Quais são os tipos de canoas?

Perguntado por: egil . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

C1 – Canoa para uma pessoa Tem o comprimento máximo de 5,20 m e o peso mínimo de 16kg; C2 – Canoa para duas pessoas. Tem o comprimento máximo de 6,50 m e o peso mínimo de 20kg; C4 – Canoa para quatro pessoas.

Oceânica – O objetivo das provas de canoagem oceânica é percorrer um percurso previamente definido em carta náutica, em águas marinhas, no menor tempo possível. É praticada com embarcações especiais para o mar e apresenta um elevado grau de dificuldade.

O que caracteriza a canoagem? A canoagem é um esporte náutico praticado com o auxílio de um remo e uma canoa ou caiaque. A navegação é feita por rios, represas, lagos, mares e oceanos. O esporte pode ser usado de forma profissional ou recreativa.

Canoagem Slalom
A modalidade slalom admite quatro provas: caiaque individual feminina (K1), caiaque individual masculina (K1), canoa individual masculina (C1) e canoa dupla masculina (C2).

Duas disciplinas da canoagem são disputadas nas Olimpíadas: velocidade e slalom, sendo a última incluída ao programa nos Jogos Olímpicos de 1972.

Canoas também é conhecida como “terra do avião”. Essa característica é demonstrada em duas praças e mais dois locais – Base Aérea e Ulbra – que exibem aeronaves como monumentos – a Praça Santos Dumont, no Centro, e a Praça da FAB, no bairro Fátima.

4 batel, bote, escaler, piroga.

Durante a construção da estrada de ferro que ligava Porto Alegre a São Leopoldo, inaugurada em 1874, uma timbaúva (Enterolobium contortisiliquum) foi aproveitada na antiga fazenda de Gravataí para construir embarcações. O lugar passou a ser chamado de Capão das Canoas, e deu origem ao nome do povoado.

Em competições paraolímpicas, as embarcações são adaptadas segundo as habilidades funcionais dos atletas. O percurso é realizado em uma linha reta, demarcada por bóias, e tem 200 m de extensão. Além das disputas individuais (masculinas ou femininas), há ainda provas mistas, em barcos com capacidade para duas pessoas.

A paracanoagem adaptada destina-se tanto ao lazer quanto à prática competitiva. A modalidade, portanto, visa à igualdade de possibilidades e a independência dos paratletas, estimula o gosto pelo esporte e procura minimizar o preconceito com a deficiência – situação ainda presente na sociedade.

- Canoagem: A canoa é o meio de transporte mais tradicionalmente utilizado pelas tribos indígenas, porém o tipo de canoa e o material utilizado para sua fabricação é bastante variável. Por isso, foi escolhida a canoa fabricada pelos Rikbatsa (navegável por todas as tribos), como o modelo oficial da disputa.

Na canoagem slalom, os obstáculos são os mesmos, tanto para o caiaque quanto para a canoa. O atleta precisa passar obrigatoriamente pelas portas, formadas por dois canos suspensos. Nas verdes, o atleta atravessa a porta a favor da corrente (fazer frentes).

Já o praticante do esporte é o canoísta (nas primeiras edições do Aurélio não apareciam canoagem e canoísta), tanto para o caiaque como para a canoa.

Canoagem não utiliza embarcações de leme fixo. Já no Remo, o leme é fixo. Enquanto no Remo são utilizados dois remos longos, na canoagem, só se utiliza um remo curto. No barco de Remo, estreito e longo, o assento desliza.

A canoa havaiana conta com uma embarcação a remo e um flutuador lateral para dar estabilidade aos praticantes. Assim, existem diferentes tipos de canoa, com lugares para apenas uma pessoas e até de 6 lugares.

As canoas e os caiaques da canoagem slalom são menores e mais leves que os utilizados na velocidade, mas com materiais capazes de resistir às fortes corredeiras. As provas podem ser disputadas em corredeiras naturais ou artificiais.

A canoagem velocidade, praticada com caiaques ou canoas, é uma modalidade essencialmente de competição. É praticada em rios ou lagos de águas calmas com 9 raias demarcadas nas distâncias de 1.000, 500 e 200 metros. Iniciam-se com eliminatórias que classificam os barcos semi-finalistas e finalistas.

Isaquias Queiroz

Isaquias Queiroz tornou-se campeão mundial de canoagem velocidade pela sétima vez, ao vencer neste sábado a final do C1 500 metros do Mundial que está sendo realizado em Dartmouth, no Canadá. O brasileiro terminou com o tempo de 1min54s49. Em segundo lugar ficou Catalin Chirila (ROM) e, em terceiro, Martin Fuksa (CZE).

Na canoa, o atleta fica ajoelhado sobre uma perna e usa um remo com uma pá e, no caiaque, o esportista se mantém sentado e utiliza um remo com duas pás.