Quais são os tipos de CAXI?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Existem dois tipos de caxi. Um deles, de frutos arredondados, não se presta para fazer cuia, porque sua casca é fina e a cuia racha com facilidade. Ele pode ser consumido ainda verde, com as sementes tenras - no mesmo ponto de colheita da abobrinha e do pepino, por exemplo.

O caxi ou porongo (Lagenaria siceraria) é um legume de origem africana e asiática. Da família das curcubitáceas, tais como a abóbora, pepino, melão, entre outros. É considerada uma PANC – planta alimentícia não convencional. Veja, também, refogado de maxixe.

Caxi - Cachuchu ou Abóbora Caxi
O Caxi é uma hortaliça não tradicional (porque seu consumo não é tão difundido), ou seja, faz parte dos nutritivos Alimentos Não Tradicionais ( ANT ). É da mesma família do pepino, da melancia, da abóbora, abobrinha e moranga, embora sua consistência e aparência interna seja de chuchu.

R$8,00. Da familia dos porongos comestíveis, esta variedade produz longos frutos que chegam a mais de 1 metro, conhecido em algumas partes do Brasil como Caxi de Metro. Muito saborosos colhidos ainda tenros, preparados como abobrinha, refogado, empanado, e muito mais.

Assim que começar a secar a água, verifique se o caxi está macio, se ainda estiver duro coloque mais água aos pouquinhos, até amolecer.

O sabor lembra um misto de abobrinha e chuchu, extremamente suave e delicado, com textura de abóbora kabocha. Tem uma doçura própria e é menos aguado que as abobrinhas, mais firme. Cozido no vapor ganha uma coloração verde-esmeralda linda. Pelo sabor neutro, admite qualquer tempero e fica delicioso.

A Cabaça é conhecida como Porongo e sua planta é a cabaceira, porongueiro, cabaceiro ou jamaru. É também chamada em algumas regiões brasileiras de cuitê ou cuité, cabaça-amargosa, cabeça-de-romeiro, cabaça-purunga, cabaço-amargoso, cocombro, Cuia e taquera.

Proveniente da África, lá era utilizado em contextos cerimoniais e rituais. No Brasil, o caxixi passou a ser utilizado na cultura popular, sobretudo na capoeira, tornando-se parceiro do berimbau e duplicando o padrão rítmico básico dado pela baqueta, enriquecendo-o com ornamentações rítmicas.

As maiores regiões produtoras da cultura encontram-se em condições de baixa altitude, em razão do clima propício, seco e quente, inclusive durante a estação de inverno. Tais regiões possibilitam o plantio de março a julho, época de melhor cotação de preços em função de menor oferta do produto.

Utilização da abóbora Caxi
Ela deve ser cozida em fogo baixo e apenas com a própria água presente na hortaliça. Seus brotos também podem ser consumidos afogados ou em preparações de omeletes, que ficam enriquecidos com a hortaliça. Quando amadurece, ela torna-se muito dura, sendo denominada de cabaça.

Modo de preparo:
Primeiro é preciso descascar, tirar as sementes e cortar o caxi em cubos e reserve. O próximo passo é misturar o tempero, parte do pimentão e a pimenta do reino na carne moída.

Sim, o caqui como qualquer alimento que contenha carboidrato aumenta a glicose. A quantidade desses alimentos é que deve ser observada. Um nutricionista pode te orientar, passando um plano alimentar personalizado para você, com a quantidade certa e as melhores estratégias para evitar a hiperglicemia.

A Cabaça podem ser fritos e pode ser usado na preparação de vários pratos e sopas. e ainda, Podem ser considerado como um alimento do verão, pois proporciona e ajudar a aliviar o calor devido ao seu elevado teor de água.

Existem 20 calorias em 100 g.

Flores grandes, brancas, vistosas, em panículas terminais. Fruto cápsula oblonga, lenhosa, densamente pubescente.

As cabaças possuem sementes em seu interior que precisam ser removidas, pois criam bichos. Vamos cortar e retirá-las. Com o lápis, trace a linha base sobre a qual você irá fazer o corte. Use a faca com ponta para fazer furos até o interior ao longo dessa linha.

Planta da família das Cucurbitaceae, também conhecida como cabaça-amargosa, cabeça-de-romeiro, cabaça-purunga, cabaço-amargoso, cocombro, cuia, cuieteseira porongo, taquera.

Crescentia cujete é uma espécie de planta com flor pertencente à família Bignoniaceae. É conhecida popularmente como cuieira, cabaceira, árvore-de-cuia, cuitê, cuité, coité e cabaça.

Características Morfológicas: Considerada uma árvore perene de porte médio (mede entre 12 e 16 metros de altura, no máximo), essa espécie apresenta tronco e galhos tortuosos, e uma coloração acinzentada na casca. O fruto é em forma de globo, com até 25 centímetros de diâmetro.

Em 2013, por ocasião da Copa do Mundo FIFA de 2014, o caxixi foi usado como base para a criação do instrumento nativo oficial, dando origem à caxirola, nome derivado da junção de caxixi com castanhola. O instrumento foi apresentado pelo músico Carlinhos Brown após parceria com empresas que fabricaram o produto.

Continuar lendo Quantos tipos de CAXI?