Quais são os tipos de cabos?

Perguntado por: otavares . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Vários tipos padrão de cabos de rede existem, cada um projetado para fins específicos.

  • Cabo Coaxial. ...
  • Cabo de rede de par trançado. ...
  • Fibra Óptica. ...
  • Cabos USB. ...
  • Cabos Seriais e Paralelos. ...
  • Cabos Crossover. ...
  • Outros tipos de cabos de rede.

O que é o cabo Ethernet? O cabo Ethernet, ou cabo RJ-45, como também é conhecido, é um cabo de rede utilizado para fazer a conexão por meio de fios.

Em caso de identificação por cor para o cabo neutro deve ser usada a cor azul-claro, com anilhas verde-amarelo nos pontos visíveis ou acessíveis, na isolação do condutor isolado ou da veia do cabo multipolar, ou na cobertura do cabo unipolar (NBR 5410:2004 item 6.1.5.3.3).

Uma interface de telecomunicação que você provavelmente usa ao configurar uma rede de dados. A RJ45 é semelhante à RJ11, exceto pelos conectores que normalmente contam com oito pinos e serve como a interface para redes de dados (ou Ethernet) em vez de redes de telefones.

O cabo PP tem esse nome porque é formado por duas capas de PVC, uma dentro da outra. De maneira geral, qualquer cabo com dupla isolação ou multipolar é considerado um cabo PP, pois é um cabo com duas ou mais pontas, em apenas uma.

O cabos PP são assim denominados por possuírem 2 capas de PVC, uma dentro da outra, o que garante uma isolação extra garantindo maior segurança. São cabos formados por condutores de cobre e possuem duas ou mais pontas em apenas uma. De modo geral qualquer cabo multipolar, com dupla isolação, é chamado de Cabo PP.

Qual a bitola do fio para 220? O fio geralmente usado é de 4 mm e disjuntor de 20 Amperes , no caso de uma rede 220v pode-se usar o fio de 2,5 mm .

Os principais tipos de internet no mercado

  • ADSL. A linha digital assimétrica, conhecida como ADSL, foi um dos primeiros modelos de banda larga a se popularizar. ...
  • Internet a cabo. ...
  • Fibra ótica. ...
  • Rádio e satélite. ...
  • Dados móveis.

Quais são os 6 principais tipos de conexão de internet?

  1. ADSL. Essa tecnologia utiliza a linha de telefone para a conexão com a internet. ...
  2. Fibra óptica. A fibra óptica é uma modalidade de internet única. ...
  3. Cabo. ...
  4. Satélite. ...
  5. Dial modem. ...
  6. Wireless (Wi-Fi)

cabo VGA

Esse é o cabo VGA, responsável por ligar o monitor ao PC.

O cabo P2 é um plug com 3,5 mm e foi projetado nos anos 50, como conector entre dois condutores para os fones de ouvido nos rádios de transistores e ainda é padrão atualmente. Esse cabo também pode ser dimensionado por polegada: 1/8”.

É um cabo Ethernet que difere muito dos cabos anteriores, pois suporta uma frequência de até 2 GHz e é limitado a um canal de 2 conectores de 30 metros. Como você pode esperar, o CAT 8 fornece melhores características de frequência, portanto, suporta velocidades de dados mais altas.

Nos cabos metálicos de par trançado, há algumas classificações importantes: Os cabos U/UTP, sigla que significa, do inglês, Unshielded Twisted Pair, ou seja, Par Trançado Não Blindado.

USB-C é o mais recente e todos os novos smartphones Samsung vêm com portas USB-C . Esses cabos USB permitem transferência de dados em alta velocidade e um maior fluxo de energia, permitindo que seu celular carregue mais rápido. Os cabos USB-C também são reversíveis e podem ser conectados em qualquer posição.

O USB tipo C é um conector que permite transmitir dados e energia em um único cabo. Seu design é oval e achatado, o que o torna reversível. Isso significa que não há um lado certo para encaixar no dispositivo. A tecnologia se destaca por transferir dados com 24 pinos, enquanto o micro USB tem apenas 5.

O USB do tipo B é a extremidade do cabo USB padrão, que se conecta a um dispositivo periférico. Ele também é conhecido como Tipo B-macho, enquanto a porta do dispositivo é chamada de Tipo B-fêmea.

A principal diferença entre os cabos CAT5e e CAT6 se relaciona com a largura de banda que o cabo pode receber para a transferência de dados. Os cabos CAT6 foram projetados para operação em frequências de até 250 MHz, comparados com 100 Mhz para CAT5e.

CAT5 / CAT5e / CAT6
A designação de número descreve quantos dados podem ser transmitidos pelo cabo: o cat 5 chega a velocidades de 10/100 Mbps a uma largura de banda de até 100 MHz. o cat 5e a velocidades de 1000 Mbps e o cat 6 a 10 gigabits por até 250 MHz.

Para que serve o cabo paralelo? O cabo paralelo é excelente para sistemas de sonorização em geral, seja para home theater em ambientes residenciais, seja para espaços comerciais (aeroportos, shoppings), igrejas, escolas e estúdios.