ...
  • Impostos e taxas. ...
  • Multas. ...
  • Contratos com fornecedores.

Os custos de produção incluem todas as despesas necessárias para fabricar um produto ou prestar um serviço, desde o custo da matéria-prima até o custo da mão-de-obra. São divididos em fixos e variáveis. Os fixos são os valores que possuem nenhuma ou pouca variação, independente do volume de produção.

Os custos estão relacionados às vendas, mão de obra, entre outros fatores. Enquanto isso, as despesas estão relacionadas aos gastos necessários para manter a empresa em funcionamento. Por exemplo, aluguel do local, gastos com internet, luz e água, materiais de escritório, todas essas questões são consideradas despesas.

No geral o custo de insumos e mão de obra são os mais importantes para a empresa, pois tratam-se de custos variáveis e fixos respectivamente e juntos representam cerca de 70% dos custos da empresa, por isso entender cada atividade do processo é muito importante para medir onde pode ser melhorado.

Os custos são classificados em três elementos distintos, matéria-prima, mão- de-obra direta e custos indiretos. Matéria-prima é o primeiro elemento do custo, pois sem ele não há como produzir.

Os custos de produção são aqueles ligados ao processo produtivo, podendo ser divididos em custos indiretos, material direto e mão-de-obra direta, ou seja, todos os itens que são obrigatórios no processo produtivo.

Custos diretos são aqueles em que o gestor consegue atribuir facilmente, pois são diretamente ligados à linha de produção de uma empresa. Ou seja, todos os custos ligados ao consumo de matéria-prima e mão de obra direta para a produção ou entrega do serviço.

São os gastos que permanecem constantes, independente de aumentos ou diminuições na quantidade produzida e vendida. Os custos fixos fazem parte da estrutura do negócio.

A diferença básica entre custos e despesas é que o primeiro está diretamente ligado à produção de bens ou serviços, já o segundo tem mais relação com a manutenção do negócio, sem impacto direto no produto final. Os custos são gastos necessários, pois resultam na atividade principal do negócio.

O que são custos indiretos? Os custos indiretos são aquelas despesas que não têm uma ligação tão explícita com os serviços ou produtos oferecidos. Apesar disso, eles costumam ser importantes para o funcionamento da empresa como o aluguel, energia elétrica, entre outros.

Custos diretos e indiretos: qual a relação? Os custos diretos são aqueles que podem ser atribuídos diretamente à oferta do produto ou prestação de serviço de uma empresa. Por sua vez, os custos indiretos são aqueles que você não consegue relacionar diretamente ao produto ou serviço.

O custo fixo é aquele que não muda mesmo quando há variação na produção ou nas vendas. Já o custo variável, acompanha o aumento ou queda das atividades do negócio. Em outras palavras, se seu negócio tiver um mês de maior produção, o custo fixo se mantém e o custo variável acompanha a oscilação.

Quatro tipos de custos na contabilidade

  1. Diretos. Os custos diretos são todos aqueles que estão relacionados aos produtos e serviços vendidos pela empresa, ou seja, que têm impacto no valor final calculado para a comercialização. ...
  2. Indiretos. ...
  3. Fixos. ...
  4. Variáveis.

Quais são os custos de estoque mais comuns? Em linhas gerais, podemos dividir os custos de estoque em pelo menos quatro grandes categorias: custos de pedidos, de manutenção, de falta de estoque (também chamado custo de escassez) e de depreciação.