Quais são os tipos de cenoura?

Perguntado por: rdias . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Cultivares

GrupoColoração das raízesFormato
Brasília ou verãoLaranjaCilíndrico
Nantes ou invernoLaranja intensaCilíndrico
KurodaLaranja intensaCônico

Uma cenoura com mais de 10 kg entrou diretamente para os recordes do Guinness.

A cenoura não é originalmente cor de laranja, mas sim vermelha, preta, amarela, branca ou púrpura. No século XVI, produtores holandeses de cenoura, inventaram a cenoura cor-de-laranja em honra da Casa de Orange, a família real Holandesa.

Ao consumi-la cozida, principalmente no vapor, há uma melhor absorção de betacaroteno. Já a cenoura crua possui uma melhor quantidade de vitamina C. Ou seja, vale consumir das duas formas para aproveitar melhor seus nutrientes.

Um adulto precisa consumir 250 g de cenoura, cozida ou crua, por semana para atingir a quantidade de vitamina A necessária ao seu organismo. Isso equivale a duas cenouras médias por semana. O ideal é consumir a cenoura após um cozimento rápido, assim ela libera melhor o betacaroteno.

A cenoura pode ser cultivada o ano todo em todas as regiões brasileiras, exceto na região Norte, onde a cenoura é cultivada somente no período de inverno, quando as condições ambientais são mais favoráveis à cultura. Para isso é necessário o produtor escolher as cultivares adequadas para cada estação.

A cenoura branca é a mais rara entre as cinco diferentes tonalidades do legume. Um dos seus maiores benefícios está na presença dos flavonoides em sua composição – que são compostos que reagem diretamente com os radicais livres para impedir o envelhecimento precoce das células.

Do ponto de vista medicinal, possui as mesmas propriedades que a sua congénere cultivar. Quando preparada em cataplasma, a cenoura-brava é antianémica, antidiarréica, anti-séptica, cicatrizante, diurética, estimulante e tónica.

Os primeiros registros de cenoura apontam para produção no século 10, na Pérsia e na Ásia. Originalmente eram roxas ou brancas, com raiz, mas elas perderam o pigmento roxo e ficaram amareladas. Fazendeiros domesticaram o alimento, que tinha um sabor mais forte do que hoje.

Os primeiros registros da hortaliça apontam os arredores do Afeganistão, na Ásia Central, como centro de origem da cenoura. Há dois mil anos, as raízes das variedades orientais eram roxas, vermelhas ou amarelas.

Descrição. Diferentemente dos demais tipos do legume, a cenoura amarela apresenta um sabor mais adocicado. Por contar com os antioxidantes luteína e zeaxantina em sua composição, oferece benefícios para a pele e para a saúde dos olhos, como a manutenção da mácula ocular e prevenção de problemas sérios, como a catarata.

As cenouras são sensíveis ao etileno. A exposição das raízes a esse gás deve ser evitada durante o armazenamento e transporte, pois o etileno aumenta a taxa respiratória das raízes e induz a formação de isocumarina, composto responsável pelo desenvolvimento de gosto amargo.

São Gotardo (MG), Cristalina (GO), Marilândia (PR), Caxias do Sul (RS), Irecê (BA), são os principais Estados produtores, sendo que em Minas Gerais podemos apontar, também, as cidades de Rio Paranaíba, Ibiá, Santa Juliana, Perdizes e Carandaí.

Minas Gerais

Maisda metade da produção brasileira de cenouras é colhida em Minas Gerais. Acolhei- ta mineira contribuiu com 394 mil toneladas das 780,6 mil toneladas produzidas no Brasil em 2014, de acordo com a pesquisa Produção AgrícolaMunicipal (PAM),do Instituto Brasilei- ro de Geografia e Estatística (IBGE).

A colonização portuguesa trouxe a cenoura para o Brasil, mas sua difusão, principalmente no sul e sudeste, só ocorreu depois da imigração de asiáticos e outros europeus.

Deve estar firme. Evite cenouras rachadas, com aspecto ressecado ou com manchas escuras.

Ombro verde e ombro roxo
O pigmento verde na parte superior da raiz é a clorofila.

A cenoura é uma raiz que traz benefícios para a saúde como prevenir o envelhecimento, câncer, proteger a visão e manter o bronzeado. Conhecida por conter uma grande quantidade de vitamina A, a cenoura é considerada um ótimo alimento funcional e proporciona diversos benefícios para a saúde.

As pessoas com diabetes devem comer cenoura? Os carotenóides nas cenouras podem proteger contra a retinopatia diabética. Como as cenouras são vegetais não-estratificados, as pessoas com diabetes podem comê-las livremente, de acordo com a American Diabetes Association (ADA).

Juntas, elas acumulam diversos nutrientes e vitaminas A, C, K, B8, complexo B, ácido pantatênico, ácido fólico, potássio, fósforo, zinco, ferro, cobre e manganês. Por essa razão, segundo nutricionistas, comer ou tomar o suco desta dupla ajuda a fortalecer o sistema imunológico.