Quais são os tipos de cognitiva?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

Quais são as principais habilidades cognitivas?

  • Atenção sustentada. Esse tipo de atenção auxilia na concentração em uma atividade por um período longo. ...
  • Atenção seletiva. ...
  • Atenção dividida. ...
  • Memória de longo prazo. ...
  • Memória de curto prazo. ...
  • Lógica e raciocínio. ...
  • Processamento auditivo. ...
  • Processamento visual.

O significado do termo cognitivo
É a partir do processo cognitivo que o ser humano consegue desenvolver suas capacidades intelectuais e emocionais, isto é, linguagem, pensamento, memória, raciocínio, capacidade de compreensão, percepção etc.

As 4 Funções Cognitivas
As Funções Cognitivas, também chamadas de Funções Psicológicas são processos mentais que todas as pessoas possuem e usam em certa ordem predeterminada, dada a natureza da sua psique ou, como costuma-se chamar de, “preferência” pessoal.

Os dados foram coletados por meio de uma escala tipo Likert, composta por 32 itens, que se destina à descrição das quatro dimensões de estilos cognitivos descritas anteriormente (Convergência-Divergência de Pensamento, Dependência-Independência de Campo, Holista-Serialista e Impulsividade-Reflexividade de Resposta).

Três níveis de cognições são identificados pela TCC, sendo eles: pensamentos automáticos (PAs), crenças intermediárias e crenças centrais (A. Beck et al., 1997).

Capacidades físicas básicas As capacidades físicas básicas são predisposições fisiológicas inatas que permitem o movimento e são passíveis de avaliação e melhora por meio do treinamento. São apresentadas por força, velocidade, resistência e flexibilidade.

Funções cognitivas são as operações mentais realizadas pelo cérebro para processar informações. Por meio dessas operações, ele trabalha com as referências que o cercam, armazenando-as e analisando-as para tomar as decisões apropriadas.

Além de resistência cardiovascular, contamos com mais seis capacidades físicas, que são: resistência muscular localizada; força; flexibilidade; agilidade; velocidade e equilíbrio.

Os testes de funções cognitivas são avaliações para testar diferentes funções mentais, tais como memórias, raciocínio e velocidade de pensamento. Eles são comumente aplicados por psicólogos, neurologistas, pediatras e educadores e podem ajudá-los a determinar indícios de uma deficiência cognitiva.

ÁREA COGNITIVA:
Presta atenção nas aulas ou é dispersivo. Realiza atividades de sala de aula de forma independente ou necessita de ajuda do professor ou colegas. Persiste na realização das tarefas ou desiste diante da primeira dificuldade.

Os testes cognitivos podem ser realizados em humanos e animais. Esses testes são realizados para avaliar as habilidades cognitivas. Embora os tipos de testes administrados a humanos e animais sejam diferentes, o objetivo de todos os testes cognitivos é estudar mais a fundo a psicologia e a filosofia da mente.

Entende-se por função cognitiva ou sistema funcional cognitivo as fases do processo de informação, como percepção, aprendizagem, memória, atenção, vigilância, raciocínio e solução de problemas.

As funções cognitivas mais importantes são a atenção, a orientação, a memória, as gnosias, as funções executivas, as praxias, a linguagem, a cognição social e as habilidades visuoespaciais.

Dançar, brincar, ler, ver filmes, entre outras atividades, são formas de estimular e melhorar a cognição. Isso ocorre porque quando as capacidades cerebrais são impulsionadas, o raciocínio, a abstração, a imaginação e a linguagem podem ser aperfeiçoadas.

Quais são os tipos de aprendizagem?

  1. Musical. A habilidade musical ou auditiva é encontrada em pessoas que relacionam músicas e sons ao seu processo de aprendizagem. ...
  2. Lógico-Matemática. ...
  3. Interpessoal. ...
  4. Intrapessoal. ...
  5. Corporal-cinestésica. ...
  6. Espacial. ...
  7. Linguística.

A partir destas competências, os autores definiram quatro estilos de aprendizagem: ativo, reflexivo, teórico e pragmático.

Para verificar estilos de aprendizagem, o professor pode usar diferentes metodologias. Nesse sentido, questionários ajudam a nomear características e a pontuar limites entre os modelos, a exemplo do Myers – Briggs Type Indicator (MBTI), o Questionário Honey e o Questionário Vark.