Quais são os tipos de asilo?

Perguntado por: ljesus . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

O asilo pode ser de dois tipos: diplomático – quando o requerente está em país estrangeiro e pede asilo à embaixada brasileira - ou territorial – quando o requerente está em território nacional. Se concedido, o requerente estará ao abrigo do Estado brasileiro, com as garantias devidas.

Asilo trata-se de um local relacionado à proteção, educação, assistência ou abrigo a uma pessoa. Por lá, podem ser contemplados diferentes perfis de pessoas, como idosos, dependentes químicos ou órfãos.

Um pedido de Asilo deve ser feito no prazo de um ano após o requerente chegar aos Estados Unidos. Indivíduos que são beneficiários de asilo (asilados) podem candidatar-se para ajustar seu status para o de um residente legal permanente, um ano após a concessão do asilo.

Quem pode utilizar este serviço? Que possuir fundado temor de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas encontrando-se fora de seu país de nacionalidade e não possa ou não queira ser protegido por este país.

O Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) é o órgão colegiado, vinculado ao Ministério da Justiça, que reúne segmentos representativos da área governamental, da Sociedade Civil e das Nações Unidas (ACNUR). Tem por finalidade analisar e decidir todos os pedidos de refúgio no Brasil.

RESUMO: Existem termos bem conhecidos para definir o tipo de residência para uma pessoa idosa, dentre eles, Asilo, Casa de Repouso, Abrigo, Instituição de Longa Permanência. Atualmente o termo mais utilizado é ILPI - Instituição de Longa Permanência do Idoso.

Os asilos são instituições de assistência social, filantrópicas ou governamentais, destinadas a abrigar pessoas que estão em situação de vulnerabilidade, como crianças órfãs, pessoas em situação de rua, que tenham algum tipo de transtorno mental ou idosos desamparados.

O asilo é concedido indefinidamente e não tem data de expiração, embora o status possa ser rescindido se houver uma descoberta de fraude posteriormente (e em outros casos raros, como retornar permanentemente ao país de perseguição).

A norma exige que as casas de repouso para idosos tenham pelos menos seis refeições diárias. Qualquer instituição de longa permanência para idosos deve ter um responsável técnico com nível superior. Como esses locais não são serviços de saúde, não é obrigatório que o responsável seja médico ou enfermeiro.

Um asilo pode atender um público variado e não apenas idosos: qualquer pessoa que necessite de apoio e cuidados específicos pode ser abrigada por asilos. Já as ILPIs proporcionam um tratamento voltado para a reabilitação do paciente, garantindo a qualidade de vida na terceira idade.

A média de valores é entre R$ 2.000 e R$ 4.000. O preço vai depender muito também dos tipos de atividades e da frequência. Algumas casas de repouso preferem, por exemplo, cobrar esses serviços a parte.

Já o asilo defensivo é quando o imigrante faz o pedido em meio a um processo de deportação.

São pessoas que estão fora de seu país de origem devido a fundados temores de perseguição relacionados a questões de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política, como também devido à grave e generalizada violação de direitos humanos e conflitos armados.

90 dias

Solicitante de Refúgio - Comunicação de Viagem
Dentro de um ano, você só poderá permanecer fora do país até 90 dias. Se o limite de 90 dias for superado, a solicitação de refúgio será arquivada. Além disso, antes de regressar ao Brasil, o solicitante deverá requerer um novo visto brasileiro.

São todos os homens e mulheres (incluindo idosos, jovens e crianças) que foram obrigados a deixar seus países de origem por causa de um fundado temor de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, por pertencer a um determinado grupo social ou por suas opiniões políticas.

Os refugiados devem usufruir, pelo menos, dos mesmos direitos e da mesma assistência básica que qualquer outro estrangeiro residindo legalmente no país, incluindo liberdade de expressão e de movimento, e proteção contra tortura e tratamento degrante.