Quais são os tipos de cólicas menstruais?
Saiba mais sobre os tipos de cólica
- Cólica menstrual. Podemos dividir as cólicas menstruais em primárias e secundárias. ...
- Cólica intestinal. Algumas causas possíveis são gases, inflamações e obstruções do intestino. ...
- Cólica renal. Vem dos cálculos renais, as famosas pedras nos rins. ...
- Cólica biliar. ...
- Quando procurar ajuda.
Qual a diferença entre cólica e cólica abdominal?
Cólica não relacionada a menstruação
É importante ressaltar que, além da cólica menstrual, também existem a cólica renal e a cólica intestinal. A cólica renal acomete a região abdominal lateral e pode irradiar para a virilha, enquanto a cólica intestinal é uma dor semelhante à de uma cãimbra.
Qual a diferença cólica menstrual?
A dismenorreia primária é a cólica causada pela ação de substâncias chamadas prostaglandinas, que provocam contrações uterinas no primeiro dia do fluxo menstrual. Já a dismenorreia secundária geralmente tem origem em alguma doença pélvica e a dor pode ser mais intensa e persistir durante todo o fluxo¹.
Como identificar o tipo de cólica?
Podemos dividir as cólicas menstruais em primárias e secundárias. As primárias são as mais comuns. Costumam aparecer pouco depois das primeiras menstruações. Já as secundárias vêm de alguma doença ou problema, como a endometriose, problemas com o DIU, alterações do útero e ovários e inflamação pélvica.
Como saber se a cólica é normal?
No geral, ela não deve passar de dores leves a moderadas na região do baixo-ventre ou na lombar, podendo ser acompanhada de sintomas, como dor de cabeça, diarreia, enjoo, entre outros.
Quando a dor de cólica é preocupante?
Quando a cólica ocorre fora do período menstrual, mas não é recorrente, não é necessário se preocupar. No entanto, se essa cólica persistir fora do período menstrual por mais de um mês é importante procurar um ginecologista, pois pode indicar doenças ginecológicas.
Como é a cólica da ovulação?
Qual é a sensação da dor na ovulação? Geralmente, a dor na ovulação é sentida no lado esquerdo ou direito da região inferior do abdômen, dependendo do ovário que está liberando um óvulo. Pode ser uma dor crônica e semelhante a cólicas ou uma dor aguda, localizada e repentina.
Estou com cólica mas não estou menstruada o que pode ser?
Existem diferentes situações que podem causar dor pélvica fora do período menstrual. De modo geral, as mais frequentes incluem: ovulação, endometriose, mioma, doença inflamatória pélvica, adenomiose, estenose cervical e gravidez.
O que pode ser dor no pé da barriga tipo cólica?
O que causa a dor no pé da barriga? A dor no pé da barriga é bastante comum e pode ter uma série de causas diferentes. Dentre as causas menos graves, podemos citar a prisão de ventre, o acúmulo de gases, má digestão, cólicas menstruais, intolerância à lactose e infecção urinária.
O que significa cólica muito forte?
Fique atenta às cólicas muito fortes, pois não é normal sentir dores tão intensas. Mesmo no período pré-menstrual, a cólica extremamente dolorosa indica alguma anormalidade no sistema reprodutor. As alterações podem ser doenças como endometriose, miomas, pólipos ou inflamações pélvicas².
Onde dói a cólica abdominal?
A cólica intestinal pode se manifestar em duas regiões: embaixo da barriga ou no abdome todo. Caso a origem do problema seja algum alimento que não caiu bem ou mudanças no hábito intestinal (prisão de ventre ou excesso de flatos, por exemplo), pode não apresentar outras manifestações ou aliviar após a evacuação.
Como é a cólica de endometriose?
Um dos principais sintomas da endometriose é a cólica intensa, que pode ser confundida com a dor comum ao período da menstruação. Por mais que as sensações em ambos os casos sejam parecidas, elas não são exatamente iguais. É possível diferenciá-las de acordo com algumas especificidades sutis.
Como são as cólicas de endometriose?
A dor da endometriose pode se manifestar como uma cólica menstrual intensa, ou dor pélvica/abdominal à relação sexual, ou dor “no intestino” na época das menstruações, ou, ainda, uma mistura desses sintomas.
Como saber se a cólica pode ser endometriose?
Cólicas que se iniciam antes de menstruar e que duram por todo período de sangramento não devem ser consideradas normais. Mais ainda se vierem acompanhadas de alteração no hábito intestinal (como intestino solto ou dor para evacuar). Isso pode ser endometriose e deve ser devidamente pesquisado pelo médico.
Como é a cólica de gases?
A cólica intestinal dói embaixo da barriga ou pode surgir como um incômodo em todo o abdômen. Normalmente, essa dor possui uma intensidade entre leve a moderada4. Se for causada por alimentação inadequada, prisão de ventre ou gases, a cólica intestinal não costuma ter outros sintomas associados4.