Quais são os tipos de análises de demonstrações?

Perguntado por: amorais . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.4 / 5 20 votos

São elas: o Balanço Patrimonial (PB), a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), a Demonstração do Resultado Abrangente (DRA), a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL), a Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) e a Demonstração do Valor Adicionado (DVA).

As demonstrações contábeis obrigatórias são: o Balanço Patrimonial; a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA); a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL); a Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC); a Demonstração do Valor Adicionado (DVA); a ...

O objetivo da análise das demonstrações financeiras é fornecer informações pertinentes sobre a posição financeira (Balanço), a rentabilidade (Demonstração de Resultados) e as atividades operacionais, de investimento e de financiamento (Demonstração dos Fluxos de Caixa) de uma empresa.

Dentre as principais demonstrações estão: Balanço Patrimonial (BP), Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA), Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC), Demonstração de Valor Adicionado (DVA), Notas explicativas.

Há 3 meios para se realizar a Análise das Demonstrações Contábeis: Análise Horizontal, Análise Vertical e Análise por Índices, sendo essa última repleta de fórmulas. Esses métodos permitem avaliar a evolução da empresa durante determinado período, comparar os resultados de diferentes entidades, entre outras análises.

Em resumo, a principal diferença entre a análise vertical e horizontal é que a análise vertical compara os valores de cada item com o total do demonstrativo em um determinado período, enquanto a análise horizontal compara os valores do mesmo item em diferentes períodos.

O objetivo das demonstrações contábeis destinadas a atender propósitos gerais é o de proporcionar informações acerca da posição patrimonial e financeira, do desempenho financeiro e dos fluxos de caixa da entidade, de maneira que essas informações sejam úteis a um grande número de classes de usuários em suas avaliações ...

balanço patrimonial; demonstração do resultado; demonstração das mutações do patrimônio líquido; demonstração dos fluxos de caixa (ou, alternativamente, das origens e aplicações de recursos, enquanto requerida pela legislação societária – Lei nº.

As análises e demonstrações financeiras são importantes, pois apresentam a situação atual de uma empresa, sua capacidade financeira de quitar/contrair dívidas e financiamentos, seu crescimento ou endividamento e a tendência para investimentos.

O Fluxo de Caixa permite uma análise em curto prazo e a DRE possibilita um controle periódico de longo prazo da situação empresarial. O Fluxo de Caixa permite que você acompanhe o dinheiro disponível no caixa da sua empresa.

A análise vertical e horizontal são formas de entender a dinâmica das operações de um negócio. Em resumo, a análise vertical visa descobrir qual o percentual que cada setor da empresa corresponde nos resultados. Por outro lado, a análise horizontal tem como foco a evolução dos resultados da companhia ao longo do tempo.

Análise horizontal é uma maneira de avaliar as demonstrações financeiras de uma empresa comparando os resultados mais recentes com aqueles registrados em trimestres ou anos anteriores. Assim, a análise horizontal permite acompanhar a evolução dos dados divulgados nos balanços da companhia.

A análise vertical é uma maneira de avaliar as demonstrações financeiras de empresas. É uma prática usada na análise fundamentalista de ações, por investidores que querem entender, ao olhar o balanço da companhia, a dimensão de um dado financeiro em relação ao total.

Elementos das Demonstrações Contábeis
Os elementos diretamente relacionados à mensuração da posição patrimonial e financeira no balanço são os ativos, os passivos e o patrimônio líquido. Os elementos diretamente relacionados com a mensuração do desempenho na demonstração do resultado são as receitas e as despesas.