Quais são os tipos de atividade económica?

Perguntado por: librahim . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Podemos, então, separar a economia em três campos distintos:

  • Setor Primário: extração de matérias-primas.
  • Setor Secundário: indústria.
  • Setor Terciário: venda de serviços e bens imateriais.

Osetor primário envolve a agricultura, a pecuária e o extrativismo animal e vegetal. O secundário é o setor da indústria, da construção civil. O terciário é o mais amplo. Inclui o comércio e a prestação de serviços.

Como atividades econômicas deste setor econômicos, podemos citar: comércio, educação, saúde, telecomunicações, serviços de informática, seguros, serviços de limpeza, serviços de alimentação, turismo, serviços bancários, jurídicos e administrativos, transportes, etc.

Veja, a seguir, quais são os tipos de economia de mercado existentes e como funciona cada um deles.

  • Economia Mundial. ...
  • Economia Mista. ...
  • Economia do Desenvolvimento. ...
  • Economia Política. ...
  • Economia Industrial.

O principal motor da economia brasileira é a exportação de produtos, principalmente aqueles ligados ao setor de agricultura, pecuária e mineração. O Brasil é o terceiro maior produtor de carne bovina, é líder na exportação de açúcar e etanol e é um produtor mundial café, açúcar e laranja.

A CIDADE CONCENTRA DIFERENTES ATIVIDADES ECONÔMICAS AS PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA CIDADE SÃO A INDÚSTRIA, O COMÉRCIO E A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. GERALMENTE, AS INDÚSTRIAS SE INSTALAM NAS CIDADES.

agricultura

A agricultura constitui, ao lado da criação de animais, a primeira atividade econômica da humanidade. Teve início durante o período Mesolítico (de 10000 a 5000 a.C.).

Em seguida, indique que no campo predominam atividades relacionadas ao cultivo da terra, a criação de animais e ao extrativismo e na cidade predominam as atividades de prestação de serviços, comércio e transformação dos produtos trazidos do campo.

Do ponto de vista da corrente neoclássica, a Economia é estudada em dois níveis: a Microeconomia e a Macroeconomia. A Microeconomia é o ramo da Ciência Econômica que estuda a formação de preços, a principal variável que orienta a alocação de recursos no contexto das Economias Capitalistas.

As atividades relacionadas com o setor primário são: agricultura, pecuária, extrativismo vegetal e mineral, caça e pesca. Não pare agora...

Os 3 principais agentes citados pela teoria econômica, são: Famílias; Firmas; Governo.

O conceito de setores da atividade económica corresponde a uma divisão artificial das atividades económicas de cada país, de acordo com a essência da tarefa em questão.

Organização: atividade organizada é aquela que reúne os quatro fatores de produção. Toda atividade econômica tem gestão de insumos, mesmo que não seja um empresário.

A atividade econômica principal, dentre as constantes no ato constitutivo ou alterador, é aquela considerada de maior receita auferida ou esperada.

A atividade económica gera riqueza mediante a extração, transformação e distribuição de recursos naturais, bens e serviços, tendo como finalidade a satisfação de necessidades humanas.

setor terciário

Entre os três setores da economia, o que vem mais crescendo no Brasil desde as últimas décadas do século XX é o setor terciário, composto pela atividade comercial e também pela prestação de serviços.

Ciclo do Pau-Brasil
O início está associado com o chamado descobrimento do Brasil. Essa foi a primeira atividade de exploração do território brasileiro realizada pelos portugueses, que chegaram no novo território em busca de metais preciosos. O pau-brasil era uma árvore abundante no território brasileiro.

O Sebrae identificou as dez atividades econômicas que mais geraram empregos formais no Brasil entre as micro e pequenas empresas (MPE). No topo da lista está a construção de edifícios, com quase 98 mil postos de trabalho criados.

Desse modo, a economia passou a ser baseada em novas produções agrícolas como a cana-de-açúcar, o algodão, o tabaco e a mineração. A produção açucareira foi o principal produto da economia até meados do século XVIII. O cultivo da cana-de-açúcar tinha como finalidade abastecer também o mercado europeu.