Quais são os tipos de apneia do sono?

Perguntado por: rbittencourt . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 15 votos

Existem dois tipos de apneia do sono:

  • Apneia obstrutiva do sono.
  • Apneia central do sono.

A Apneia do Sono leve é quando você tem entre 5 e 14 pausas por hora.

A apneia obstrutiva do sono leva à hipóxia intermitente (quedas na oxigenação sanguínea), sono fragmentado e frequentemente provoca sintomas e consequências, incluindo não somente sono fragmentado e não reparador, mas também sintomas diurnos, como sonolência excessiva, queda na atenção e qualidade de vida.

O tratamento de escolha para a apneia do sono é o uso de uma pressão positiva contínua nas vias aéreas, ou CPAP. Ao empurrar o ar para os pulmões através de uma máscara nasal, o dispositivo ajuda a manter as vias aéreas desobstruídas durante a noite.

As principais causas da apneia do sono são as obstruções das vias aéreas e as alterações no sistema do cérebro responsável por controlar a respiração. No entanto, é possível ressaltar alguns fatores de risco que aumentam as chances do paciente desenvolver a apneia.

Grau leve: de 5 a 15 ocorrências por hora; Grau normal: até 5 ocorrências por hora; Grau moderado: de 15 a 30 ocorrências por hora; Grau grave: mais de 30 ocorrências por hora.

No entanto, é possível identificar alguns sintomas de apneia quando acordado. Dor de cabeça, na garganta ou boca seca ao acordar são alguns deles.

Considerando a Medicina do Sono como uma área de atuação da otorrinolaringologia, um dos profissionais capacitados para tratar o ronco e a apneiaé o otorrinolaringologista especialista em distúrbios do sono.

Chá de camomila
E sua fama não é à toa: ela age no sistema nervoso, reduzindo a ansiedade e os níveis de cortisol, hormônio do estresse. Quem tem apneia do sono pode ser um dos maiores beneficiados, já que, nesta condição, os níveis de cortisol aumentam quando o distúrbio não é tratado.

Trabalhador que sofre de síndrome da apneia obstrutiva do sono grave deve receber o benefício de auxílio doença.

A apneia do sono é uma doença grave em que a respiração para repetidamente por tempo suficiente para interromper o sono e, muitas vezes, diminui temporariamente a quantidade de oxigênio e aumenta a quantidade de dióxido de carbono no sangue.

A apneia do sono é caracterizada por ruídos e interrupções na respiração que se repetem, no mínimo, cinco vezes num período de 60 minutos. Não se trata de um simples ronco. Na apneia, a barulheira noturna é entrecortada por engasgos — e o duro é que muitas vezes o indivíduo nem os percebe enquanto dorme.

O travesseiro antironco é um produto especialmente desenvolvido para auxiliar as pessoas que sofrem com distúrbios do sono como o ronco e a apneia do sono.

Os exercícios aeróbicos como a corrida, natação e ciclismo são ideais para pessoas portadoras de apneia. A atividade física atua sobre o distúrbio favorecendo o sistema respiratório. E, assim, diminui a chance de ronco e evita as paradas respiratórias.

O chá de camomila também é conhecido por proporcionar um sono melhor, principalmente para aqueles que sofrem com dificuldades para dormir ou que sofrem de apneia do sono.

Uma crise de apneia é um episódio em que a criança para de respirar involuntariamente e perde a consciência por um curto período após um acontecimento ou experiência assustadora, ou emocionalmente perturbadora ou dolorosa.

Polissonografia, o exame do sono
Ele é indicado para pessoas de todas as idades que apresentam os sintomas da apneia do sono, como ronco, sonolência diurna, cansaço excessivo e mau humor. O exame detecta a atividade cerebral, o desempenho cardíaco, o relaxamento muscular do paciente e a oxigenação do sangue.

A apneia consiste no fechamento total das vias aéreas durante o sono, fazendo com que a pessoa tenha pequenas pausas respiratórias, que podem durar até dez segundos. Já o ronco é a dificuldade de respirar.

A apneia do sono aumenta a probabilidade do paciente desenvolver doenças potencialmente letais. Está associada ao aumento do risco de hipertensão, insuficiência e arritmia cardíacas, derrame e diabetes. 7. A apneia obstrutiva do sono (SAOS) acomete aproximadamente 30% da população adulta mundial.

Isso pode ocorrer várias vezes durante a noite. Quando isso acontece, a oxigenação do sangue diminui e o coração precisa acelerar para que a pessoa acorde para recuperar o ar. Por esse motivo a pessoa acorda imediatamente, como se tivesse se afogando ou tomando um susto.

Pode custar entre R$ 600 e R$ 1200, em média, de acordo com a unidade de saúde e conforme a localidade na qual o teste é realizado. A complexidade da polissonografia, determinada pela quantidade de sistemas e funções monitorados, também impacta no preço do procedimento.