Quais são os tipos de conservantes naturais?

Perguntado por: nhipolito4 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Quais são os conservantes naturais que posso usar?

  • Açúcar. ...
  • Sal. ...
  • Selamento a Vácuo. ...
  • Atmosfera Inerte. ...
  • Congelamento e refrigeração. ...
  • Desidratação. ...
  • Especiarias. ...
  • Vitamina C.

( ) existem três tipos de conservantes: antimicrobianos, antioxidantes e ativadores enzimáticos.

Alguns conservantes naturais que podem ser usados nas conservas caseiras:

  1. Sal. Tem a função de extrair a umidade do alimento, impedindo a proliferação de micro-organismos. ...
  2. Açúcar. Também extrai a umidade do alimento, quanto maior a concentração, maior a validade da conserva. ...
  3. Azeite e gorduras. ...
  4. Álcool. ...
  5. Vinagre.

Benzoato de Sódio

Benzoato de Sódio
Sal do ácido benzóico, é um conservante fungicida e bactericida, ativo também contra lactobacilos. É comumente utilizado em bebidas carbonatadas (refrigerantes), sucos de frutas, geléias, molhos para saladas e também em cosméticos.

O destaque vai para os sorbatos, potentes inibidores da ação de fungos. Possuem porém, pouca influência na inibição de bactérias. Este é um tipo de conservante ideal para alimentos com grande valor nutricional, como laticínios, carnes, produtos à base de peixe, pão e produtos de confeitaria.

Conservantes podem ser considerados como aditivos, pois o único propósito do grupo é conservar o produto, procurando sempre não alterar suas propriedades físicas, químicas e nutritivas (no caso dos alimentos). Eles podem ser categorizados em três tipos: antimicrobianos, antioxidantes e inibidores enzimáticos.

Massas, pães, molhos, carnes, doces, laticínios e bebidas são os principais produtos que possuem esses ingredientes. Segundo a nutricionista, os conservantes são testados antes de serem oferecidos ao consumidor.

Quais são os prejuízos para a saúde? Quando consumidos em excesso, esses aditivos podem causar alergias, doenças cardiovasculares, além de doenças no intestino, problemas gástricos e até doenças mais graves como câncer.

Quais são os principais conservantes?

  • Antioxidantes. Servem para impedir a reação do alimento com o oxigênio, isto é, a oxidação. ...
  • Antimicrobianos. Sua função é inibir microrganismos que podem afetar a qualidade do alimento. ...
  • Inibidores enzimáticos. ...
  • Acidulantes. ...
  • Glutamato monossódico.

Em geral, quanto mais processados forem, menor seu valor nutricional e maior a quantidade de substâncias nocivas à saúde. Alimentos ultraprocessados tendem a apresentar elevados índices de sódio e de açúcar, que podem causar doenças como hipertensão e diabetes.

Para garantir que a melhor escolha está sendo feita, deve ser realizado uma análise completa da formulação do produto, isso é, os ingredientes que o constituem, assim como determinação de pH, acidez e atividade de água – Aw (conteúdo total de água em um produto).

Apesar de ser bastante intuitivo, essa caracterização se baseia no modo de obtenção desses aditivos. Enquanto os naturais podem ser extraídos de fontes orgânicas, os conservantes sintéticos precisam ser produzidos industrialmente para serem adquiridos.

Utiliza-se o benzoato de sódio como um aditivo antifúngico e antimicrobiano, que proporciona uma maior durabilidade aos mais variados tipos de produtos (utilizado em refrigerantes, sucos, geleias, margarinas, bebidas, aditivo anti fermentação para vinhos, suco à base de cana de açúcar e cidra, na área cosmética e ...

O ácido cítrico é amplamente utilizado na indústria de alimentos e bebidas em razão de suas propriedades antioxidantes, acidulantes (função de intensificar o gosto ácido), flavorizantes, sequestrantes, reguladoras de acidez, atoxidade, palatabilidade, tamponante, entre outros.

Utilize recipientes menores – Deixar o suco em garrafas pequenas (de forma que quase todo o conteúdo da garrafa seja preenchido) é uma maneira eficiente de conservar a bebida, já que ela quase não entrará em contato com o oxigênio.

Retire a casca, o bagaço e as sementes
Pois quando o bagaço, cascas e sementes são batidos no liquidificador, eles dão um amargor à sua bebida. Então, o recomendado é deixar apenas a polpa da fruta. Uma ideia para descascar a laranja com facilidade é fazer um corte vertical e outro horizontal.

Os conservantes evitam que os microrganismos cresçam e estraguem os produtos cosméticos. Os antioxidantes retardam o processo de oxidação e, assim, evitam que os óleos e outros componentes fiquem rançosos.