Quais são os tipos de carência que existe?

Perguntado por: emonteiro2 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Em maior ou menor grau e por um longo ou curto espaço de tempo todos nós sentimos algum tipo de carência, seja a afetiva, física, moral ou espiritual.

A carência, num nível saudável, surge quando sentimos a necessidade de afeto e carinho. É completamente comum, afinal estamos acostumados a viver em sociedade, com uma certa quantidade de pessoas queridas ao nosso redor.

Muitas vezes, uma carência física ou mental implica a existência de uma necessidade. Ou seja, as necessidades são aquelas situações nas quais o ser humano sente a falta ou a privação de alguma coisa. Quando o nível de carência é muito intenso, transforma-se em necessidade.

É normal ter carência. A necessidade de receber afeto é comum a todas as pessoas, embora em graus distintos. Enquanto algumas gostam de demonstrações constantes de afeto e as usam como medida para determinar se os seus relacionamentos são bons ou não, outras pessoas não sentem essa necessidade com tanta intensidade.

Dicas para superar a carência afetiva

  1. Aprenda a ficar sozinho.
  2. Valorize quem você é
  3. Reconheça os sinais e busque se ajudar.

As pessoas carentes de amor são aquelas que, provavelmente, cresceram privadas de afeto e proximidade emocional. Aquelas que esperavam o calor de alguns abraços, o apoio de algumas palavras carregadas de amor ou que, simplesmente, não se sentiram suficientemente envoltas pelas pessoas ao seu redor.

Na carência você está buscando satisfazer a si próprio em primeiro plano. No amor, a outra pessoa também precisa estar em primeiro plano, se tornando responsabilidade sua.

Uma consequência comum da carência afetiva é a falta de confiança. Como a pessoa se sente insegura, isso vai ser notado na hora de propor ideias, defender projetos e resolver conflitos no trabalho.

1 ausência, carecimento, escassez, carestia, desprovimento, exiguidade, falta, inexistência, insuficiência, míngua, pouquidade, privação, angústia, aperto, atraso, crise, défice, deficiência, déficit, destituição, esterilidade, estreiteza, falecimento, indigência, miséria, negação, nudez, parcimônia, penúria, perda, ...

Em alguns casos, a carência acaba se camuflando de amor para esconder uma necessidade afetiva inconsciente. Segundo a psicóloga Katia Vega Kestenberg, uma pessoa carente sente dificuldade em se sentir preenchido por si só, causando uma dependência do outro para se sentir amado.

Seu principal argumento afirma que a carência orgânica, e sobretudo suas repetições, é estruturante do funcionamento dos processos psíquicos. O psiquismo se constitui, a partir desse pressuposto, através de sua própria insuficiência, expressa na ausência de um objeto de satisfação a priori.

Encarando as carências
O consagrado deve estar atento a todas as sensações e emoções que certamente surgirão em seu interior no decorrer de sua existência. Esta atenção é parte importante do processo de maturidade humana que precisa acontecer com maior empenho e seriedade em vista da vocação e do chamado de Deus.

A incapacidade básica de prestar atenção, típica do TDAH, costuma gerar uma gama de comportamentos “mal vistos” dentro de um relacionamento como parecer não ouvir o outro, não perceber os sentimentos do outro, não lembrar datas ou acontecimentos importantes do casal, não dividir as tarefas da casa e não se lembrar de ...

Em ambos os casos nem sempre é fácil explicar o motivo que leva uma pessoa a não gostar muito do contato, considerados por muitos, como um gesto de carinho. Segundo a ciência, algumas das causas para este comportamento é a forma como uma pessoa é criada ou problemas de autoestima.

7 Atitudes Poderosas Para Lidar Com Pessoas Frias

  1. 1 – Proteger-se. Antes de qualquer coisa, é preciso que você se proteja, para evitar que acabe se magoando pela falta de sentimentos da outra parte. ...
  2. 3 – Ser Empático. ...
  3. 4 – Conversar. ...
  4. 5 – Ser Exemplo. ...
  5. 6 – Perceber os Sentimentos nas Atitudes. ...
  6. 7 – Tenha Paciência.

O bloqueio emocional é como se fosse um escudo psicológico. Ninguém está imune a ele. Somos seres complexos e manter o controle das nossas emoções nem sempre é uma tarefa fácil. A maioria das pessoas carrega algum tipo de bloqueio, mesmo que seja apenas uma interpretação distorcida de alguma situação vivida na infância ...

Um plano de saúde sem carência é aquele que já pode ser usufruído imediatamente, sem necessidade de espera. Como os imprevistos e doenças não têm data para acontecer, essa é uma modalidade desejada por muita gente.

Ou seja, dentro do contexto de planos de saúde, a carência é o tempo que você vai ter que esperar até começar a usar seu plano. Ou seja, um plano de saúde sem carência é um plano na qual não existe a espera para começar a usá-lo.

Necessidade afetiva com ansiedade: ocorre quando a pessoa sente carência por um momento e não busca conforto ou mesmo se preocupa com o que o(a) parceiro(a) sente, apenas busca preencher imediatamente a lacuna emocional, passando a agir de forma manipuladora.