Quais são os tipos de aulas?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Entre os tipos de aula mais conhecidos, temos o colóquio, o seminário, a aula expositiva, a aula dialógica, a aula magistral, a aula demonstrativa e a aula prática. Há diversos tipos de estratégias que um professor pode usar em sala de aula para levar adiante seu trabalho.

A aula expositiva é um modelo de aula criticado por muitos teóricos que as concebem como um modo arcaico de ensino, onde eles a veem apenas como uma forma de transmissão do conteúdo pelo professor e onde os alunos se tornam apenas sujeitos passivos da interação.

Uma das alternativas é aliar teoria à prática, pois durante a aula teórica o professor consegue ministrar a base do conteúdo, e, na aula prática, ele faz com que o aluno vivencie o que aprendeu se inserindo no contexto biológico.

Como as modalidades de ensino se dividem e quais suas características?

  • Presencial. ...
  • Educação a distância (EaD) ...
  • Semipresencial ou híbrido. ...
  • Ensino presencial. ...
  • Educação a distância. ...
  • Ensino híbrido.

As aulas interativas utilizam a tecnologia para promover um ensino-aprendizagem integral e flexível. Dessa maneira, por exemplo, o aluno pode ter materiais diversos para aprender os conteúdos que caem no Enem, em vez de apenas ler livros e copiar o conteúdo passado na lousa pelo professor.

6- Aula de demonstração
A demonstração é um tipo de aula onde o professor, com o uso de equipamentos e outros materiais, inclusive experimentais, demonstra a operação, os efeitos ou mesmo uma lei científica. Ao mesmo tempo, o professor discorre sobre o tema, relacionando seus aspectos teóricos e práticos.

Educação participativa é uma abordagem educacional que possibilita a conscientização do cidadão e provê ferramentas para a modificação da realidade.

O que são aulas assíncronas? A comunicação assíncrona é aquela que acontece sem a necessidade de uma interação em tempo real. Na educação, isso permite que as aulas sejam acompanhadas pelo estudante independente do horário ou local. Exemplos conhecidos são as videoaulas e webinários.

A aula dialógica é aquela em que o professor conversa com o aluno fazendo indagações, para que o próprio aluno possa dar as respostas necessárias para que os conceitos se interliguem e proporcione a aprendizagem.

A aula experimental funciona como uma espécie de ''amostra grátis'', para que os alunos conheçam o conteúdo e a metodologia de cada professor, sem que haja comprometimento com isso.

O que é aprendizado combinado? A aprendizagem combinada se refere a um estilo de educação formal no qual os alunos aprendem por meio do ensino presencial tradicional e da mídia online.

De maneira geral, podemos considerar que a aula prática é aquela que os alunos fazem uso de equipamentos e materiais. Com isso eles executam uma experiência que os levará a entender uma lei científica e seus efeitos.

Então está mais que na hora de conhecer as 3 principais modalidades de ensino superior existentes: presencial, semipresencial e Ensino a Distância (EaD).

A educação escolar brasileira divide-se em dois níveis: I - Educação básica, que compreende a educação infantil (de 0 a 6 anos), O ensino fundamental (de 7 a 14 anos) e o ensino médio (de 15 a 17 anos).

Cada uma das etapas tem demandas pedagógicas específicas para o desenvolvimento, que seguem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

  • Educação Infantil. ...
  • Ensino Fundamental. ...
  • Ensino Médio. ...
  • Cursos Superiores de Tecnologia. ...
  • Cursos Superiores de Bacharelado. ...
  • Cursos de Licenciatura.