Quais são os tipos de contaminação que existe no açougue?

Perguntado por: lleiria . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 13 votos

Quais são os tipos de contaminação em açougues?

  • Contaminação Biológica. A contaminação biológica acontece quando há contato de alimentos com micro-organismos que causam Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs). ...
  • Contaminação cruzada. ...
  • Contaminação física. ...
  • Contaminação química.

Contaminação Física: acontece quando algum corpo estranho entra em contato com os alimentos, tais como adornos dos manipuladores, material de utensílios, etc. Contaminação Química: ocorre quando existe o contato dos alimentos com produtos químicos, principalmente durante a limpeza do estabelecimento.

Ar poluído, água contaminada e utensílios mal higienizados são as principais fontes contaminantes dos alimentos.

A contaminação é a presença indesejável de qualquer matéria estranha que não pertença ao alimento, podendo ser dividida em três grupos: Contaminação Física: causada por materiais que podem machucar como: cabelo, caco de vidro, pedras, prego, grampos, anzol e adornos.

Significado de Contaminação
substantivo feminino Poluição; transmissão de impurezas ou de elementos nocivos capazes de prejudicar: contaminação do solo. Infecção; propagação de substâncias nocivas ou de doenças que causam infecção. [Figurado] Poder exercido sobre alguém ou sobre alguma coisa.

a) Contaminantes físicos: vidros, metais, madeira ou qualquer tipo de material palpável ou objeto que possam causar dano ao consumidor.

CONTAMINAÇÃO QUÍMICA

  • Produtos de limpeza (por exemplo, detergente, desinfetante)
  • Pesticidas / herbicidas.
  • Produtos químicos tóxicos em metais e plásticos.
  • Conservantes.
  • Toxinas que ocorrem naturalmente.

Entre as medidas a serem adotadas para prevenir a contaminação, de acordo com a Vigilância Sanitária do Estado, está a lavagem adequada das mãos antes de preparar, servir ou tocar os alimentos, após o uso do banheiro, após manipular alimentos crus e após contato com animais.

A contaminação da carne ocorre por contato com a pele, pêlo, patas, conteúdo gastrintestinal, leite do úbere, equipamentos, mãos e roupas de operários, água utilizada para lavagem das carcaças, equipamentos e ar dos locais de abate e armazenamento.

A contaminação dos alimentos que consumimos pode ocorrer através de agentes biológicos, como fungos e bactérias, ou pela adição de agrotóxicos. A contaminação de pessoas através de alimentos contaminados é uma preocupação constante em todos os países do mundo.

Durante o recebimento de mercadorias, alguns fatores devem ser analizados, como verificar a data de fabricação e validade do produto, avaliar o produto de acordo com as características sensoriais, observar se as embalagens estão limpas e em boas condições, se necessário realizar a troca de embalagens no ato do ...

Quando falamos de contaminação de alimentos, existem três tipos principais: física, química e biológica.

A contaminação cruzada direta é quando o produto tem contado direto com o outro, podendo ocorrer desde o armazenamento ou em sua manipulação. Já a contaminação cruzada indireta, não se tem o contado diretamente com o produto contaminado, mas sim por intermédio do cruzamento com alguma superfície contaminada.

É tipicamente causada por atividade industrial, produtos químicos agrícolas ou descarte inadequado de resíduos. Os químicos mais comuns envolvidos são hidrocarbonetos de petróleo, hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (como naftaleno e benzo(a)pireno), solventes, pesticidas, chumbo e outros metais pesados.

3.5 – Contaminação: presença de substâncias ou agentes estranhos, de origem biológica, química ou física que sejam considerados nocivos ou não para saúde humana.

A bactéria pode estar presente no ar, contaminando os equipamentos e utensílios, na maioria das vezes, a contaminação ocorre por contato direto das mãos do manipulador, já que foi calculado que a metade das pessoas sadias pode alojar a bactéria em alguma parte do corpo mencionada.

As principais vias envolvidas num processo de contaminação biológica são a via cutânea ou percutânea (com ou sem lesões, por acidente com agulhas e vidraria e na experimentação animal, com arranhões e mordidas), a via respiratória (aerossóis), a via conjuntiva e a via oral (RODRIGUES, 2010).

É importante observar se há manchas e riscos no alimento. Procure notar também se a fruta tem furinhos, pois eles podem significar que ela foi picada por um inseto. Outra dica é conhecer as características da fruta madura, porque se estiver muito diferente isso significa que ela não está própria para consumo.

Contaminação e infecção têm significados diferentes: contaminação é a transmissão de impurezas ou de elementos nocivos capazes de prejudicar a ação normal de um objeto. Infecção é a invasão de tecidos corporais de um organismo hospedeiro por parte de organismos capazes de provocar doenças.

Definição - O que é Contaminação
Introdução no meio ambiente (água, ar, solo ou alimentos) de organismos patogênicos, de substâncias tóxicas ou radioativas em concentrações nocivas à saúde dos seres humanos. É um caso particular de poluição.

Os perigos BIOLÓGICOS são provocados por MICRORGANISMOS que não enxergamos a olho nu. Estes perigos só podem ser vistos com auxílio de um MICROSCÓPIO. Os perigos FÍSICOS são pregos, parafusos, pedaços de VIDRO, lascas de madeira, pedras e outros objetos que possam cair no alimento e prejudicar a saúde do consumidor.