Quais são os tipos de arte gótica?

Perguntado por: emoraes . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Essa vertente artística pode ser vista em pinturas, em objetos da arte sacra, em estatuas e vitrais. Esta última é uma das principais características do movimento, que visava dar mais luz para as igrejas. Outra característica presente na arquitetura gótica é o uso do arco ogival na construção das catedrais e basílicas.

  • 7 elementos que definem a arquitetura gótica. 29 JUN 2021. ...
  • Planta arquitetônica em formato de cruz latina. ...
  • Torres pontiagudas e esguias. ...
  • Grande iluminação interior. ...
  • Uso de vitrais. ...
  • Uso de paredes mais finas e leves. ...
  • Grande ornamentação. ...
  • Abóbodas em cruzaria.

- Os temas religiosos, principalmente ligados ao Cristianismo, prevaleceram como centro das cenas retratadas pelos pintores góticos. - Muitos artistas góticos passaram a utilizar a técnica da pintura a óleo, como um recurso para o uso de maior diversidade de cores (em comparação ao estilo românico).

Essa vertente artística pode ser vista em pinturas, em objetos da arte sacra, em estatuas e vitrais. Esta última é uma das principais características do movimento, que visava dar mais luz para as igrejas. Outra característica presente na arquitetura gótica é o uso do arco ogival na construção das catedrais e basílicas.

O estilo gótico nasce a partir do Românico, após contínuos aperfeiçoamentos técnicos e estéticos, em plena Idade Média nos finais do século XII em França, mais concretamente na Île de France, nas imediações de Paris, desenvolvendo-se essencialmente entre o século XIII e XV na Europa Ocidental.

1º Período – De 1100 a 1200, denominado de período de transição ou gótico primitivo. 2º Período – De 1200 a 1300, denominado de período gótico lanceolado. 3º Período – De 1300 a 1400, denominado de período gótico irradiante.

A arquitetura gótica no Brasil aconteceu no final do século XIX, inspirada na arte gótica do período medieval. Para alguns historiadores, falar em estilo gótico brasileiro é o mesmo que falar em “neogótico”, definido como uma imitação do estilo gótico oficial.

O abade imaginou um interior onde fluiria livremente pelo espaço, sem divisões, onde as paredes seriam extremamente delgadas e onde, principalmente, a luz de Deus preencheria a igreja de maneira figurada e literal. Quando Suger reconstruiu o coro, em Saint Denis (1135-44), segundo essa linha, inventou o estilo gótico.

  • Giotto di Bondone
  • Donatello
  • Duccio
  • Albrecht Dürer
  • Bonaventura Berlinghieri
  • Ambrogio Lorenzetti

A característica mais evidente da arte gótica é um naturalismo cada vez maior. Essa qualidade, que surge pela primeira vez na obra dos artistas italianos de fins do século XIII, marcou o estilo dominante na pintura européia até o término do século XV.

Caracterizada pelo naturalismo e pelo simbolismo, tem as clores claras muito presentes e eram muito definidas: o azul era a cor da Virgem Maria e o marrom, a de São João Batista.

1. Relativo aos godos, povo germânico. 2. Que é relativo a ou evoca ambientes ou assuntos mórbidos, lúgubres, sombrios ou tristes (ex.: música gótica, roupas góticas).

Arquitetura Gótica é um estilo arquitetônico que, junto com a arquitetura românica e bizantina, foi predominante na Europa durante a Baixa Idade Média (século X ao XV). Sua principais características são as abóbadas ogivais, a verticalidade das obras, as gárgulas e os vitrais.

O termo gótico, que faz referência ao povo godo, é utilizado originalmente pelos tratadistas do Renascimento com sentido pejorativo para designar a arquitetura - depois a escultura, a pintura e as "artes menores" - da Idade Média, consideradas "bárbaras" em relação ao clássico.

O movimento gótico não se resumia apenas a atitudes estéticas e musicais, ele traduzia uma nova atitude diante do mundo, mais interiorizada, instrospectiva, expressando o que seus adeptos sentiam com relação à existência. Eles se autodenominavam góticos, pois compartilhavam a mesma paixão pelo som que cultuavam.

Sub-cultura underground derivada do punk, o gótico se caracterizou pela sonoridade sombria e por letras que abordam questões como existencialismo, misticismo, melancolia e também uma boa dose de romantismo. O movimento também se destaca por uma estética toda especial, com roupas escuras e maquiagens carregadas.

A pintura Gótica
O maior marco da pintura desse estilo foi trazer para as telas e paredes das igrejas e mais representatividade humana, diferente da arte românica. A partir do século XX, esse tipo de pintura foi se modificando, com crescente características do renascimento.

A escultura gótica estava intimamente ligada à arquitetura, uma vez que foi usada principalmente para decorar os exteriores das catedrais e outros edifícios religiosos, através das estátuas e retábulos, por exemplo. As primeiras eram figuras de pedra de santos.

A cultura Gótica, conhecida como subcultura urbana da década de 70 e 80 deu início no Reino Unido, que está associada a gênero musicais com temas que dizem morbidez, decadência, marginalidade, melancolia, romantismo sombrio e obscuridade tirados da literatura gótica.