Quais são os tipos de ausculta?

Perguntado por: dcoutinho . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Podem ser classificados em: Roncos. Sibilos. Estridor.

Os roncos são sons que lembram o ressonar e que ocorrem quando o ar é obstruído ou se torna áspero através das vias respiratórias de grande porte. Os sibilos são sons agudos produzidos por vias aéreas estreitas e muitas vezes podem ocorrer quando uma pessoa exala.

Os sibilos são sons ou ruídos respiratórios auscultados (ouvidos com auxílio do estetoscópio) ao exame físico ou relatados pelo paciente. Popularmente, são descritos como chiado no peito, piado, pieira ou miado de gato.

1. Acto ou efeito de auscultar. 2. Acção médica que consiste em aplicar o ouvido ou o estetoscópio para inspeccionar o funcionamento dos órgãos pelos ruídos produzidos.

Auscultação pulmonar é uma técnica do exame físico utilizada pelos profissionais da saúde para identificar os ruídos pulmonares geralmente usando um estetoscópio. Contribui para suspeitas diagnósticas, para a monitorização da condição clínica e para a avaliação da resposta terapêutica.

Primeiros passos para uma boa ausculta

  1. Uma sala tranquila, bem iluminada e aquecida.
  2. Um paciente adequadamente despido. ...
  3. A capacidade de examinar o paciente deitado, sentado e em posições de decúbito lateral esquerdo. ...
  4. Um estetoscópio com sino e diafragma (ou a capacidade de agir como um sino e diafragma) é essencial.

Tipos de som: ruído, fala, música e silêncio. Sons como fala, música e ruído estão dentro da experiência comum de todos.

É por meio da altura que podemos distinguir um som agudo (fininho, alto), de um grave (grosso, baixo). A altura de um som musical depende do número de vibrações. As vibrações rápidas produzem sons agudos e os lentos sons graves.

A ausculta é termo médico que significa “escutar”. Ou seja, é possível dizer que o estetoscópio possibilita detectar qualquer tipo de ruído vascular, respiratório ou de outra origem em qualquer parte do organismo.

Os ruídos adventícios constituem sons anormais, envolvendo estertores, sibilos e estridor.

Durante a ausculta cardíaca, toda região do precórdio e as regiões vizinhas, como região axilar esquerda e pescoço, devem ser auscultados.

Sequência do exame: começar logo após a palpação da tireoide, quando estiver de pé atrás da pessoa. Realizar inspeção, palpação, percussão e ausculta no tórax posterior e laterais.

São representados pelos estertores, ruídos audíveis na inspiração ou expiração, superpondo-se aos sons respiratórios normais. Podem ser crepitantes (finos) ou subcrepitantes (grossos). Os estertores finos ou crepitantes ocorrem no final da inspiração e têm frequência alta, isto é, são agudos. Curta duração.

O que é Estridor? Estridor é um ruído que acontece quando o paciente inala ar ou mesmo respira fundo. É um som bastante peculiar, um pouco agudo e com um leve chiado.

O principal sintoma da taquipneia é a respiração rápida e superficial, podendo ocorrer também falta de ar, coloração cinza azulada da pele, tonturas, dor torácica e febre.

A asma é a causa mais comum de sibilos generalizados em crianças e a bronquiolite é a causa mais comum em lactentes. Os sibilos são sons adventícios contínuos polifônicos, de caráter musical, finos, mais agudos, melhor perceptíveis ao final da inspiração e na expiração.

Sibilos são sons sibilantes relativamente agudos que ocorrem durante a respiração quando há bloqueio ou estreitamento parcial das vias respiratórias. Os sibilos são causados por um estreitamento das vias respiratórias.