Quais são os tipos de citoplasma?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

De acordo com a viscosidade, o citoplasma é comumente dividido em duas porções. A região mais externa recebe a denominação de ectoplasma e possui uma maior viscosidade. A porção mais interna é chamada de endoplasma e é mais fluida.

Citoplasma das células eucariontes
O citoplasma nas células eucariontes corresponde ao conteúdo celular localizado entre a membrana plasmática e o núcleo da célula. Nesse local encontram-se várias organelas, tais como mitocôndrias, lisossomos, retículo endoplasmático e complexo golgiense.

Elas são as mitocôndrias, os peroxissomos, o retículo endoplasmático rugoso (RER), o retículo endoplasmático liso (REL), o complexo de Golgi e os lisossomos. Falaremos detalhadamente de cada uma delas no próximo tópico.

O citoplasma é uma parte fundamental das células procariontes e eucariontes, abrigando e mantendo as organelas celulares em um ambiente ideal para o seu funcionamento. As organelas citoplasmáticas realizam reações metabólicas complexas, que incluem a síntese de proteínas e a produção de energia.

A função do citoplasma é fornecer sustentação esquelética para a célula através da estrutura composta por filamentos e túbulos proteicos. Além disso, todo o conjunto de estruturas mergulhadas no citosol apresenta bastante dinamismo, fato que possibilita à célula realizar alguns movimentos.

A membrana plasmática – o limite externo da célula – é a bolsa, e o citoplasma é a gelatina. Naturalmente, uma célula é muito mais que apenas uma bolsa de gelatina. É uma unidade complexa e altamente organizada; a unidade estrutural básica de todas as coisas vivas.

Citocinese

Citocinese é o processo de divisão do citoplasma. O processo de citocinese ocorre durante a anáfase e telófase, terminando após o fim da telófase.

Crescimento e regeneração de tecidos; Cicatrização; Formação de gametas em vegetais; Divisões do zigoto durante o desenvolvimento embrionário.

A função da célula é realizar todas as funções necessárias à vida, como por exemplo a obtenção de energia e a reprodução. Por isso a célula é a unidade fundamental dos seres vivos. As células é a unidade fundamental do corpo e do funcionamento.

Essas células são divididas em três grandes grupos: células eucarióticas, procariontes e vírus. As células eucarióticas são as mais complexas e incluem as células do sangue, da pele, do tecido nervoso e dos órgãos. As procariontes são as menos complexas e incluem as bacterias.

O citoplasma celular é a região localizada entre a membrana plasmática e o núcleo. Diferentemente do que acreditava-se antigamente, o citoplasma não é homogêneo. Pelo contrário, é composto por estruturas que podem ser diferenciadas com auxílio da microscopia.

A membrana plasmática é a fronteira entre o interior e o exterior de uma célula. Assim, controla a passagem de várias moléculas - incluindo açúcares, aminoácidos, íons e água - para dentro e para fora da célula.

O citoplasma é uma estrutura complexa que abriga as organelas membranosas e o núcleo celular. Ele é responsável pelo armazenamento de substâncias químicas fundamentais para a manutenção da vida, além de auxiliar no processo de respiração celular.

Resumo sobre organelas celulares
Mitocôndria atua na produção de energia para a célula. Lisossomo atua na digestão intracelular. Retículo endoplasmático liso está relacionado com a síntese de lipídios, metabolismo de carboidratos e processos de desintoxicação.

As principais organelas celulares e suas funções são: Mitocôndrias – respiração, Ribossomos – ligação de aminoácidos, Retículo Endoplasmático (liso e rugoso) – produção de proteínas, Complexo de Golgi – armazenamento, Lisossomos – digestão, Peroxissomos – oxidação, Vacúolos – reservas e Plastos.

mitocôndrias

As mitocôndrias possuem o próprio DNA (se reproduzem sozinhas) e o próprio ribossomo. Estão envolvidas por uma membrana dupla (interna e externa), chamada de cristas mitocondriais. Elas realizam a respiração celular e produzem grande parte de energia (ATP) essenciais para manter o funcionamento das células.

Nessas células são encontrados apenas ribossomos, organelas relacionadas com o processo de síntese proteica.