Quais são os tipos de contradição?

Perguntado por: etaveira7 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Veja também

  • Duplipensar.
  • Ironia.
  • Oximoro.
  • Lógica paraconsistente.
  • Paradoxo.
  • Verdade.

O Principio da Não Contradição é a segunda das Três Leis Clássicas do Pensamento, em sua formulação mais simples, determina que duas afirmações contraditórias não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo sob o mesmo aspecto. Sob o mesmo tempo e aspecto, tais afirmações serão mutuamente excludentes.

Vejamos um exemplo: (1) Está chovendo. (2) Não está chovendo. De acordo com o princípio de não contradição, as proposições expressas nas frases (1) e (2) não podem ser ambas verdadeiras ao mesmo tempo: não pode ser verdade ao mesmo tempo que está chovendo e que não está chovendo (uma ou outra, não ambas!).

Diferente dos Afiliados, que encontram um produto no mercado para divulgar e solicitam a afiliação, para ser Coprodutor, você precisa ser convidado por um Produtor. Por isso, geralmente, a coprodução é feita com alguém que você já conhece ou alguém que você procurou para criar esse tipo de parceria.

Prova por contradição
Uma variante da prova indireta inicia por assumir que P é verdade e que Q é falsa (esperando, é claro, que isto seja impossível) e, então, tentando mostrar que P é falsa. Desde que P não pode verdade e falsa simultaneamente, a implicação é provada por contradição.

As contradições sempre fascinaram e irritaram os filósofos. Há contradições que são verdadeiras contradições, e essas são falsas, e há contradições apenas aparentes que podem ser falsas ou verdadeiras.

Entende-se por contradições sociais os problemas que a humanidade já tem condições materiais de superar mas que persistem porque são produzidos pelo próprio desenvolvimento da sociedade. A fome, a desigualdade social e a miséria são exemplos de contradições sociais.

Incoerência, segundo o dicionário, é ausência ou inexistência de coerência. É incongruência ou contradição. É característica de uma pessoa incoerente, que fala uma coisa e faz outra completamente diferente.

Para De Plácido e Silva, antinomia é o termo aplicado para significar a contradição real ou aparente, evidenciada entre duas leis, o que torna de certo modo difícil a sua interpretação.

O princípio da não-contradição foi (primeiramente) formulado por Aristóteles e diz-nos que uma proposição verdadeira não pode ser falsa e uma proposição falsa não pode ser verdadeira. Nenhuma proposição (na lógica clássica), portanto, pode ser os dois ao mesmo tempo.

Assim, na sociedade capitalista a principal contradição é entre o capital e o trabalho, sendo todas as outras contradições - por exemplo, entre a burguesia liberal e a burguesia monopolista, entre a democracia e o fascismo, entre os países capitalistas - determinadas ou influenciadas pela principal (Mao Zedong).

O contraditório é, portanto, a opinião contrária daquela manifestada pela parte oposta da lide.

1 absurdo, antinomia, antítese, contraposição, contrassenso, contraste, discrepância, incoerência, incompatibilidade, incongruência, paradoxo. Oposição às opiniões de outro: 2 desacordo, contradita, contestação, contraditória, desmentido, discordância, impugnação, negação, objeção, oposição, refutação, réplica.

As leis clássicas do pensamento
O princípio da contradição é meramente uma expressão do aspecto mutualmente exclusivo dessa dicotomia, e o princípio do terceiro excluído é uma expressão desse aspecto mutualmente exaustivo.

contradições | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Uma fórmula A é chamada de CONTRADIÇÃO se para qualquer valor de verdade de seus atomos a fórmula sempre assume valor F (Falso) . Uma fórmula P é chamada de TAUTOLOGIA se para qualquer valor de verdade de seus átomos a fórmula sempre assume valor V (Verdadeiro).