Quais são os tipos de críticas?

Perguntado por: lcarvalho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Quando as pessoas pensam na palavra crítica, logo surge algo negativo em mente. Só que, na verdade, existem 2 tipos de críticas: Críticas destrutivas, que realmente são sempre negativas e soam mais como uma reclamação; Críticas construtivas, que surgem como um apoio ao trabalho de qualquer pessoa.

Normalmente, as críticas negativas são criticas emocionais e que visam afetar e atacar a pessoa. Com um exemplo, podemos ver esta diferença de forma bastante clara: Imagine que você esteja começando a estudar a história da Primeira Guerra Mundial.

As críticas destrutivas podem ser definidas como aquelas que ofendem ou denigrem o parceiro, ou seja, a imagem dele e a sua essência. Por imagem nós queremos falar sobre os atos dele, e não aparência em si.

1 Apreciação de uma obra literária, científica ou artística. 2 Avaliação baseada apenas na razão, com um propósito final. 3 Análise detalhada de qualquer fato.

Se por um lado, a crítica se resume em fazer afirmações negativas sobre as motivações da outra pessoa, podendo incluir ordens e ultimatos, o feedback negativo procura responder ao resultado real do comportamento daquela pessoa, objetivando que ela reflita os pontos positivos de uma mudança.

Atividades críticas, por sua vez, são aquelas cujas falhas representam um risco inaceitável para as pessoas e o sistema. São normalmente atividades que já possuem providências e dispositivos de segurança previstos. Entretanto, será inaceitável que as medidas preventivas ou corretivas falhem.

A boa crítica ilumina como um sol
Ou seja, irá ligar pontos que outras pessoas nem teriam ligado, aspectos que passariam despercebidos. Aqui se definem muito bem os propósitos da crítica: além de apresentar o que já foi apresentado irá além, irá nos trazer um presente. Algo que sem a análise não estaria claro antes.

O que é uma crítica construtiva? Uma crítica construtiva é aquela que tem o objetivo de fazer o outro refletir sobre seu comportamento, corrigir atitudes, encorajar melhorias e desenvolver novos hábitos ou aptidões positivas. Assim, visa a superação das dificuldades do outro e o seu desenvolvimento.

O egocêntrico não aceita críticas. Ele reage intensamente a opiniões que considera estarem incorretas sobre a sua personalidade ou atitudes.

Como lidar com críticas?

  1. Procure o que é produtivo para você ...
  2. Mantenha a mente no presente. ...
  3. Evite levar as críticas para o pessoal. ...
  4. Busque aprimoramento, não aprovação. ...
  5. Defina quem você vai ouvir.

Como lidar com críticas?

  1. 1 – Ouça e faça uma reflexão sobre o que foi dito. ...
  2. 2 – Analise o que foi dito. ...
  3. 3 – Entenda que a crítica não é à sua pessoa. ...
  4. 4 – Tire um tempo para falar sobre a crítica. ...
  5. 5 – Faça uma autoanálise. ...
  6. 6 – Aprenda com o erro.

Os fatores que levam ao excesso de crítica são a não aceitação, dificuldade em conviver com diferenças, ver no outro aquilo que incomoda dentro de mim, insegurança, necessidade de controle e consequentemente uma baixa autoestima.

Para que você não permita que comentários negativos afetem você, confira algumas dicas a seguir.

  1. Relacione a crítica à sua atitude, não a você ...
  2. Filtre os comentários que escutar. ...
  3. Prefira ficar brava e não triste com os comentários. ...
  4. Valorize a sua opinião, não supervalorize a opinião alheia.

A função da crítica não é somente descobrir o talento individual de certos poetas, romancistas e dramaturgos; é também detectar as relações entre essas fabulações literárias e a realidade social e política que expressam ao transformá-la, o que há nelas de revelação e descoberta, e, portanto, de queixa e protesto.

Como fazer uma boa resenha crítica: passo a passo

  1. Conheça muito bem a obra. Para começar uma resenha crítica é necessário ler/assistir atentamente à obra analisada. ...
  2. Faça anotações sobre a obra. ...
  3. Pesquise sobre o autor/autora. ...
  4. Crie sua opinião sobre a obra. ...
  5. Produza a resenha crítica.

Seja breve, direto e exemplifique com fatos suas observações. Logo após criticar, explique que não há nenhum problema pessoal e coloque-se à disposição para ajudar o indivíduo a melhorar o desempenho ou o comportamento, deixando claro que você torce por ele.

Mas uma atitude crítica é também conseguir distinguir o verdadeiro do falso pensando no nosso próprio caso. E é reconhecer que, como os outros, também nós podemos estar errados e que em certas ocasiões devemos mudar de ideias.

Confira abaixo 4 dicas para fazer críticas de forma positiva:

  1. Tenha um objetivo. Ao fazer uma crítica, você precisa ter um objetivo. ...
  2. Crie um ambiente neutro. Você precisa criar um ambiente neutro para fazer a sua crítica. ...
  3. Seja breve. Seja breve quando fizer uma crítica. ...
  4. Explique o seu objetivo.