Quais são os tipos de circuitos?

Perguntado por: smoura . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Tipos de circuitos. Existem vários tipos de circuitos sendo os principais o circuito em série, circuito paralelo e circuito misto. No circuito em série existem trechos que funcionam de forma independente. No circuito em paralelo, os caminhos funcionam de forma dependente.

Circuito Elétrico Simples é aquele que percorre apenas um caminho. O exemplo mais comum é uma bateria. Nas baterias, são sempre os mesmos elétrons que estão circulando.

O circuito elétrico é o conjunto de equipamentos que promove a passagem de corrente elétrica. Circuito elétrico é uma ligação de dispositivos, como geradores, resistores, receptores, capacitores, indutores, etc., feita por meio de um fio condutor, que permite a passagem de cargas elétricas pelos elementos do circuito.

Classificação. Os circuitos elétricos são classificados de duas maneiras: Circuitos de corrente contínua: possuem fontes de tensão e correntes contínuas (que não variam no decorrer do tempo). Circuitos de corrente alternada: possuem fontes de tensão e correntes alternadas (que variam no decorrer do tempo)

Circuitos elétricos são ligações de elementos, como geradores, receptores e capacitores, realizadas por meio de fios condutores, permitindo a circulação da corrente elétrica. Elementos como geradores e receptores são ligados por fios condutores, formando circuitos elétricos.

De um modo bem geral, podemos afirmar que um circuito simples é aquele em que há apenas uma única corrente elétrica, ou seja, a corrente elétrica sai do gerador e percorre somente um caminho até voltar a ele. Podemos ver na figura abaixo que há uma pilha, uma lâmpada e uma chave metálica, ligada por fios condutores.

Circuito. Circuito fechado – Um circuito é fechado se o círculo é completo, se todas as correntes têm uma percurso de volta para onde elas vieram. Circuito aberto – Um circuito é aberto se o círculo não é completo, se existe uma lacuna ou uma abertura no percurso.

Um circuito eletrônico e um circuito elétrico tem praticamente a mesma definição, embora os elétricos apresentem apenas componentes elétricos e os eletrônicos tendam a ser circuitos de baixa tensão. Por exemplo, um simples circuito pode incluir dois componentes: uma bateria e uma lâmpada.

Por ordem de gravidade, os principais tipos de curtos-circuitos podem ser divididos em [3]: (a) trifásico; (b) fase-fase e fase-fase com terra; (c) fase-terra.

Os circuitos eletrônicos diferem dos circuitos elétricos por possuírem interligações entre diversos componentes eletrônicos, enquanto os circuitos elétricos somente têm conexões entre componentes elétricos.

Existem vários tipos de circuitos sendo os principais o circuito em série, circuito paralelo e circuito misto. No circuito em série existem trechos que funcionam de forma independente. No circuito em paralelo, os caminhos funcionam de forma dependente.

a) Circuitos mistos são circuitos que apresentam vários dispositivos diferentes, como capacitores, resistores, diodos etc.

Um circuito misto é aquele que dispõe de componentes eletrônicos conectados tanto em paralelo quanto em série, associados a uma só fonte de tensão. O circuito misto , possui alguns pontos de consumo ligados em série e outros em paralelo, ou seja, apresenta seus elementos ligados uns em série e outros em paralelo.

O circuito principal ou de força com também é conhecido, é o responsável pela alimentação do motor, ou seja, ele é o responsável pela conexão dos terminas/fios do motor a rede elétrica.

A forma correta de escrita da palavra é circuito. A palavra circuíto está errada. Sempre que quisermos referir uma linha exterior que delimita uma superfície, um contorno, um caminho que circunda, devemos utilizar o substantivo comum masculino circuito.

É conhecido como um circuito série um circuito composto exclusivamente por componentes elétricos ou eletrônicos conectados em série (de conexão em série, que é o mesmo que associação em série ou ligação em série). A associação em série é uma das formas básicas de se conectarem componentes elétricos ou eletrônicos.

Um circuito elétrico em série é aquele onde se liga mais de uma carga, em série, e no mesmo circuito elétrico umas com as outras. Essas cargas são ligadas por meios de condutores elétricos, sendo uma na ponta da outra, ou ainda diretamente ligadas, dependendo do circuito elétrico em série a ser montado.

Em instalações habitacionais, pontos de tomadas e iluminações podem ser alimentados por circuitos comuns (iluminação e tomada) desde que: A corrente de projeto do circuito comum não seja superior a 16A.

O circuito em série tem por princípio a ligação dos componentes em sequência, sem a divisão do circuito, ou seja, duas ou mais cargas estão sendo alimentadas por um único caminho.