Quais são os tipos de antissépticos?

Perguntado por: mnovais . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 15 votos

Tipos de antissépticos

  1. Álcool etílico. O álcool etílico é a substância mais eficaz na eliminação de bactérias, vírus e fungos, exercendo uma rápida ação. ...
  2. Clorexidina. ...
  3. Iodopovidona. ...
  4. Peróxido de hidrogênio. ...
  5. Permanganato de potássio. ...
  6. Triclosan.

Antisséptico se refere a tudo o que for utilizado no sentido de degradar ou inibir a proliferação de micro-organismos presentes na superfície da pele e mucosas. São substâncias usadas para desinfectar ferimentos, evitando ou reduzindo o risco de infecção por acção de bactérias ou germes.

São agentes biocidas, utilizados para inibir o crescimento de microrganismo na pele e mucosas. Também são considerados antissépticos os agentes utilizados para desinfestar ferimentos, evitando ou reduzindo o risco de infecção por ação de bactérias.

O melhor desinfetante é a Clorexidina, um medicamento de uso cutâneo cuja substância ativa é o digluconato de clorexidina. Este antisséptico se aplica sobre a pele e é indicado para pequenos ferimentos e queimaduras leves.

A principal diferença entre assepsia e antissepsia está no fato desta última se tratar da desinfecção de um local, enquanto a primeira trata da higienização preventiva. Ambos os termos costumam ser confundidos e, embora estejam relacionados, cada um possui um significado distinto.

Uma diferença prática entre antibióticos e antissépticos é que os primeiros têm uso sistêmico (são ingeridos, injetados, administrados de modo que sejam absorvidos e atuem *dentro* do nosso organismo – ou de animais que queremos tratar) e os segundos, uso tópico (são aplicados na parte externa do corpo – mucosa da boca ...

Os antissépticos podem ser divididos: Sabões antissépticos - combinam a ação antimicrobiana com a ação mecânica dos tensoativos, ou Soluções antissépticas tópicas - atuam como antimicrobianos de uso tópico, devendo ser empregadas após a limpeza da pele/mucosa, para assegurar sua efetividade.

Os produtos mais utilizados são o álcool a 70%, iodopovidona 10% e o gluconato de clorexidina alcoólica 0,5% e a 2% que podem ser encontrados em formulações aquosa, alcoólica e degermante.

Solução alcoólica para anti-sepsia das mãos: - Solução de álcool iodado a 0,5 ou 1 % (álcool etílico a 70%, com ou sem 2 % de glicerina) - Álcool etílico a 70%, com ou sem 2% de glicerina. O iodo é um halogênio pouco solúvel em água, porém facilmente solúvel em álcool e em soluções aquosas de iodeto de potássio.

A clorexidina deve ser usada somente sobre a pele ou mucosas, conforme orientado pelo médico.

  1. Clorexidina degermante. ...
  2. Clorexidina spray. ...
  3. Clorexidina solução. ...
  4. Clorexidina enxaguante bucal.

Antibióticos são substâncias capazes de eliminar ou impedir a multiplicação de bactérias, por isso são usados no tratamento de infecções bacterianas. Sua descoberta revolucionou a história da medicina, pois anteriormente muitas pessoas morriam em decorrência de diversos tipos de infecções.

Álcool 70% antisseptico (Antisséptico se refere a tudo o que for utilizado no sentido de degradar ou inibir a proliferação de microrganismos presentes na superfície da pele e mucosas. São substâncias usadas para desinfectar ferimentos, evitando ou reduzindo o risco de infecção por acção de bactérias ou germes.)

As características ideais para um antisséptico são: ser um germicida po- tente e letal em baixas concentrações. Ter ação rápida ou lenta e possuir um espectro bacteriano amplo ou pequeno. Deve ser estável e não ser inativado pelas células do organismo, líquidos orgânicos ou exudatos das infecções.

A clorexidina é superior em relação ao PVPI por ter um efeito residual maior.