Quais são os tipos de chamados de Deus?

Perguntado por: jveloso . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.2 / 5 2 votos

Animação Vocacional

  • Espiritualidade.
  • Vocação.
  • Solidariedade.

Mas, antes de nossa existência no mundo, Deus já nos conhecia e amava; por isso nos chamou à vida: somos suas criaturas. Cada pessoa é criatura de Deus, amada e convidada por ele ao banquete da vida. A vida é, assim, o primeiro chamado de Deus, a primeira vocação.

Celebramos as vocações: sacerdotal, matrimonial, religiosa e leiga.

Deus nos chama, mas aqueles que são escolhidos são aqueles que aceitam de todo o coração o convite e suas condições.

Sendo o Chamado de Deus essencialmente a expressão vinda de sua natureza; nosso esforço para servir a Deus, o derramar do nosso coração em devoção a Ele, no contexto apontado acima, nunca viveremos nosso chamado, nunca viveremos a vida para qual fomos criados.

Chamados são Dons dados por Deus
São elas as listas de Rm 12, 1Co 12 e Ef 4. A lista de Efésios, no entanto é a que trata sobre os dons disponíveis para a edificação da igreja. Há muitos debates entre teólogos e pastores sobre quais os chamados que ainda “valem” para os dias de hoje.

Um chamado é uma vocação ou uma orientação. O chamado acontece quando sentimos que algo nos chama para seguir um certo caminho em nossa vida.

Existe diferença entre PROPÓSITO, VOCAÇÃO e CHAMADO. Propósito é aquilo que você nasceu para ser. Chamado é aquilo QUE Deus te chama e capacita para fazer pelos outros. Vocação é a ferramenta que você vai usar para desempenhar o seu chamado.

O Catecismo da Igreja Católica nos diz que os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.

A consagração de vida nos ajuda a viver mais perfeitamente o nosso chamado batismal como leigos e dá autenticidade profética para testemunharmos no mundo os valores do Reino e da caridade cristã. Vivemos como consagrados no mundo, estamos no mundo, mas não somos do mundo, pertencemos a Deus.

Naquele tempo, 1Jesus voltou a falar em parábolas aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo, 2dizendo: “O Reino dos Céus é como a história do rei que preparou a festa de casamento do seu filho.

Jesus termina sua história, pronunciando o aforismo que resume o significado da parábola: “Porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos” (Mt 22.14).

Muitos são chamados, mas poucos escolhidos significa que o convite do Evangelho é anunciado a todo o mundo e alcança a muitos, porém são poucos aqueles que efetivamente respondem com fé verdadeira a esse chamado.

O sentido primordial é: o chamado de Deus é o plano que Ele tem para cada um, o propósito principal da sua caminhada com Ele, a vocação que Ele colocou em você. Quando falamos sobre o chamado de Deus, separamos aquele que é deixado para todos os cristãos e também aquele individual para cada pessoa.

Pode ser na área da saúde, da educação, na área religiosa. Ou seja, diversas possibilidades que, acima de tudo, nos permitam evoluir e dar continuidade às obras de Deus. Esse chamado não acontece de maneira isolada, mas sim dentro de um processo de desenvolvimento.

Outros profetas receberam seus chamados para o ofício profético de maneira semelhante: Ezequiel foi chamado no exílio e o apóstolo Paulo foi chamado no caminho de Damasco – um chamado a que ele se referia, durante todo o seu ministério, como prova de sua legitimidade como apóstolo.

Abraão

Abraão é mencionado pela primeira vez na Bíblia no capítulo onze do livro de Gênesis. Já o chamado de Abraão está registrado em Gênesis 12.