Quais são os tipos de brilho?

Perguntado por: osanches7 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 17 votos

O brilho pode ser metálico ou não metálico. Os minerais que possuem brilho metálico têm a aparência brilhante do metal e são opacos à luz (por exemplo, pirite, galena). Os restantes minerais têm brilho não metálico e são translúcidos ou transparentes (ex. quartzo, feldspato, turmalina, mica).

A clivagem pode ser perfeita, imperfeita ou inexistente. A fratura corresponde à capacidade de o mineral quebrar em várias direções não coincidentes com os planos de clivagem, originando fragmentos com superfícies mais ou menos irregulares.

Os minerais opacos têm brilho metálico ou sub-metálico e os minerais translúcidos e transparente têm brilho não metálico. É a propriedade de certos minerais, de se tornarem visíveis sob a ação de uma radiação invisível.

O brilho do quartzo é variável, do vítreo ao fosco, e o mesmo ocorre com sua cor, que oscila por diversas tonalidades: incolor, rosada, amarela, marrom e cinza, de acordo com a variedade.

Calcita é identificada pela sua clivagem romboédrica, dureza e pela característica que a diferencia da dolomita (CaMg(CO3)2): efervescência no ácido clorídrico frio. O cristal transparente e de boa visualização da intensa dupla refração é popularmente chamado de espato de Islândia.

  • Petróleo.
  • Rochas Magmáticas.
  • Rochas Sedimentares.
  • Placas Tectônicas.
  • Rochas Metamórficas.
  • O que é relevo, seus tipos e características.

Como visto no post Mineração no Brasil, os minérios explorados que mais se destacam no país são o alumínio, cobre, estanho, ferro, manganês, nióbio, níquel e ouro, que correspondem a 98,6% do valor de toda a produção mineral brasileira comercializada.

Dessa maneira, podemos identificar três tipos de rochas: magmáticas, sedimentares e metamórficas. Rochas magmáticas: conhecidas também como rochas ígneas.

O brilho pode ser metálico ou não metálico. Os minerais que possuem brilho metálico têm a aparência brilhante do metal e são opacos à luz (por exemplo, pirite, galena). Os restantes minerais têm brilho não metálico e são translúcidos ou transparentes (ex. quartzo, feldspato, turmalina, mica).

A clivagem pode ser de dois tipos: holoblástica ou total e meroblástica ou parcial.

  • Clivagem holoblástica ou total: o zigoto divide-se completamente. Igual: O zigoto divide-se e forma blastômeros de mesmo tamanho. ...
  • Clivagem meroblástica ou parcial: a clivagem ocorre em apenas uma região do zigoto.

Tipos de clivagem: As clivagens podem ser classificadas quanto à qualidade ou quanto ao número de direções. Quanto à qualidade : perfeita, boa, distinta e imperfeita. Ex.: clivagem basal das micas e do topázio, a clivagem dos feldspatos, são clivagens perfeitas.

O berilo puro é incolor, mas é matizado frequentemente por impurezas; as cores possíveis são verde, azul, amarelo, vermelho, e branco. O seu nome tem origem no grego beryllos (bela cor azul-esverdeada da água do mar). Verde, azul, amarelo, branco, rosa, etc.

Coloque o cristal na sua testa e sinta a temperatura. Cristais verdadeiros, por norma, tem a temperatura mais baixa que a temperatura corporal do ser humano, assim se você sentir um friozinho e demorar para esquentar quer dizer que se trata de um cristal verdadeiro.

Existem dois tipos de variedades de quartzo: as variedades cristalinas de granulação grossa e as variedades criptocristalinas.

Ametista: É a variedade roxa do mineral Quartzo, e sua variedade mais valiosa e premiada. Sua coloração roxa geralmente é causada por impurezas de compostos de ferro ou manganês.

O brilho que tem Silestone uma vez instalado, é o brilho natural do próprio produto. Os selantes e hidrofugantes proporcionam um brilho artificial e efêmero. Não utilizar decapantes, soda cáustica nem produtos com um ph superior a 10. Se utilizar água sanitária deve seguidamente enxaguar com água em abundância.

O quartzo não precisa de nenhum tipo de produto de limpeza especial. Os produtos químicos de limpeza agressivos podem danificar a superfície, pelo que, se algo derramar, basta apenas água morna e sabão para limpar.

Já o quartzo pode ser incolor (cristal de rocha), amarelo, laranja, vermelho (citrino), preto (mórion), roxo (ametista), rosa, cinza, branco etc. A cor deve ser observada numa superfície fresca, como a de uma fratura recente. A cor de alguns minerais altera-se facilmente.