Quais são os tipos de cardiopatia grave?

Perguntado por: earaujo . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

São consideradas cardiopatias graves: cardiopatia isquêmica; cardiopatia hipertensiva; miocardiopatia; arritmia cardíaca; “cor pulmonale” crônico; cardiopatia congênita; e valvopatia. As cardiopatias graves estão no rol das doenças que dão direito à Aposentadoria por invalidez.

Por fim, a cardiopatia isquêmica também é considerada uma cardiopatia grave. A doença está relacionada com o estreitamento das artérias do coração, especialmente devido ao acúmulo de gordura. A doença é uma das principais causas de infarto do miocárdio.

Um dos principais exemplos desta doença é a cardiopatia grave, que ocorre quando o coração começa a perder a sua capacidade funcional. Isso pode ocasionar diversos malefícios na vida do segurado, incluindo a incapacidade para a realização de seu trabalho, de forma temporária ou até permanente.

Quem tem cardiopatia grave pode trabalhar? Depende da gravidade e do tipo de cardiopatia. Algumas condições cardíacas podem ser controladas com medicamentos e mudanças no estilo de vida, permitindo que a pessoa continue trabalhando normalmente.

Portador de cardiopatia grave tem direito a isenção de imposto de renda.

O tratamento das cardiopatias congênitas pode incluir o uso de medicamentos e procedimentos como cateterismo e cirurgias. Cerca de 80% dos pacientes com esse diagnóstico precisarão fazer alguma cirurgia cardíaca ao longo da vida.

“Neste caso, o ideal é fazer atividades de bem baixa intensidade, como jogar sinuca, boliche, golf, bocha, pesca e tiro ao alvo. A pessoa não pode praticar atividades competitivas, como vôlei, futebol e natação.

c) GRAU III: pacientes portadores de doença cardíaca com nítida limitação da atividade física.

A cardiopatia é considerada grave quando, de forma crônica, limita progressivamente a capacidade física e funcional do coração (ultrapassando os limites de eficiência dos mecanismos de compensação), apesar do tratamento clínico e/ou cirúrgico adequado (uso de marca-passo, stent).

Quais os sintomas de cardiopatia? Os sintomas de cardiopatia vão depender da doença cardíaca que o paciente possui, mas podem incluir, por exemplo, irregularidades no batimento cardíaco, variações na pressão arterial ou mesmo falta de ar além de cansaço e fadigas extremos.

São consideradas cardiopatias graves: cardiopatia isquêmica; cardiopatia hipertensiva; miocardiopatia; arritmia cardíaca; “cor pulmonale” crônico; cardiopatia congênita; e valvopatia. As cardiopatias graves estão no rol das doenças que dão direito à Aposentadoria por invalidez.

O CID-F06 dá direito à aposentadoria, desde que os sintomas dos transtornos associados impactem na impossibilidade permanente ou temporária de livre exercício do trabalho.

CID I25 é o código para Doença isquêmica crônica do coração, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

A resposta é sim. No entanto, a prática deve ser indicada pelo cardiologista após uma avaliação minuciosa do quadro. O tipo, a intensidade e a periodicidade do exercício podem variar de acordo com a patologia e a condição clínica do paciente.