Quais são os tipos de crescimento populacional?

Perguntado por: egeraldes . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Existem, assim, dois principais tipos de crescimento populacional: o crescimento vegetativo ou natural e o crescimento absoluto. Para melhor compreender esses dois importantes termos, é importante revisarmos alguns conceitos básicos de demografia, como a taxa de natalidade, a taxa de mortalidade e o saldo migratório.

O cálculo de crescimento populacional é baseado em dois dados: Crescimento vegetativo (ou natural): corresponde a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade, sendo calculado dessa forma: TN – TM = Total em %.

Transição Demográfica: o que é, como funciona e fases!

  • Pré-transição.
  • Aceleração ou explosão demográfica.
  • Desaceleração demográfica.
  • Estabilização demográfica.

Crescimento vegetativo positivo: quando o número de nascimentos é maior do que o número de mortes. Isso significa que o número de pessoas em uma população está aumentando. Crescimento vegetativo negativo: quando o número de mortes supera o número de nascimentos em determinada população.

O crescimento populacional de um determinado território ocorre através de dois fatores: a migração e o crescimento vegetativo, esse último é a relação entre as taxas de natalidade e as de mortalidade.

Crescimento populacional ou demográfico: é a taxa de crescimento populacional calculada a partir da soma entre o crescimento natural e o crescimento migratório.

Melhorias e inovações na saúde, aumento da qualidade de vida, maior fluxo imigratório e maiores taxas de natalidade são fatores que influenciam no crescimento populacional. As populações mundial e do Brasil seguem tendência de desaceleração do crescimento.

O crescimento populacional ou crescimento demográfico mundial é calculado a partir do saldo entre o total de pessoas nascidas vivas e o total de mortes em um determinado período de tempo (dentro de um ano, por exemplo).

O crescimento acelerado da população mundial trouxe consequências para o meio ambiente, como desmatamento e esgotamento de solos, e também ampliou problemas sociais, como a fome, uma preocupação mundial que está associada à distribuição de riquezas.

Segundo o estudo, embora o aumento da população global contribua para a degradação ambiental, incluindo as mudanças climáticas, é o aumento de renda per capita que mais impulsiona o aumento da produção e do consumo e das emissões de gases de efeito estufa.

Conheça as principais teorias demográficas: malthusianismo, neomalthusianismo e reformismo.

Também conhecida como Pré-Transição, a primeira fase da Transição Demográfica é marcada por elevadas taxas de natalidade e mortalidade, o que culminou em um pequeno crescimento populacional. Essa fase caracteriza populações que se concentram no meio rural, onde não há as facilidades da vida urbana.

3ª fase – Desaceleração demográfica
Por esse motivo, há um gradativo processo de declínio do número de nascimentos, o que acontece em uma velocidade inferior à queda da mortalidade. Esse processo passou a ser vivido no Brasil na segunda metade do século XX, sobretudo a partir da década de 1970.

Já o crescimento absoluto é o número de nascimentos menos o número de falecimentos somado ao saldo migratório, dividido pela população total, em porcentagem (%).

De maneira geral, é possível dizer que o crescimento natural vegetativo corresponde ao cálculo da diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade de um determinado território. Juntamente do índice migratório, essa taxa determinará o nível de crescimento demográfico de uma região.