Quais são os tipos de conflitos que existem?

Perguntado por: scorte8 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 13 votos

Para Chiavenato (2004), existem vários tipos de conflitos: o conflito interno e o conflito externo. O interno, ou intrapessoal, envolve dilemas de ordem pessoal; o externo envolve vários níveis, como: interpessoal, intragrupal, intergrupal, intra-organizacional e interorganizacional.

Aprenda a resolver os 7 tipos de conflitos mais comuns

  1. Resolver conflitos por mal-entendidos ou equívocos. ...
  2. Por motivos não reconhecidos. ...
  3. Por interesses conflitantes. ...
  4. Por valores ou crenças diferentes. ...
  5. Resolver conflitos por poder. ...
  6. Por dificuldades intrapessoais. ...
  7. Por incompatibilidade.

Conflito latente: é aquele que não aparece na relação, há um problema mas ele não é evidente para todos os envolvidos. Conflito percebido: é a evolução do conflito latente, todos os envolvidos estão cientes mas ainda não se manifestaram. Conflito sentido: há uma presença marcante das emoções.

De acordo com o dicionário Aulete, o conceito de conflito é “oposição de ideias, sentimentos ou interesses”. Em outras palavras, trata-se do choque entre forças contrárias ou opiniões divergentes. Onde há um grupo de pessoas, com certeza, em um momento ou outro, haverá conflito.

Podemos dizer que um conflito é uma situação em que duas pessoas ou partes não concordam com uma opinião comum. Em outras palavras, o conflito surge principalmente por causa das diferenças de opiniões ou perspectivas. Isso significa que um conflito pode ser definido como a própria diferença de opiniões em si.

Acompanhe abaixo o nosso artigo de hoje.

  • Conciliação. Trata-se de um processo consensual, onde o conciliador, sempre em posição imparcial, orienta as partes de forma ativa para chegar a um acordo. ...
  • Mediação. Diferentemente da conciliação, o agente terceiro não tem participação ativa na mediação. ...
  • Autocomposição. ...
  • Arbitragem.

Existem três tipos de conflitos mais frequentes dentro das empresas:

  • falhas na comunicação interna;
  • escassez de processos;
  • clima organizacional nocivo.

Embora possa haver diferentes maneiras de responder, as quatro estratégias a seguir são geralmente vistas como os métodos mais bem-sucedidos para gerenciar conflitos: negociação, colaboração, evitação e competição. A negociação envolve a colaboração mútua para chegar a um acordo mutuamente benéfico.

Migração ilegal. Crime e vandalismo. Corrupção e tráfico de drogas. Pobreza.

Alguns conflitos internos ocorreram no período colonial como a Guerra dos Palmares e a Inconfidência Mineira. Durante o Império, ocorreram disputas territoriais como nos casos da Guerra da Cisplatina e do Paraguai. No período republicano, por sua vez, o Brasil esteve envolvido nas duas guerras mundiais.

O conflito ocorre sempre que partes interdependentes percebem os objetivos como incompatíveis. Crenças e valores diferentes podem gerar o desconhecimento das necessidades do outro. Esse comportamento passa a desfavorecer habilidades para trabalhar em equipe e afetar assim o ambiente de trabalho, o qual se torna tenso.

5 Estilos de Gestão de Conflitos

  • Efeitos positivos dos conflitos. Faz parte do dia-a-dia do gestor/líder gerir conflitos. ...
  • Estilo Competitivo. ...
  • Estilo de Evitamento. ...
  • Estilo de Compromisso. ...
  • Estilo de Acomodação. ...
  • Estilo de Colaboração.

Os quatro níveis de conflito são:

  1. Intrapessoal;
  2. Interpessoal;
  3. Intragrupo;
  4. Intergrupo.

Segundo o senso comum, a palavraconflito” tem vários significados: desentendimento, incompatibilidade, desavença, briga, luta, combate, embate, contenda, enfrentamento, choque, etc. Os melhores dicionários definem o conflito como o ato, estado ou efeito de duas pessoas divergirem muito.

Podem existir ainda dentro dos conflitos interpessoais, o intragrupal (divergência numa mesma área, setor, etc.), e intergrupal (dissensão entre áreas, setores diferentes).

“A teoria do conflito defende que a divisão da sociedade em classe burguesa e operária gera conflitos devido às suas naturezas”, explica. Segundo o juiz, o conflito é resultado direto da divisão social pelo poder e riqueza.