Quais são os tipos de constelações?

Perguntado por: aquaresma . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Além das constelações austrais (sul) e boreais (norte), há as constelações equatoriais, situadas próximas ao Equador Celeste (Órion), e as constelações zodiacais, localizadas próximas aos limites entre norte e sul celestes.

Abaixo segue uma lista de constelações. Em 1930, a União Astronômica Internacional dividiu o céu em 88 constelações com fronteiras precisas. Desta forma, cada direção no céu pertence necessariamente a uma (e apenas uma) delas.

No total, a União Astronômica Internacional divide o céu em 88 constelações, mais da metade dessas (42) são inspiradas em animais reais (como o escorpião) ou mitológicos (como a fênix).

Cruzeiro do Sul

A constelação Cruzeiro do Sul (ou Crux) é considerada a menor dentre as 88 constelações reconhecidas pela União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês). Quatro ou cinco estrelas de brilho intenso dão origem ao asterismo em formato de cruz que é tão característico do Cruzeiro do Sul.

Hidra

Hidra (Hya)
Hidra é a maior constelação da esfera celeste. Estende-se por mais de um quarto do céu, passando perto de constelações como, a Balança, o Centauro, o Corvo, a Taça, o Sextante e Câncer.

As principais constelações existentes são Andrômeda, Cruzeiro do Sul, Ursa Maior, Ursa Menor, Cão Maior, Cão Menor, Pégaso, Fênix e Constelação de Órion.

As Três Marias são estrelas pertencentes à constelação ocidental de Órion, uma constelação que fica completa no nosso céu, durante toda a noite, somente durante o verão.

Alpha Canis Majoris

Sirius: a estrela mais brilhante do céu noturno
Sirius faz parte da constelação Cão Maior e é oficialmente chamada Alpha Canis Majoris em função de sua posição na constelação. Sirius A tem magnitude aparente de -1,46 (quanto menor o número, maior o brilho) e brilha 20 vezes mais que o Sol.

Alfa Centauri

A mais brilhante estrela é Alfa Centauri (ou Alfa do Centauro). É a estrela mais próxima da Terra, com exceção do Sol. Enquanto o último está a aproximadamente 150 milhões de quilômetros de nosso planeta, Alfa Centauri fica a quarenta trilhões de quilômetros de nós.

Cada cultura dá às Três Marias um diferente significado. Na tradição cristã, as estrelas são associadas às três mulheres que visitaram o túmulo de Jesus na ressurreição. Também representam os Três Reis Magos – Gaspar, Melquior e Baltasar -, que estariam a caminho de Belém no nascimento do messias.

As galáxias possuem em média centenas de bilhões de estrelas. E as estimativas também apontam para centenas de bilhões de galáxias no Universo. Isto resultaria na existência de mais de 10 sextilhões de estrelas.

Alfa do Cruzeiro do Sul, a Base da Cruz (Acrux)
Acrux também é conhecida como estrela de Magalhães, em homenagem ao navegante português Fernão de Magalhães. Ela é a 13ª estrela mais brilhante no céu noturno, de brilho azulado. Aqui da Terra, temos a impressão de que a Acrux é uma estrela apenas.

A Estrela do Sul é a estrela circumpolar ao Pólo Sul celestial (como Polaris, a Estrela do Norte, está para o Pólo Norte celestial), e pode assim ser usada confiavelmente para navegação. A atual Estrela do Sul é Sigma Octantis, a qual é muito pálida.

Órion

Devido à inclinação da Terra, nesta época, a mais bonita constelação no céu – Órion – coloca-se exatamente sobre o equador celeste. Isso significa que esse faiscante conjunto de estrelas – entre as quais figuram as populares Três Marias – aparece bem diante da vista, a meio caminho do horizonte e o alto do céu.

A escolha por representar uma constelação do céu boreal (Cão Menor), bem como a presença de uma estrela acima da faixa zodiacal (Spica, da constelação de Virgem) tinha o intuito de lembrar que o território brasileiro se estende também pelo hemisfério norte.

Tanto que Touro é a mais antiga constelação assinalada pelos antigos e deu origem ao estudo do zodíaco em todo mundo. A primeira descrição desse conjunto de estrelas foi feita pelos babilônios, há 4 000 anos, época em que o aparecimento das Plêiades no horizonte pela manhã, coincidia com a chegada da primavera.

Constelação de Órion

No Brasil, a constelação mais popular é a Constelação de Órion ou parte dela, mais conhecida como Três Marias. As Três Marias representam o centro desta constelação e ao localizá-las pode-se facilmente visualizar toda a constelação.

A J005311 é uma estrela nascida de restos de duas estrelas mortas que se fundiram. Astrônomos divulgaram na revista científica Nature que identificaram uma raríssima estrela feita a partir de restos de duas estrelas mortas que se fundiram: o fenômeno reacendeu a fusão em seu núcleo e permitiu a retomada de sua "vida".

Constelações são agrupamentos aparentes de estrelas os quais os astrônomos da antiguidade imaginaram formar figuras de pessoas, animais ou objetos. Numa noite escura, pode-se ver entre 1000 e 1500 estrelas, sendo que cada estrela pertence a alguma constelação.