Quais são os tipos de atividades urbanas?

Perguntado por: orosa . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 3 votos

Prestação de serviços – bancos, supermercados, cartórios, hospitais, escolas, espaços de lazer, prefeitura. Pessoas trabalhando predominantemente nas indústrias, empresas públicas e privadas. Concentração de pessoas nos vários espaços. Predominância de ocupações não-agrícolas, o que difere a cidade do campo.

O espaço urbano é composto por cidades com mais de 20 mil habitantes que apresentam grande infraestrutura, rede de transportes, concentração populacional e geração de renda focada em três pilares: produção industrial, comércio e serviços.

A CIDADE CONCENTRA DIFERENTES ATIVIDADES ECONÔMICAS AS PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA CIDADE SÃO A INDÚSTRIA, O COMÉRCIO E A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. GERALMENTE, AS INDÚSTRIAS SE INSTALAM NAS CIDADES.

Corrêa (1989) afirma que as funções urbanas referem-se a atividades que são tipicamente realizadas na cidade, como o comércio, serviços educacionais ou bancários.

Dentre as principais funções estão: cidades turísticas, cidades industriais, cidades portuárias, cidades comerciais e prestadoras de serviços.

As principais diferenças entre os empregados urbano, doméstico e rural. Considera-se empregado urbano toda a pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.

São profissões urbanas: Engenheiros civis, mecatrônicos e eletricistas; Arquitetos, administradores de empresas.

Além disso, a concentração de atividades industriais, comerciais e de serviços nas áreas urbanas atrai a população rural para as cidades.

O Espaço Urbano pode ser definido como o espaço das cidades, o conjunto de atividades que ocorrem em uma mesma integração local, com a justaposição de casas e edifícios, atividades e práticas econômicas, sociais e culturais.

Dessa forma, a função social é descrita não só como o direito de acesso às facilidades proporcionadas pelo espaço urbano, mas também como o direito a participar das mudanças na cidade.

No Brasil, um espaço é definido como urbano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde que contenha mais de 20 mil habitantes e seja composto de prédios, ruas, avenidas, comércios e indústria.

A divisão se dá entre os setores:

  • primário, que diz respeito à agricultura, à pecuária e ao extrativismo;
  • secundário, que corresponde à indústria;
  • terciário, que agrega os serviços, formais ou informais, prestados nas mais diversas áreas, e também as atividades comerciais.

As cidades se urbanizam, e tem como função principal a atividade industrial e o setor de serviços.

Os serviços de área urbana oferecem a área rural são relacionadas a infraestrutura como escolas estruturadas, bancos, redes hospitalares, comércios, faculdades, dentre outros.

Por outro lado, na zona urbana, os moradores consumiram mais produtos prontos para consumo ou processados, como pão de sal, biscoitos recheados, iogurtes, vitaminas, sanduíches, salgados fritos e assados, pizzas, refrigerantes, sucos e cerveja.

O que é Situação urbana:
Diz respeito ao sítio urbano. Ou seja, o local geográfico em que a cidade se localiza em relação ao relevo, ao mar, rio etc.

Os problemas urbanos são aqueles que ocorrem nas zonas urbanas devido ao crescimento desordenado das cidades e má administração pública, gerando graves desconfortos à qualidade de vida no ambiente urbano.

São as cinco funções fundamentais do Urbanismo: Habitar, Trabalhar, Recrear, Circular e o Lazer em contato com o meio ambiente.

Nas grandes cidades são comuns problemas como violência, crescimento desordenado, inchaço das cidades, moradias em lugares inadequados, hospitais superlotados, transporte coletivo insuficiente, os diversos tipos de poluição, produção de lixo, educação de baixa qualidade, desigualdade social, entre outros.

Podemos dizer que o principal fator responsável por isso foi o crescimento da industrialização, pois a construção e o crescimento das indústrias geraram mais empregos nas cidades e atraíram uma maior quantidade de pessoas para esses espaços.

O que difere os trabalhadores urbanos e rurais é o adicional e a hora noturno, ao desconto no salário pelo fornecimento de moradia, de alimentação e de adiantamentos salariais e à redução da jornada de trabalho durante o gozo do aviso prévio.