Quais são os tipos de baixa visão?

Perguntado por: rmatos5 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 20 votos

Os tipos mais comuns de baixa visão são: Perda de visão central (não ser capaz de ver as coisas no centro de sua visão) Perda de visão periférica (não ser capaz de ver as coisas com o canto dos olhos) Cegueira noturna (não ser capaz de ver com pouca luz)

Baixa visão ou baixa acuidade visual: entenda
Assim, de acordo com a OMS a baixa visão é classificada da seguinte forma: 20/30 a 20/60: leve perda de visão ou próximo da visão normal. 20/70 a 20/160: baixa visão moderada. 20/200 a 20/400: baixa visão grave.

Tipos de deficiência visual

  • Baixa visão. Esta classificação também compreende os graus leve, moderada ou profunda. ...
  • Próximo à cegueira. ...
  • Cegueira.

Poucas pessoas sabem, mas, a deficiência visual é sim uma causa que concede benefício, seja ele auxílio doença ou até a aposentadoria definitiva. A aposentadoria para deficientes visuais é mais comum do que se imagina, sendo que pode ocorrer seja com a cegueira parcial ou total.

Cegueira: É a perda total da visão ou a baixa visibilidade em enxergar que possua a necessidade da pessoa usar o Sistema de Braille como uma forma de ler ou escrever. Já a Baixa Visão ou “ Visão subnormal” são caracterizadas assim pela visão comprometida, sendo feita ou não correções oculares.

Nos países em desenvolvimento, as principais causas são infecciosas, nutricionais, traumáticas e doenças como a catarata. Já em naqueles desenvolvidos, causas genéticas e degenerativas ganham destaque. Causas congênitas: amaurose congênita de Leber, malformações oculares, glaucoma congênito, catarata congênita.

Visão Subnormal ou Baixa Visão ocorre quando há uma grande perda da visão (visão abaixo de 20% nos dois olhos), mas com alguma funcionalidade preservada (ao contrário da cegueira). Segundo Relatório do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de quatro milhões de pessoas sofrem deste mal.

As categorias A e B da CNH no Detran exigem uma visão central igual ou superior a 20/40 (50%) ou 20/30 (66%) no melhor olho. Isto contando com ou sem lentes corretoras, onde a mínima deve ser igual ou maior que 20/25 (80%).

As deficiências são divididas em deficiência física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial e a deficiência múltipla, conceituada como a associação de duas ou mais deficiências.

Quais os vários tipos de deficiência?

  • Deficiência visual.
  • Deficiência motora.
  • Deficiência mental.
  • Deficiência auditiva.
  • Paralisia cerebral.

O grau de deficiência visual é medido em uma escala da OMS que avalia dois fatores: Acuidade visual: capacidade de reconhecer objetos a diferentes distâncias. Essa medida também é usada na hora de determinar o grau de miopia ou hipermetropia de uma pessoa.

5: Visão subnormal em um olho.

Informações sobre o CID H542
A categoria H542 refere-se a visão subnormal de ambos os olhos e faz parte do grupo entre H53 e H54 e do Capítulo VII do livro CID 10.

Visão 20/20 é um termo usado para classificar a acuidade visual considerada normal. O número 20 refere-se à medida de 20 pés. Ou seja, quem tem visão 20/20 consegue enxergar claramente a essa distância.

A pessoa com visão monocular pode solicitar a aposentadoria da pessoa com deficiência, que é um benefício concedido pelo INSS para os segurados da Previdência Social. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a visão monocular é considerada quando a pessoa tem igual ou inferior a 20% da sua visão comprometida.

E isso é verdade, pois, uma vez que a visão monocular foi considerada deficiência, o segurado com esta condição tem direito a essa modalidade de aposentadoria.