Quais são os tipos de corrupção que existe?

Perguntado por: amarinho . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Quais são os tipos de corrupção mais comuns no Brasil?

  • Corrupção ativa. Como o próprio nome já diz, é a forma ativa da corrupção, prevista no artigo 333 do Código Penal brasileiro. ...
  • Corrupção passiva. ...
  • Corrupção necessária. ...
  • Corrupção preditiva. ...
  • Corrupção lateral. ...
  • Fraude de identidade.

Corrupção é uma forma de desonestidade ou crime praticado por uma pessoa ou organização a quem é confiada uma posição de autoridade, a fim de obter benefícios ilícitos ou abuso de poder para ganho pessoal.

Resumo sobre o que é corrupção
A lei brasileira define a existência de corrupção passiva (quando a pessoa recebe vantagem indevida) e ativa (quando a pessoa oferece vantagem indevida). Países menos desiguais tendem a ser menos corruptos, por isso acredita-se que a desigualdade social é a principal causa da corrupção.

Quando é o próprio funcionário quem solicita ou recebe, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, vantagem indevida, ou aceita promessa de tal vantagem, desde que tais fatos ocorrem em razão da função, ainda que fora dela ou antes de assumi-la.

É oferecer vantagem indevida a um funcionário público, em troca de algum tipo de favor ou beneficio. O crime é cometido por particular que não é funcionário publico. Quando a vantagem é exigida funcionário publico a outro, trata-se de outro tipo de crime, a concussão.

É um crime praticado pelo particular contra a Administração Pública. A pena é de 2 a 12 anos. Já na corrupção passiva, quem comete o crime é o servidor público, que pede ou recebe algum tipo de beneficio de forma ilegal, utilizando seu cargo.

Pratica o crime de corrupção ativa (art. 333 do Código Penal) aquele que oferece ou promete vantagem indevida a funcionário público como forma de determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato que seria seu de ofício.

Como consequências da corrupção, o ministro destacou o desvio e a má aplicação de fundos destinados aos desenvolvimentos econômico e social e a consequente destruição da capacidade dos governos em oferecer serviços básicos à população.

Práticas de como evitar corrupção

  1. Tenha um código de conduta. ...
  2. Invista em canais seguros de comunicação. ...
  3. Implemente um canal de denúncias. ...
  4. Ofereça treinamento especial. ...
  5. Invista em práticas de compliance. ...
  6. Tenha parceiros confiáveis. ...
  7. Crie um comitê de ética. ...
  8. Preste atenção nos contratos.

Em um sentido amplo, corrupção pode ser definida como o ato ou efeito de se corromper, oferecer algo para obter vantagem em negociata onde se favorece uma pessoa e se prejudica outra.

Que ou quem age de forma desonesta para tirar vantagens para si ou para outrem; que ou quem se deixa subornar, perverter ou viciar.

Quando a corrupção lateral é voltada para a esfera pública, ela ocorre quando um político cria bancadas para que possa conseguir a quantidade de votos necessária para o projeto de seu interesse. Porém, esse tipo de corrupção pode ser aplicado diretamente para a realidade de seu negócio.

O crime de peculato tem como objetivo punir o funcionário público que, em razão do cargo, tem a posse de bem público, e se apropria ou desvia o bem, em benefício próprio ou de terceiro. Está descrito no artigo 312 do Código Penal, que prevê pena de prisão de 2 a 12 anos e multa.

É um dos crimes praticados por funcionário público contra a administração em geral que consiste em retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.

O PL descreve, em linhas gerais, corrupção privada como oferta ou recebimento (assim como promessa ou pedido) de vantagem indevida para “realizar, retardar ou omitir ato relativo às suas atribuições funcionais no curso de atividades econômicas financeiras ou comerciais”.

Oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, para determina-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício.

333 - Oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.

Academicamente, a corrupção passiva pode apresentar as seguintes modalidades: própria, quando o ato a ser realizado pelo funcionário é ilegal; imprópria, quando o ato a ser realizado pelo funcionário é legal; passiva antecedente, quando a vantagem é dada ao funcionário antes da realização da conduta; passiva ...

O conceito de “Corrupção” em sentido stricto é aplicável à conduta de efetivamente entregar dinheiro ou qualquer vantagem indevida a funcionário ou agente público, visando o recebimento de vantagem ou benefício, conforme previsto no artigo 5º, I da Lei Anticorrupcao.

O resultado da corrupção política pode ser desde a apropriação de bens públicos. A apropriação de serviços públicos, a apropriação de dinheiro público, o nepotismo, a cobrança de propinas, a extorsão, a compra e a venda de influência política e a realização de fraudes em licitações públicas.

1 adulteração, alteração, corrompimento, corruptela, desvirtuação, desvirtuamento, deturpação, modificação. Suborno: 2 aliciação, aliciamento, compra, peita, sedução, suborno.