Quais são os tipos de condicional?

Perguntado por: rmarinho3 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Condicionais

Tipo de oração condicionalUso
Tipo 1Uma condição possível e seu resultado provável
Tipo 2Uma condição hipotética e seu resultado provável
Tipo 3Uma condição irreal no passado e seu resultado provável no passado
MistaUma condição irreal no passado e seu resultado provável no presente

As orações condicionadas “if clauses” podem ser usadas de quatro maneiras. São classificadas em “Zero Conditional”, “First Conditional”, “Second Conditional” e “Third Conditional”.

O que muda é o nível de probabilidade. A primeira condicional é uma hipótese mais provável de acontecer. A segunda condicional é uma hipótese menos provável (quase improvável).

O que é o modo condicional? O modo condicional permite-nos exprimir uma ação ou um facto cuja concretização depende de uma condição provável ou impossível. Ex.: Se eu tivesse o mapa, encontraria o tesouro!

O "type 2 conditional" indica uma condição improvável ou hipotética e seu resultado provável. Essas orações não são baseadas em uma situação real. Nas orações condicionais tipo 2, o marco temporal é agora ou a qualquer momento, e a situação é hipotética.

O "type 3 conditional" indica uma condição impossível no passado e seu resultado provável no passado. Essas orações são verdadeiramente hipotéticas e irreais, pois agora é muito tarde para que a condição ou seu resultado existam.

A first conditional (primeira condicional) exemplifica as ações futuras que apresentam chances de serem concretizadas, ou seja, possibilidades reais de algum resultado.

O Zero Conditional em inglês pode expressar um fato verdadeiro sobre uma pessoa. Um exemplo disso é “if I eat chocolate, I get an allergy” (se eu como chocolate, eu tenho alergia). Nesse caso, trata-se de um fato verdadeiro sobre minha saúde. Mas, claro, podemos nos referir a outros fatos parecidos.

Os conditionals em inglês são classificados em quatro: zero conditional, first conditional, second conditional e third conditional.

O que diferencia uma frase condicional da outra – ou seja, se é Zero ou First Conditional – é o tempo no qual se encontram os verbos das orações.

A condicional if é uma estrutura condicional que executa a afirmação, dentro do bloco, se determinada condição for verdadeira. Se for falsa, executa as afirmações dentro de else.

A second conditional são orações usadas para falar de situações pouco prováveis ou mesmo irreais no futuro. Exemplo: If I had lots of money, I could travel round the world. (Se eu tivesse muito dinheiro, eu poderia viajar pelo mundo).

A Primeira Condicional (First Conditional) expressa uma ação que depende de uma condição para acontecer. Sua estrutura é formada pelo presente e futuro simples.

"Third conditional" e outras sentenças condicionais
“First conditional” tem estrutura “If + simple present + simple future + infinitivo”. É usado para falar de coisas do presente, mas terá uma consequência no futuro. “Second conditional” tem estrutura “If+ simple past + would, could, might, should + infinitive”.

As orações condicionais são utilizadas para se especular sobre o que poderia ocorrer, o que pode ter ocorrido e o que desejaríamos que ocorresse. Em inglês, a maioria das frases que fazem uso do tempo verbal condicional contém o termo if.

Morfologicamente, o condicional compuesto é formado pelo verbo auxiliar haber conjugado no condicional simple mais o particípio do verbo principal.

Frases condicionais são declarações de uma situação “se-então” ou “a menos que-então” (embora “então” nem sempre seja explicitamente usado), ou de uma probabilidade. Essas frases apresentam situações e seus possíveis desfechos.

Estrutura da zero conditional
A condicional zero em inglês é formada pelo presente simples e possui duas cláusulas que podemos chamar de 'condição' e 'resultado'. A segunda cláusula é a de resultado e é formada com: Subject + simple present.

Nós vimos o presente, o passado, o futuro, e agora é o CONDICIONAL. E o auxiliar que coloca todos os verbos no CONDICIONAL, que é o “RIA”, faria, comeria, beberia, brincaria, iria, nadaria e assim por diante, é o auxiliar WOULD.

Suas funções são: expressar desejos e conselhos; indicar probabilidade ou dúvida (condicional de conjetura); indicar concessão junto à conjunção adversativa pero; expressar cortesia; representar a ideia de futuro no estilo indireto; posposto a orações condicionais.